Moacir Inácio Steffens
Caros colegas, vereadores, última vez que eu vou me manifestar sobre isso porque eu já falei que vou atrás do assunto e o assunto deverá e tem que ser esclarecido, eu só pergunto se houve perito que liberou para eles fazer a compra do material, por que que não foi retirado, eu não sei, não conversei com o secretário de obras na gestão passada, o Dirceu, o Eloy, se eles tinham material suficiente em outras Cascalheiras para tirar e não chegaram ou se começaram a tirar material e viram que o cascalho não é ou cupi não é o que eles esperavam não posso responder por eles, não vou responder por eles também, mas é caso, se o Ministério Público tá apurando vamos deixar que eles apuram, eles vão dizer no final para nós o que é, o que não é e nós, não adianta nós aqui, Cada sessão fazer um pedido de informação aqui dentro da casa eu sugiro que chamem o proprietário, sentam ele aqui, questionam, chamem a administração passada, secretário de obra, chefe de obra, pergunta o que que estava acontecendo, vamos resolver dentro de uma sessão, mas não dentro de uma romaria de 4, 5, 6, 7 sessões aqui isso para mim é politicagem e da bem barata, não tô aqui defendendo ele, eu nunca defendi ele, sempre falei se tem alguma coisa mal dentro do poder público tem que ser esclarecido e devolvido, dói para quem for, se eles erraram se houve problema lá que seja condenado e seja devolvido ao erário público indiferente quem é, eu não tô aqui para passar o rodo ou passar por cima de ninguém, eu sou a favor do correto, mas nós temos que chegar no ponto, se tá no ministério público é que alguém denunciou e o Ministério Público vai julgar e vai dizer o que é o que não é, e sugiro aqui chamar as pessoas responsáveis e escutar elas para ver o que elas têm para dizer, seria isso cara colega.
Senhora presidente caros colegas vereadores nosso município, munícipes que estão nos acompanhando, quero até fazer um adendo ali a colocação do colega Douglas, é que vem vindo muito pedido de informação, eu acho correto, se tiver alguma coisa tem que ser investigado e apurado, até vou procurar, na pessoa do Narciso hoje de noite, o que que tá acontecendo e eu não tô a par, talvez alguém de vocês sabem, tá impedido de alguém tirar de lá? tem algum impedimento? tá de porteira fechada? proprietário não deixa mais tirar? alguém possa me ajudar, eu não sei, eu acho que nós vereadores, eu não sei responder se alguém sabe me responder porque, para nós questionar a família, né? Seria isso.
Saúdo a Presidente, a parte de comunicação da Casa, assessoria jurídica, em especial, os munícipes que estão em seus lares, acompanhando mais uma sessão da Câmara De Vereadores. Gostaria, presidente, que fosse enviado um ofício de agradecimento àque-las pessoas que representaram o nosso município lá em Cruzeiro do Sul. Era uma época de chuva, uma época fria e acredito que ninguém se lembrou. Então, não só aquelas pessoas que foram até lá, porque antes de partir, nós já tivemos pessoas que deram su-porte, ficaram praticamente quatro, cinco dias, uma semana trabalhando, preparando a carne, fazendo bolacha, fazendo cuca. Acho que essas pessoas todas merecem ser lembradas pelo que fizeram. Nem todos podem ir, porque é um grupo, mas também nem todos têm condições de se libertar, de se livrar para ajudar aquelas pessoas naque-la região. Também gostaria, Nobre Colega Vereadores, Vereadora, que fosse enviado um ofício à família do Pedro Hilgert, que era vereador por nosso município ainda no mu-nicípio mãe, por Cerro Largo, e acredito que ele teve participação em muitas coisas boas que aconteceram dentro do nosso município no período em que era vereador. Então, acho justo que aquela família receba um ofício de pesar pelo falecimento do nosso munícipe Pedro Hilgert no sábado de manhã. Seria isso.
Senhora presidente, só gostaria que o setor de licitações comunicasse nos dias que tem licitações para nós poder participar, senão só fica no papel, no dia que tiver licitação para eles comunicarem com uma duas horas de antecedência para participar da lici-tação.
Senhora Presidente, demais Colegas Vereadores, auxiliares da nossa Secretaria, em es-pecial nosso povo que está em casa, nos seus lares, nesse dia frio, acompanhando a nossa Sessão. Gostaria, Presidente, de manifestar sobre uma reclamação que recebi hoje de manhã. Talvez seja de conhecimento dos colegas vereadores sobre esse assun-to. Como vocês sabem, nos últimos dias houve muita chuva, houve alagamentos, assim como houve um alagamento na nossa cidade, ali no trevo, a oficina que pertencia ao terreno, ao proprietário Vilmar do Nascimento. E hoje de manhã, conversando com ele, ele perdeu o inquilino, o inquilino deixou o aluguel dele por seguidas inundações, e ele foi atrás de uma solução. Caiu no DNIT, o DNIT informou para ele que ali na travessia do acesso à cidade teria duas galerias, e na realidade hoje só tem uma galeria. E ele, indo atrás das informações que ele teve em mãos, conseguiu descobrir que a segunda gale-ria foi fechada em administrações passadas, que a galeria existe lá e que a parte onde a água ia para o outro lado, no lado de cima, foi fechada com concreto. Em cima disso, ele procurou hoje de manhã, pediu para eu levantar o assunto dentro da Casa para nós apurarmos. Ele vai querer indenizações de estragos que deu no prédio dele, e quer uma solução quanto àquela galeria que hoje está fechada, senão ele vai levar os conheci-mentos do DNIT e vai entrar em recursos judiciais contra a administração e contra o DNIT. Então é um assunto sério. Se isso realmente aconteceu ou está acontecendo, uma gale-ria que foi colocada para dar vazão de água, para não acontecer inundações, se por administrações passadas foi fechada, tem que ser tomada alguma solução. Talvez tinha que levar a engenharia até o ponto, ver o que aconteceu e o que é possível fazer para que essas inundações não voltem a acontecer. Outra coisa, vocês são conhecedores que o asfalto no município São Pedro Butiá, nós estamos sendo bastante produtivos em ter asfalto para o interior, que eu acho muito bom que todas as comunidades do interior tenham esses acessos asfálticos. Mas me leva a uma preocupação também quanto à manutenção dos nossos asfaltos dentro da cidade. Mais uma vez eu vou pedir reparos na rua sete de setembro, aquela em frente à rádio, a outra em frente ao posto de saú-de, principalmente onde termina com a esquina com a Pedro Thomas, aquela que des-ce para a praça no meio daquelas, também já está abrindo crateras, que já dá para ver que o calçamento já levou o asfalto, e nós estamos entrando na temporada de inverno, que normalmente nós temos muitas chuvas nos meses de inverno. Então hoje, talvez com uma pá carregadeira cheia de asfalto e chegar naqueles lugares e fechar aqueles buracos, nós vamos estar prevenindo maiores estragos para aquelas ruas da nossa ci-dade. Seria isso.
Só pra complementar o Colega Vereador Douglas, eu acredito colega que nós não precisamos entrar até com Emenda, se nós tivesse talvez hoje um bom projeto a nível federal no ministério da saúde, nós talvez conseguimos essa academia que eles tanto querem, por um projeto a nível federal, eu não sei se tem algum andamento de um pro-jeto encaminhado a nível de governo federal, mas eu acredito que é uma coisa que é bem fácil de conseguir que o nosso governo federal normalmente tem dinheiro para essas finalidades. Seria isso.
Senhor presidente, Nobres Colegas Vereadores, a Mariane, Presidente Do Sindicato, nosso Luciano que representa a Fetag, e o regional, e o Adriel que faz a parte de comu-nicação da nossa Casa. Colega Presidente, queria me manifestar um pouquinho sobre o surto que nós estamos recorrendo. Não é a nível de município, mas a nível de estado, a nível de país e de outros países, que é a dengue. Eu não sei se alguma pessoa, algum colega vereador já sofreu, que já passou pela dengue, que teve a dengue. Eu tive a dengue e tive o corona, eu prefiro três vezes o corona do que a dengue, e a dengue ultimamente, quem acompanha ela, as notícias em redes, televisão, tá levando muita gente a óbito. E para tanto, eu sei que a secretaria da saúde já fez, mas eu acredito que nós temos que trabalhar mais forte em cima de campanhas, para nós tentarmos parar um pouquinho esse surto que tá acontecendo. E da mesma maneira, não posso afirmar também, não sei, talvez um vereador tenha o conhecimento disso, se a secretaria de saúde hoje tá disponibilizando repelente para as pessoas. Que eu lembro nas adminis-trações passadas, tinha repelente à vontade para as pessoas que precisavam, repelen-te para o mosquito. Eu acho que é um investimento nessa parte, na área da saúde, as próprias agentes de saúde podiam levar o seu repelente para as pessoas, para as casas, e trabalhar bastante em cima disso, fazer uma campanha muito forte em cima da den-gue. Até amanhã vou falar com a direção lá da rádio, para nós na rádio produzir uma mensagem que vai rodar cinco, seis vezes por dia em cima disso, porque a doença é séria. Outra coisa que eu quero levantar também, deve ser de conhecimento de todos os colegas vereadores, inclusive nós colegas vereadores da Butiá Inferior, que na última semana caiu em rede social a praça da Butiá Inferior. Pessoal tá muito insatisfeito com o que tá passando lá, fui chamado não só por um, mas por vários. Insatisfação total. O que esse povo quer e o que o povo tinha combinado, que foi uma área que foi cedida da parte da Mitra da comunidade para prefeitura para fazer uma praça. O que seria o combinado que eles passaram para mim, que fosse colocado uma praça, que seriam plantados flores, árvores frutíferas, que seria levado esterco para adubar, que seria pu-xado um encanamento de água com torneira pra molhar as flores, e a manutenção do banheiro público que acontece. Isso caiu nas redes sociais, talvez vocês acompanha-ram, e no outro dia aconteceu a roçagem na praça da Butiá Inferior. O que que eles reclamam, que com a roçagem cortou a roseira, cortou a flor e até árvores que foram plantadas. O que eles solicitam, o que eles querem hoje, que a prefeitura vá lá passe o veneno desseque aquela grama fina, faça uma limpeza, coloque as torneiras, e mante-nham o banheiro público limpo, que eles designem uma pessoa pra manter aquele ba-nheiro limpo, e academia de ginástica ao ar livre, segundo eles que foi uma promessa na época da colocação da praça. Então os vereadores da comunidade talvez estejam mais a par, também foram cobrados, não sei qual é a posição deles, eu só estou repas-sando aqui o que a comunidade me solicitou. Quero também me solidarizar nos últimos dias do grande incêndio que aconteceu aqui dentro da nossa área industrial, uma em-presa, um galpão de uma empresa que foi para o chão com as chamas do fogo que aconteceram. Não consegui falar ainda com os proprietários, mas eu sugiro que a ad-ministração municipal até para o próximo, próxima sessão eu quero trazer um Projeto Sugestão, vou pedir a colaboração dos colegas vereadores pra me aprovar, que den-tro da área industrial seja colocado duas, dois depósitos de água, duas caixas de água de porte grande que sirva pra interligar com a rede pública e sirva dentro da área indus-trial ligada no meio de cada empresa, de duas empresas, no meio tenha um hidrante, no caso de um incêndio. Dentro da administração municipal tem uma mangueira de quarenta, cinquenta metros, liga no hidrante e abre o registro e tenta apagar ou pelo menos reduzir a chama do fogo. É um projeto de lei que vou trazer para próxima sessão e com certeza vou pedir o apoio de vocês para nós apoiar que isso vai ser para o bem dos nossos pessoal que tá dentro da nossa área industrial, produzindo para o bem do nosso município. Seria isso.
Colega Presidente, Vereadores, recebi aqui o chamado do pessoal da Vila Boa Esperança, que tá acompanhando a Sessão, que a estrada da Boa Esperança rumo a divisa do município com Salvador, ali rumo a Catarina não foi feita, e pedem para arrumar o bueiro nos altos da terra do João Brandt, diz que tem um bueiro lá e deve tá entupido, pelo que eles estão me alertando aí só para deixar os colegas a par. Seria isso.
Senhora Presidente, demais Colegas Vereadores, servidores públicos que se fazem presente na sessão de hoje, colaboradores, funcionários da câmara. Queria solicitar, Presidente, que a secretaria de obras talvez fosse dar uma atenção especial agora com o início do ano letivo do colégio dos alunos, que fossem recorrer os abrigos de ônibus, as parada de ônibus, que muitas crianças tem que pegar esperar o ônibus nos abrigos nas parada de ônibus e tem umas que tão meio inçada, isso sim não foi talvez limpada nos últimos dias. Da mesma forma também a estrada, talvez o Luiz que tá aqui comigo possa me corrigir, não sei se foi feito na última semana, a estrada que liga Boa Esperança até a divisa da vila Santa Catarina, passando pela Butiá Inferior, se ela foi feita na última semana a gente pede escusas, se não feita nós precisamos dar uma atenção naquela estrada que ela tá péssima. Seria isso.
Cara Presidente da Casa, Nobres Colegas Vereadores, Secretário da Administração, Secretária da Saúde, que se fazem presentes em nossa Sessão, nossos visitantes Guido e dona Rita, em especial nossas pessoas que estão nos acompanhando nos meios virtuais ou digitais em seus lares. Gostaria que fosse enviada uma solicitação a Secretaria de Obras, dar uma olhada especial na estrada vicinal lá dá Butiá Inferior, que começa na altura lá do Elói Kunz e vai até a divisa lá dá Butiá Inferior lá dá Ipê. Da mesma forma também é caso muito batido dentro dessa, uma citação muito batida, questão de iluminação pública e da mesma forma eu solicito para lhe dar uma atenção especial na entrada da Linha Bonita, ali do asfalto até altura do colégio praticamente tá tudo no escuro. Seria Isso.
Caro Presidente, Nobres Colegas Vereadores, Assessoria da Casa e principalmente nos-so povo que está em casa nos assistindo. Já que meu colega falou em nome da Banca-da, agradecer pelo bom ano que nós tivemos dentro dessa Casa, a modo geral faz anos que a gente não tem problema, harmonia sempre prevalece dentro da Casa e a discus-são sempre é sadia para o desenvolvimento e para o bem da Casa. E que isso continua no próximo ano, Cristiane, na parceria, no coleguismo, eu sempre digo ninguém é me-lhor que ninguém e ninguém quer ser melhor que ninguém. A todos os Colegas se foram falado talvez palavras ásperas durante o último ano a gente pede escusa, que isso é natural, esquenta mesmo o temperamento, o clima, a discussão e desejar a todos um feliz e abençoado ano novo, que o ano de 2024 seja cheio de saúde, de paz e tranquili-dade e que possamos colher frutos melhores do que do ano de 2023. Seria isso.
Caro Colega Presidente, demais vereadores, Assessoria, nossos munícipes que estão em seus lares acompanhando nossa Sessão. Presidente, eu gostaria de manifestar um pouquinho sobre o projeto 065 que veio, até quinta feira eu estive falando com o prefei-to, para ajudar o povo que hoje tem dificuldade em reconstruir duas casas. Se tu vai analisar hoje, creio que 70% das casas dentro da sede municipal estão com lonas, estão com problemas de telhas quebradas, muitos estão aguardando ajuda do governo mu-nicipal. E até isso me surpreendeu um pouquinho, hoje quando fui dar uma volta e uma pessoa me perguntou: Vereador, e aí, quando vamos receber o material? Pessoal está em casa, sentado, está aguardando que o nosso prefeito municipal, que a nossa Admi-nistração, resolva o problema dos telhados. Todo mundo sabe que isso não é bem assim. Em cima disso, eu propus para vocês, quero agradecer a vocês, por assinar todos juntos, para suprimir o artigo 3°, onde fala que o segurado que tenha seguro, não seja benefici-ado com esses valores que estão sendo agregados pelos nossos munícipes, eu entendo que a questão do seguro é uma prioridade de cada morador, de cada munícipe, mas não podemos impedir que o nosso segurado não tenha direito aos privilégios do nosso município. Agora depende da pessoa que tenha seguro, mas tenha bom senso e acha que não necessita dessas 10 folhas de Brasilit que cada morador atingido irá receber, abra mão para o próximo. Quero agradecer a vocês colegas vereadores, e ainda eu particularmente, acho que poderia ser dado um pouquinho mais para cada pessoa atingida. Eu digo que ninguém da minha família encaminhou algum benefício em cima disso, mas com certeza as pessoas que estão em casa estão esperando mais. Mas eu acho que prefeito vai rever, vai ver como vai ficar a situação e futuramente invés de nós passar 10 folhas de Brasilit para cada um, possamos melhorar isso para o bem do nosso município. Seria isso.
Caro Colega Vereador Douglas, demais vereadores, nosso povo nos assistindo em seus lares. Colega vereador Eugênio, se antes eu falei palavras ásperas, agora eu vou dar os parabéns, eu falei que o rezo todo dia eu vou dar os parabéns para ele que eu sou uma pessoa que exerce para ter a resiliência e quando os interesses partidários são maiores que os interesses políticos, são maiores que os interesses do povo quem paga a conta é o contribuinte, hoje o caso é o nosso produtor rural, o chamado na última semana por dois produtores de leite da minha comunidade, fui visitar eles, um relatou para mim que no último ou na última conta de leite que ele recebeu, ele recebeu 70 mil a menos, eu fiz o mesmo serviço, eu tive as mesmas despesas, tudo a mesma coisa só que recebi 70 mil reais a menos na minha conta, mas o que me chama atenção e nós não podemos achar culpado, isso que eu achei interessante do colega Vereador Eugênio, ele assumiu que ele votou mas tá ali tá brigando e nós todos temos que ser assim. Porque nós não podemos achar culpados, estamos aqui para ajudar a resolver o problema dos nossos produtores de eleitos mas o que me acha interessante que colega e vereadores esse governo importou 240 milhões de toneladas de derivadas de leite da Argentina em seis meses, o governo anterior em quatro anos importam 70, e a Argentina não produz tanto leite, é o que o vereador falou antes o leite é importado nos municípios vizinhos da Ar-gentina, do Uruguai, e outros países e manda para o nosso país aqui para o Brasil, e o que mais me chama atenção que esse governo atual ofereceu para o nosso país vizi-nho e seus produtores de leite 400 milhões de financiamento de produtores de leite, sei lá por que não investir esse dinheiro que ele falou em cima dos nossos produtores de lei-te. Mas quando fala que nós temos que ir para rua, nós temos que ir para rua sim, nós temos que protestar não porque o governo que eu não votei, mas sim porque tem uma classe que está sofrendo e se nós deixar eles ir do jeito tão indo daqui a pouco nós não vamos ter leite do vizinho para comprar para beber, porque nós não vamos ter mais produtor de leite. Porque ele vai acabar, essa é a atual situação dos nossos produtores, então emanados os colegas vereadores e todos juntos, independentemente de partido que for, eu torço. Parabéns para vocês cinco, mesmo sendo do lado do nosso presiden-te, não concordam com ele e falam as verdades, isso é mérito de você e isso tem que ser dado os parabéns para isso. Então estou com você, pode me chamar quando for quando for preciso que eu vou com vocês nessa luta para defender os nossos produto-res de leite. Seria isso.
Caro colega Presidente Douglas, demais Vereadores, Assistentes da Casa e aos nossos munícipes. Quero comunicar com muita alegria, Colegas Vereadores, agora pouco eu vim do gabinete do Prefeito, já tive conversando com ele na semana passada que na última semana foi paga a emenda de 304 mil reais, que vai trazer ao nosso município uma van de passageiros com elevador de cadeirantes, vai ser uma coisa diferenciada para o nosso município, que venha para o bem dos nossos munícipes e que tenha um bom uso. Isso mais uma prova que eu falei antes, que eu não sou contra o progresso e informei para ele que, até o final do ano, eu vou ter a dizer mais informações boas para ele. Obrigado.
Caro Presidente, Nobres Colegas Vereadores, Assistência da Casa e aos nossos muníci-pes que estão nos assistindo em seus lares. Presidente, recebi duas reclamações, acredi-to que não seja nem reclamação, mas o Comunidade da Bonita Norte, me chamaram e me pediram um esclarecimento referente a um suporte da caixa de água do Abaste-cedor, segundo a pessoa que me informou, no final da gestão da administração Marti-nho e Elói, dentro da Garagem, lá dentro da secretaria de Obras, estaria pronto o supor-te de água que seria para aquela comunidade colocar a sua caixa de água para abas-tecer os pulverizadores de água. Mas segunda as informações desse morador da Bonita Norte, esse suporte foi instalado na comunidade do Taipão, segundo ele, nada contra. Diz ele que a comunidade e aquelas pessoas beneficiadas também merecem e não tem nada contra aquelas pessoas que foram beneficiadas com esse suporte, mas ele reclama da necessidade de fazer a troca do suporte de água daquela comunidade. Porque hoje a pessoa chega com uniporte e não tem altura para encher o pulverizador dele e eu conversando com ele, passei até a ideia para ele, que na comunidade da Butiá Inferior, talvez o Douglas lembra, Luiz também. Ali na esquina do Jacinto do Back, do João Brandt, foi trocado aquele suporte daquela caixa de água e ele tá deterioran-do no outro lado, tá abandonado lá, talvez aquele suporte que tá lá inutilizado seja le-vado para Bonita Norte, e que colocada na altura que eles precisam para abastecer então os uniporte ali da Bonita Norte. Sugestão que eu dou para Administração, talvez com pouco gasto, com poucos valores, tu deixa aquela comunidade também com su-porte de água, suporte de caixa de água na altura que ele precisa. Outra reclamação, aqui sim é uma reclamação, talvez outros vereadores da Casa já também receberam, estão sabendo, que no último dia 30 de julho, domingo, houve um encontro de animais de estimações no parquinho de criança da nossa praça municipal e aquela pessoa me chamou no domingo de tarde para eu ir lá e conferir, e fui lá, fui olhar. As pessoas que estão me assistindo ou as pessoas que fizeram parte desse encontro, não tenho nada contra esse encontro de animais de estimação de cachorro, porque eu tenho dois ca-chorrinhos dentro de casa que eu cuido, e ai que chutar com eles. Então eu só acho que esse encontro, não sei quem foi o idealizador, não sei se aquele encontro que foi promovido ali era de sabedoria ou era de conhecimento da nossa Administração Muni-cipal, eu só acho que o encontro tinha o seu lugar errado. Acredito que nós temos que nos mobilizar, que mais encontro desses aconteçam, principalmente com cachorros que estão abandonados, animais que estão abandonados, esses animais podiam ter um centro de podia ser recolhidos, podiam ser castrados e talvez passado para um outro, doado para alguém que necessita e fazer no bem geral. Eu só, encarecidamente, eu vou pedir para essas pessoas que fizeram esse encontro, que pode ter o segundo, ter-ceiro, quarto, mas que se encontro não aconteça dentro do parquinho das nossas cri-anças, que talvez eu entendo que não seja o lugar adequado para isso. Pode ser na Praça, pode ser no lugar do lado em cima da grama, pode ser no Centro Germânico, pode ser no nosso Parque Municipal de Exposições, em qualquer lugar, menos dentro do cercado do parquinho das crianças. Seria isso, Senhor Presidente.
Caro Colega Presidente dessa Casa, demais Vereadores e Vereadoras, Servidores da Casa e principalmente nossos munícipes que estão em seus lares acompanhando a nossa Sessão no dia de hoje. Quero nessa hora dar os parabéns aos nossos colonos e motoristas pela passagem do dia deles, que transcorre no dia de manhã, que com certeza eles são que alavancam o desenvolvimento, não só no mundo nosso município como do Brasil e do mundo inteiro. Tanto como nossos colonos que produzem e os nossos mo-toristas que são responsáveis de transportar para seus devidos lugares. Então com essa simples honrosa mensagem, quero desejar todos os nossos colonos e motoristas um feliz dia, que transcorre amanhã dia 25 de julho. Obrigado, seria isso.
Caro Presidente, Colegas Vereadores, Assistência da Casa e nossos munícipes que es-tão em casa nos acompanhando pelos meios de comunicação. Colegas Vereadores, não está em tela de falar em iluminação pública, mas é um assunto que eu já escuto a 24 anos aqui dentro, sempre é o mesmo, e em cima disso eu não vou nem me posicio-nar, não vou falar. O que me faz fazer o uso da palavra, eu acho que é todo o comércio precisava ser lembrado e neste mês, no dia 24 de junho, a nossa padaria Butiá, hoje é Beladona, completou seus 30 anos de trabalho prestado e assim como no dia 24 tam-bém, além também fez 30 anos de serviço, então o comércio muitas vezes ele é esque-cido e é o nosso, o que traz a renda para o município, uns do que ajuda a alavancar o município e muitas vezes passa em branco dentro dessa Casa, que merecia de vez em quando até ser lembrado por um ofício, pelo serviço prestado nos 30 anos ou nos anos que eles estão trabalhando dentro do nosso município. Seria isso.
Caro colega Presidente, demais colegas Vereadores, só a termo de sugestão para Ad-ministração Municipal, já vi em outros municípios, outras praças, até já enviei um vídeo para o nosso Prefeito Municipal, uma sugestão que nem agora, próximo final da semana, nós vamos ter no nosso ponto turístico da nossa cidade, no Centro Germânico a Roma-ria, que nesses pontos, por exemplo no Centro Germânico e na Praça, seja colocado um ponto de água, a maioria das comunidades da cidade já tem na praça um ponto de água, que serve água de chimarrão, serve água normal e água refrigerada, e muitas ainda eu vi tem até carregadores para carregar celular. Acredito que não seja um in-vestimento tão caro e já que nós estamos vendendo o nosso Centro Germânico como um ponto turístico, nós temos que nos disponibilizar. Seria Isso.
Caro colega Presidente dessa Casa, Colegas Vereadores, nossa Assessoria desta Casa, em especial nossos munícipes que estão nos acompanhando em seus lares através dos nossos meios de comunicação. Presidente como é de conhecimento de toda a comu-nidade, de todos os vereadores e da Administração Municipal nos últimos dias, últimos meses foram inauguradas obras na minha comunidade Linha Bonita, obras de grande importância para a Linha Bonita, não só pra comunidade daqueles que foram benefici-ados mas sim daquelas pessoas que normalmente transitam por lá e passando por lá eu vejo a necessidade hoje da Secretaria de Obras colocar um corpo de proteção na ponte ali na divisa entre o Jorge Mayer e o Odair Lenz. Mais uma proteção bem feita com muita segurança porque pode levar um bom tempo mas quando menos se espera acontece um acidente ali e se acontece acidente ali como motoqueiro, qualquer outra pessoa pode ser fatal. Então que seja pensado com carinho, seja dada como prioridade esse pedido para evitar futuros danos para qualquer pessoa, qualquer pessoa que está circulando por lá. Ainda pediria que tem rua dentro da nossa cidade com asfaltos re-centes, mas estão abrindo buracos, eu acho que a importância não é de quem fez a obra, mas nós temos que dar segmento e manter, se nós pegar essa rua aqui que dá saída pelo pipo até o asfalto tá abrindo buraco, se nós pegar a rua ali na Sete de Se-tembro em frente à Rádio, tá abrindo buraco. Então quanto antes melhor chegar lá com o uma retroescavadeira com três quatro pás de asfalto, massa asfáltica nós consegui-mos evitar danos maiores naquela estradas e na mesma forma eu solicito para a Secre-taria de Obras olhar com carinho naquela rua que vai da Sete de Setembro em direção ao posto saúde, tem o cruzamento que vai para Rádio, ali onde dá o cruzamento é mui-to baixo tu enrosca com os carros, ali tem que achar uma maneira talvez colocar uma massa asfáltica, levantar um pouquinho, é muito é muito buraco ali, tentar preencher para evitar o que tá acontecendo por lá. Seria isso.
Caro Presidente, Nobres Colegas Vereadores, Assessoria da Casa e aos nossos muníci-pes que estão nos acompanhando em seus lares. Gostaria que fosse encaminhado um pedido de solicitação para Secretaria de obras, dar uma atenção especial na ilumina-ção pública na Rua Pedro Scher e esquina com a Romildo Schneider, nas proximidades da Valme Khun, diz que tem várias lâmpadas que estão no escuro, então na medida possível se puder dar uma olhada naqueles pontos de luz, aqueles pessoal ficam agra-decidos. Da mesma forma Secretaria de obra está trabalhando muito bastante com as-falto, que fossem dar uma olhada na ponte da Esquina União que vai no sentido Boa Es-perança ali perto do Weschenfelder, cada tem uns degrau muito forte formando uns valos em cima da ponte, isso para os caminhoneiros que passam por lá seguido estão reclamando para fazer o preenchimento desses buracos com asfalto para evitar danos para os nossos caminhoneiros. Seria isso.
Caro colega Presidente, nossa colega vereadora e demais vereadores da Casa, nossa Assessoria e principalmente nosso munícipes que estão em casa nos acompanhando pelos meios de comunicação. Presidente queria pedir à Administração Municipal a pos-sibilidade de no nosso município ser implantado, como em outros municípios já têm, a Consulta de Negativa de Débito das empresas. Hoje no nosso município, se eu preciso de uma negativa de uma empresa, tem que fazer primeiro o requerimento ou protocolo para depois receber a negativa, isso nos sistema Estadual, no sistema Federal, tu abra o site da Estadual, Federal, tu entra lá e faz o requerimento e na hora tu imprime a tua Ne-gativa de Débitos. Muitas vezes tu tá em viagem, tu tá atrás de um processo, de uma coisa que tu tá encaminhando, aí diz assim: venceu a tua negativa daí, tu tem que voltar para tua origem, para tirar negativa para enviar depois, e essa dependência nós con-seguirmos resolver no Estado tem, no Federal tem, no INSS tem, todo mundo tem, eu acho que São Pedro do Butiá tem capacidade de fazer isso dentro do implante do sis-tema deles também. Ver a viabilidade, que se possível, com certeza, principalmente o nosso comércio vai agradecer em cima disso. Seria isso, senhor Presidente.
Caro colega Presidente da Casa, Nobres colegas vereadores, nosso juiz, Dr. Bruno que se faz presente no meio de nós, que seja bem-vindo a nossa Casa, vice-prefeito Valter e as pessoas que estão em seus lares acompanhando nós pelos nossos meios de comuni-cação. Presidente, gostaria que fosse enviado uma solicitação Secretaria de Obras, se for te dar um pouquinho de atenção naquela travessa lá da Bonita Norte, sentido asfalto lá para Catarina-Salvador atravessa toda Bonita Norte, morador de lá tão pedindo, lógi-co que agora com certeza com esse tempo que nós temos não tem como mexer numa estrada, mas estou pedindo um pouquinho de atenção naquela estrada, tentar fazer uma melhoria nela. Quero me reportar um pouquinho também sobre essa nossa Sessão Solene em Homenagem aos Ex Diretores, que nós fizemos no final do ano, elogiável a iniciativa, de quem promoveu essa Homenagem, mas eu tenho certeza que houve al-guns problemas durante a condução dessa Sessão, eu não estou aqui para culpar nin-guém, mas nós, como Poder Legislativo, temos que ver como reverter certos erros que aconteceram. Foram pessoas homenageadas com quadros recebidos com nomes es-crito errado, pessoa recebeu o quadro e o nome dela tá escrito errado, nomes com da-tas erradas, eu recebi por causa disso eu estou trazendo para vocês, um quadro lá apa-receu com a data de 19993, ao invés de 1993, 19993. São falhas pequenas, mas ficam na história daquelas pessoas que receberam um quadro e isso deverá ser corrigido, direto-res recebendo homenagem em anos que não eram diretores, diretores convidados a receber o mínimo e não tinha o mínimo para entregar, lógico ali não tem o que fazer e tem diretores que eram diretores e não foram convidados a receber o mimo. Então es-sas pessoas que não receberam acho que o mínimo que tem que fazer é chamar, homenagear eles, que é o direito deles. Eu não sei quem é que foi o responsável, quem conduziu e também não estou aqui para culpar nenhum, eu só acho que nós, como es-sa Casa, nós temos que tentar corrigir os erros, fazer o que está errado tentar corrigir.
Caro colega Presidente dessa Casa, demais Vereadores e Vereadora, nossos munícipes que estão acompanhando pelos meios de comunicação. Gostaria, Presidente, que fos-se encaminhado à Secretaria de Obras, uma sugestão, estão trabalhando nos asfaltos ainda, para fazer um reparo com asfalto no calçamento bem em frente a granja, no portão do Hugo Goldschmit, já foi feito uma etapa, falta mais um pouquinho e depois logo adiante depois da propriedade da residência do Seu Pedro Heckler, onde aconte-ce a junção das asfalto velho com o novo e foi passar uma tubulação de água, para fazer esses reparos, reparos com uma base de asfalto para significar melhor a estrada do jeito que está. Seria isso.
Caro colega Presidente, colegas vereadores, Assistência da Casa, gostaria muito que fosse enviado, Presidente, um Ofício de Agradecimento pelos serviços prestados aos seus 20 longos anos de vida pública como Deputado Estadual, Deputado Federal por nosso município, Deputado Jerônimo Goergen, não só muitas vezes, não só envolveu emendas parlamentares, mas outras demandas que foram levados a eles e sempre con-seguimos êxito, então eu acho que é merecedor nós mandar esse Ofício em nome da Câmara, para ser enviado para o escritório dele em Porto Alegre e com certeza é uma forma de nós retribuir para ele e por tudo que ele fez ao nosso pequeno município de São Pedro do Butiá. Voltando ao asfalto, eu não ia mesmo manifestar mais sobre isso, e eu tenho certeza não por uma vez, falei por diversas vezes até com o prefeito sobre isso, falei com o chefe de obras sobre o asfalto, muitas vezes quando tu tá na cadeira de prefeito, muitas vezes tu tem que optar na hora de contratar uma empreiteira ou fazer uma obra que tem o valor do que a obra e que é o custo da obra também, como real-mente essa pessoa foi a empresa dele, não sei se foi mesmo essa pessoa ou foi a pessoa que fez a primeiro asfalto na Avenida, deu certo, e eu tenho certeza, Prefeito comen-tou, eu acho que ele tinha ido à Vista Gaúcha, que é a última cidade ali antes de Itapi-ranga, foram conferir, foi ele, foi Luís Heck, foi eu acho que o engenheiro e não sei quem mais, mas infelizmente nós tivemos problema, nós estamos tendo problema na nossa Avenida, isso não tem como esconder, mas eu não posso também nesse sentido culpar a Administração. Infelizmente vai entrar como réu, porque ela contratou, ela vai ter que fiscalizar e chamar o responsável para ver o quê qual a solução que tem. Eu não sou técnico no asfalto, eu não sou engenheiro, mas que vocês lembram no início quando estava lá no Zeca ainda, eu sugeri numa Sessão que não fosse passado pode brita, mas areia, já para evitar a poeira, tá depois de umas quadras começou aparecer areia e agora no andar da carroça, quando começou a esquentar o asfalto começou a ferver, derreter, ele “emborrachou”, ele começa a “emborrachar”, o que que acontece, ca-minhão que passa ele prensa a brita para o fundo e o piche sobe, sai para fora, tu vai botar pó de brita em cima, moradores reclamam, tu lava ele, tu tira o pó de brita, mas aparenta, mais fica a vista o asfalto mais ligeiro ele derrete de novo, então é uma situa-ção muito complicada. Eu não queria estar na cadeira do responsável do asfalto, lógico na cadeira do prefeito também, que o prefeito leva a culpa, infelizmente ele contratou ele vai ser responsabilizado pelo povo lá fora, povo crítica, muitos não estou mais acos-tumada com a poeira dentro da cidade até vários me chamaram, ninguém infelizmente toda a reforma traz esses prejuízos, mas só que o povo tá cansando, o povo cansou e o povo tá começando a não gostar dessa conversa de asfalto. Mas tu vai perguntar, fazer o que hoje? Não sei, eu não sou técnico, trazer essa pessoa para dentro da casa expli-car, para levar ele explicar para nós a técnica da forma que foi feito asfalto, mas daí nós vamos ter que dizer assim: tu fez dentro dessas técnicas, tu fez dentro das suas técnicas? Sim! E como é que tá acontecendo aqui e como é que lá não tá acontecendo? Então não que eu não quero a pessoa dentro da casa, mas eu vou dizer para você, eu parti-cularmente não tenho nada contra essa pessoa, converso com ela normal, mas perante a nossa sociedade, a nossa comunidade de moradores dentro da Avenida, não digo todos, mas perante muitas ele perdeu a credibilidade. Ele pode argumentar o que ele quer, mas não sei se convence, mas não sou eu aqui que vou dizer o que é certo o que é errado, e o tempo vai dizer o que foi certo e o que foi errado. Eu não vou dizer aqui hoje que o asfalto vai durar 6 meses, vai durar 10 anos. O tempo vai nos dizer, isso é o que eu tenho para dizer. Seria Isso.
Da minha parte, acho que não há necessidade, porque o que ele falar para nós ele vai falar da maneira que tem que ser feito o asfalto, o que ele fez, uma quadra deu certo, temos quadra deu divergência, deu problema, então ele vim de explanar para nós o processo da maneira que foi feito o asfalto. Nós conhecemos, nada contra a pessoa, muito menos também contra Administração. Então, por minha parte, eu dispenso ele vir aqui justificar para nós o que foi feito, que não foi feito. Agora os demais vereadores também podem opinar.
Caro presidente, Nobres colegas vereadores e nosso povo que está em casa, presiden-te, de antemão peço uma solução para o nosso microfone, que tem tempo que não funciona, em segunda mão, quando o cara tem hombridade de pedir, ele tem que ter coragem de agradecer, quero agradecer ao Prefeito Municipal, por me atender, no trevo Municipal, quando eu pedi para ela deixar passar as eleições federais e levantar a bandeira do Brasil, tá lá, obrigado Prefeito. Também pelo Novembro Azul que tá acon-tecendo por aí, tem um projeto que passou por essa casa também, já faz anos, que te-nho certeza que na medida do possível, prefeito de José Henrique, ainda que talvez não nessa, na próxima tu também vai entender, que tem um projeto de lei aprovado que a estátua de São Pedro fosse iluminado no mês de novembro de azul, nós termos Lei Mu-nicipal nisso, como assim que temos para novembro, temos o rosa também. Na medida do possível tenho certeza que isso também vai acontecer no nosso município, mas de antemão fico agradecido pelo atendimento que o que vem dentro da sua casa. Seria isso.
Minha saudação a todos, venho solicitar à Administração Municipal, um assunto impor-tante, para o Municipio é bom, para o pessoal que é de fora acha bonito, eu entendo que a administração não precisa fazer isso essa semana, porque nesse fim de semana terá o pleito eleitoral, e isso pode ser interpretado mal, deixa passar o pleito eleitoral e talvez a Administração Municipal faça a iluminação do nosso trevo de novo que está ás escuras, que ponha de volta bandeira do nosso país, hoje, vendo por muitos ângulos, a bandeira do nosso Brasil é vista como bandeira política. Então independente de quem for vencedor do pleito no próximo fim de semana, que a Administração olhe com bons olhos, daqui alguns dias teremos a abertura da Copa do Mundo, e tudo isso é uma ma-neira, o Brasil faz parte, faz relembrar, para quem olha, para quem vem da Argentina e para quem entra na Argentina principalmente, onde tu passa, nos trevos principalmente, tem uma bandeira do pais vizinho. Eu de maneira alguma quero colocar um pedido pa-ra a Administração colocar a bandeira como símbolo de algum partido político, mas sim, o símbolo de nossa pátria. Que possa ser levantado de novo nossa bandeira, que possa ficar lá. De antemão também, colegas vereadores, gostaria que fosse colocado mais uma luminária de luz pública, no trevo onde segue para o Taipão, bem em frente ao Paulo Hilgert, porque por muitas vezes passa lá, tem carros estacionados de noite, que esperam carona, ali para ônibus, e aquelas pessoas estão na penumbra. Então pe-ço que seja colocado mais uma luminária, que vai dar mais ou menos ali em frente à entrada do Paulo Hilgert, para que tenha mais segurança para as pessoas que estão ali aguardando carona ou ponto de ônibus.
Caro presidente, demais colegas vereadores, só um lembrete para Secretaria de obras, que agora estão fazendo o desvio pela bonita norte ou pela boa esperança, que tão fazendo calçamento ali entre Butiá Inferior e a sede, ali na saída do calçamento da bo-nita Norte em direção à Butiá Inferior, tem um desnível muito grande, os buracos quando desce do calçamento, sugeria a Secretaria de obras, numa eventual na caçamba pas-sar por lá, levar uma carga de cascalho de algum uma terra para fechar aqueles buracos, que com certeza vai ficar melhor para o trânsito, que é obrigado hoje transitar pelo desvio. Com certeza, talvez até o final da semana, aquele calçamento já pode estar pronto, que tem uma previsão de 10 dias para 14 dias para terminar, mas a estrada vai permanecer e quanto mais nos manter em dia, vai ser melhor para o nosso usuário. Seria isso.
Caro Vereadores Presidente, demais colegas e assistentes da Casa, pessoal eu mais uma vez vou falar para os meus colegas vereadores que todos os colegas devem ter os mesmos direitos e os mesmos deveres, mesmos parâmetros, eu gostaria muito que den-tro dessa Casa quando um colega faz uma solicitação, um requerimento, deixe cami-nhar, o que eu percebo dentro dessa Casa, um vereador levanta um assunto, o outro já resolveu. O meu assunto, Eugenio Tiago Rauber, no mês de abril eu estive falando com as pessoas encarregadas, responsáveis, e ficaram de resolver para mim, faz mais de 10 dias esses cidadãos ligaram para mim pra eu resolver e hoje as 17h28min depois de tu ler a minha matéria tu ligou para eles e resolveu o problema. Porque isso não acontece an-tes de entrar dentro da Casa? Eu não estou aqui para discutir de quem é o mérito mas para defender aquelas crianças que estão correndo rua, se tu fosse dar apoio a minha proposição eu iria ficar bem calado e agradecer, bater palma. Mas agora tu chegar e dizer que tu resolver hoje de tarde, isso é uma vergonha, e a pessoa me respondeu aqui no whatsapp e esse tipo de coisa dentro da nossa Casa nós estamos nos apequinando cada vez mais, um vereador está apresentando, o outro já resolveu, isso é uma vergo-nha para nossa Casa e não vou retrucar mais, podem falar o que vocês quiserem por-que eu tenho aqui por escrito, tenho dito, Caro Colega Presidente.
Caro Presidente da Casa, Demais Vereadores, Assistentes e em geral nosso público que está em casa assistindo pelos meios de comunicação. Falando em iluminação pública, eu gostaria de pedir uma carona e pedir uma revisão na Linha Bonita, tem duas luminá-rias seguidas já, logo na entrada ali em frente ao Colégio que estão queimadas, então a administração faça uma revisão. Mas o que me fez fazer uso da palavra, colegas, seria quanto a alteração do itinerário do ônibus do transporte escolar da Linha Bonita. É um assunto que eu já levantei duas vezes, temos hoje 4 crianças que estão embarcando em frente a igreja, na frente do colégio, que o destino deles seria ali em frente ao Rota 392, o Restaurante BR. Então esse pessoal está pedindo encarecidamente que o ônibus des-ça ali na via lateral, que sai na BR 392 pelo abatedouro, entra na torre da Vivo, entra pro asfalto e deixa as crianças e volta pro asfalto a subir o trajeto normal. Mas segundo in-formações que eu já tive de comentários, que o transporte escolar falou que precisaria primeiro fazer esses 500 metros de estrada ali para baixo que estariam em precárias condições, mas encarecidamente em nome dessas famílias, dessas crianças, que tem-po de inverno é tempo frio, dia de chuva né, e principalmente também tirar as crianças do asfalto, lá larga no outro lado, já vão para as suas casas e seus lares sem nenhuma preocupação dos pais. Também a secretaria de obras se puder dar uma olhada nesse mesmo lugar onde já abriram um lixão, estão abrindo de novo, infelizmente nosso povo, não sei dizer quem é, é uma vergonha pro nosso pequeno município, esse povo está levando lixo na beira da estrada, enquanto temos um município que recolhe na porta de casa. Seria isso.
VEREADOR MOACIR: Caro presidente colega vereador Adriel, colegas vereadores, a Valesca, Dona Maria, assessoria dessa casa e o pessoal que está em casa nos assistindo. Presidente, atendendo anseios do pessoal da nosso município, da linha bonita, pediram pra eu entrar em contato com o pessoal Da secretaria de obras, até ia conversar com o prefeito sobre isso, solicitando a possibilidade de conseguir a mão de obra, talvez uma ou duas pessoas para fazer a pintura da casa mortuária da linha bonita, que eles tem uma parte da tinta, precisariam da mão de obra para fazer essa pintura. Outra solicitação do pessoal da Bonita Sul, na medida do possível, fosse fazer o patrolamento na entrada ali no Hugo Feix, na parte sul que vai até o entroncamento da estrada que vai sede até o Taipão fundo, seria isso, Caro Colega.
Vereador Moacir: Caro Colega Presidente Ariel, demais Vereadores, nossa Vereadora, Secretária da casa Luana, o Adriel que está assessorando hoje com a LiveCam dentro da Casa. Em primeira mão acho que o Eugênio já esclareceu que vai ter um desconto de 30% mais o parcelamento, que é muito importante, porque tem gente que gostaria de ter o desconto e pagar à vista, porque a pessoa que vai buscar o dinheiro no banco quer desconto né, tem seu dinheiro resguardado, tá sanado a dúvida. Quanto a reposição escutei muito e só fiquei escutando que é uma preocupação do Prefeito, e acredito que seja, pois ele também é funcionário público e o que não é dado em reposição esse ano fica em forma de cascata porque tem gente que daqui a vinte anos que vão se aposentar vão perder esses 4 ou 5 % que tão deixando de receber hoje em forma de cascata. Então quanto a posição se é legal ou não é legal, eu não sou jurista aqui pra dizer se é legal ou não é legal, mas eu acho que um pouquinho de fundamento deve ter a legalidade senão não teríamos o aumento do salário mínimo, que não é aumento é a reposição da inflação. Mas não estou aqui para obrigar o Prefeito a dar ou não dar, que a responsabilidade é dele e eu tenho certeza que ele também está preocupado quanto a reposição dos salários. IPTU o colega vereador já sanou. Queria fazer uma solicitação numa iluminação pública pra cima da Rua 7de Setembro, no Loteamento Spohr aquela rua estão pedindo iluminação pública, nosso conhecido Ivan do Ccrreio essa semana me chamou, pediu, se na medida no possível fosse iluminar aquela rua.
Vereador Moacir: Caro Presidente Eugênio, demais colegas Vereadores, a Luana que nos auxilia pela live, eu estava esperando aqui até pra entrar com um projeto de lei, sugestão pro Prefeito, mas eu até acredito que pra nós ganhar tempo, talvez o prefeito acata as nossas discussões e em cima disso talvez ele se antecipa e formula um projeto pra nós. Minha proposta é que ele dê um desconto de 50% relativo ao preço do ano passado na renovação dos alvarás do nosso comércio de São Pedro do Butiá e que seja pago só depois de julho. Quanto ao IPTU tem que ver, porque pelos meus conhecimentos de anos passados, a renda do IPTU é guardada em poupança para efetuar o pagamento do 13º dos funcionários, então cabe ao prefeito analisar se é possível pelo menos não aumentar o IPTU, segurar o valor que ele tinha no último ano e também tentar segurar pra começar os pagamentos a partir de julho. Seria uma sugestão minha, não sei se o prefeito vai acatar, pois é um projeto sugestão para que ele possa mandar pra Câmara, eu tenho certeza que os demais colegas pares dentro da Câmara de Vereadores vão concordar com isso, e para finalizar, Sr. Presidente, gostaria que o nosso Secretário de Obras fosse dar uma atenção especial aqui na saída, quando entra na Linha Bonita sentido Bonita Norte, pra cima um pouquinho da Fiel Sucatas tá abrindo buraco dentro do asfalto e nós estamos começando agora os meses de chuvarada e eu acho que com dois carinhos de mão de asfalto tu fecha e faz aquele tapa buracos, se tu deixa correr até depois das chuvaradas, nós temos que renovar todo o asfalto. Então encarecidamente eu pediria a Secretaria de Obras para dar uma olhada, hoje se compra aqueles asfaltos em saquinhos de 20, 30kg, e com 5 ou 6 saquinhos se tapa aquele buraco e tá resolvido o problema, não se deixa abrir crateras maiores, seria isso.
VEREADOR MOACIR: Caro Presidente, nossos colegas vereadores, Luana, Raul, primeiramente eu gostaria de dar os parabéns ao colega vereador Douglas, independente do lado partidário aqui, nós temos que permanecer unidos a nossa missão aqui dentro da casa é fiscalizar em nenhum momento alguém aqui citou que foi alguma pessoa vacinada que foi fora do protocolo do governo federal. Eu não vejo o porquê a secretaria vir dizer que ela seguir o cronograma e não fornecer os nomes, não tem porque, e mesmo se ela tiver uma boa justificativa, eu tenho certeza que ninguém vai incomodar, mas quando ela pede quem quer saber, quem quer saber, eu tenho certeza que todos vocês já foram questionados sobre quem recebeu a vacina, quem não recebeu e seja quem for colegas vereadores, nós não podemos ser submissos a pessoa vir dizer que não vai fornecer, nós somos um poder independente do poder executivo e é a nossa missão como fiscalizador, independente da secretaria que for ou do partido que for, eu não estou aqui pra apontar o dedo pra ela pra dizer que foi vacinado alguém que não seja fora dos critérios, mas que ela mostre quem foi vacinado. Parabéns vereador Douglas, tenho que te dar os parabéns pela tua iniciativa, pois é assim que funciona o poder aqui dentro. Seria isso, Senhor Presidente.
VEREADOR MOACIR: Caro presidente, eu sei do teu esforço que tu vem mantendo na Casa por causa da nossa transmissão e durante a sessão aqui eu recebi três reclamações sobre a qualidade do som, eu não sei, já falei, sei da tua preocupação, sei que tu tá fazendo, estamos tento dificuldades, a comunidade tem que saber, que não é interesse de A mais B, talvez seja internet, seja o que for, mas a comunidade tá reivindicando se tem alguma maneira de melhor a qualidade do som das transmissões. Quanto a colocação do colega Vereador Eugênio, eu acho que ninguém aqui tá preocupado com presidente A ou B, eu tenho certeza se esse Presidente que temos hoje fosse colocar no mercado a vacina pra vender uma boa parte dos brasileiros já estaria vacinado, teria comprado a vacina, mas eu não sei as normas, as regras que eles tem lá adiante. Mas tenho certeza que nós a maioria já teríamos comprado a vacina, e estaria fora da fila, seria essa minha colocação.
VEREADOR MOACIR: caro colega presidente Ariel e demais colegas vereadores e aos que se elegeram no último pleito que estão hoje assistindo nossa sessão que sejam bem vindos a essa casa e no dia de hoje e durante os próximos anos também. Presidente eu acho que é uma sessão hoje que nós podemos nos sentir parabenizados pelo trabalho que prestamos durante os 4 anos também como nas legislaturas passadas, conseguir concluir um mandato com certeza com todo mundo conversando com todo mundo e ouve sessão tumultuadas com certeza vai haver mais, mas isso faz parte do processo político, mas o interessante é que essas palavras duras e ásperas sejam ditas aqui dentro da casa e não sejam levadas para fora dessa casa , isso engrandece a nossa casa, engrandece o nosso povo, reconhecido em outros municípios pelo diálogo que tem nessa casa e eu espero que isso seja mantido nos próximos anos. Quero também pedir de modo especial ao colega Osmar, Colega por 2 mandatos, Pedro 1 mandato, Silvestre 1, Otávio 4, foram meus colegas dentro dessa casa e hoje me sinto feliz porque estou fechando 20 aos de casa como vereador aqui em São Pedro do Butiá. Mas tenho aqui mais 1 mandato pra colaborar e ajudar onde for possível e dessa maneira a casa nunca foi renovada em cadeiras como está sendo renovada agora, 45% dos assentos renovados, 4 vereadores que deixam nossa casa e entram 4 novos, o que é muito bom, tem que haver renovações como na próxima deve haver renovações, tá na hora de abrir espaço para vereadores novos e eu sou um deles e quero pedir escusas principalmente aos que estão deixando a casa se houve momentos de discussões, de palavras duras que não levem para o particular, faz parte do processo político e dessa forma quero desejar a todos vocês que 2021 seja melhor que 2020 com certeza, todo mundo esperava que seria um ano par e cheio de vitórias e infelizmente a surpresa nós tivemos esse ano mas precisamos estar felizes de estar dentro da casa e nenhum vereador foi contaminado pelo vírus, dessa forma quero desejar Feliz ano novo e parabéns Ariel pela forma q conduziu a casa e esperamos que possamos ter um 2021 bem melhor que 2020.
VEREADOR MOACIR: Caro presidente Ariel, demais membros dessa mesa, Vereadores, pessoas que estão nos acompanhando pela live em suas residências, momento hoje de nós agradecer pela maneira como fomos recebidos nas casas, pelos votos e por tudo de bom que aconteceu, normalmente no pleito político a gente perde ou ganha e tem que aceitar o resultado da urna que é um resultado soberano. E dessa maneira dar os parabéns aqui para o Prefeito José Henrique e o Valter, pela vitória, pelo êxito que eles obtiveram no final da campanha. Da mesma maneira também dar os parabéns para a nossa nominata, o Martinho a Adriana, pela forma como eles conduziram os trabalhos e reconheceram a derrota. Agradecer aos 181 eleitores que me conduziram ao sexto mandato consecutivo nessa Casa e aqui vou deixar frisado, hoje, na minha primeira sessão, que será minha última legislatura dentro da Câmara de Vereadores e acredito que para todos nós, tanto para os derrotados como para os vencedores, o período eleitoral eu acredito que acabou, a partir de agora cabeça erguida, quem perdeu, perdeu, quem ganhou, ganhou, temos que nos abraçar e procurar seguir o desenvolvimento que vem se fazendo no nosso Município de São Pedro do Butiá. Isso não pode parar. É dessa forma que eu convoco todos os Vereadores para todos juntos sairmos em busca de soluções, em busca do trabalho, da mesma forma eu acredito que por minha parte eu fiz toda a minha campanha sem falar mal de um colega candidato a vereador e se alguém souber de alguma coisa de mim, que eu é pra ter expressado, falado mal de um colega, peço desculpa e eu acredito que não preciso pedir desculpa porque eu não fiz isso. Dessa forma, colegas Vereadores, vamos seguir, aos que não concorreram, pro Otávio que talvez não conseguiu se eleger, daqui a 4 anos nós vamos ter outras eleições e que talvez possam alcançar seus objetivos. Seria isso.
Caro Colega Presidente e demais Vereadores, nossa assessoria que está nos acompanhando e o pessoal que está nos seus lares nos acompanhando via nossa live aqui da casa. Referente primeira as contas de água, vereador Douglas, justamente por causa do trator que tá hoje rolando nosso gerador lá pra fazer funcionar a bomba de água, na causalidade na quinta-feira, quarta ou quinta-feira de manhã, se não me falhe a memória, eu estive com o secretário Miguel quando ele mostrou pra mim o e-mail que ele estava mandando pro Rafael da RGE, ele mostrou pra mim o e-mail que ele estava enviando pelo terceiro mês seguido cobrando o porque não da ligação de luz que toda documentação exigida pela RGE já está a 3 meses em poder deles e eu li a resposta deles, que vai analisar e fazer o mais breve possível é a resposta que eles estão dando em consequência o outro poço furado ali no Taipão, no Lauri Heck que é com a Cermissões em duas semanas estava concretizado. Então dá pra ver que não é negligencia da nossa administração, de maneira alguma eu estou aqui para defender A ou B mas eu vi com meus próprios olhos quando ele mostrou o e-mail pra mim. Quanto a questão da água Vereador Douglas é outra coisa que ele me comentou, que vai ter reclamações por causa do atraso das leituras de agua, não posso afirmar aqui qual é o motivo, o porquê que ocorreu o atraso da leitura que provocou um aumento razoável nas contas de água de cada usuário. Mas a questão do trator estar lá tocando o gerador é uma saída, ou põem o trator e faz funcionar para não faltar água ou não vai ter água. Mas podem ter certeza, podem ficar tranquilos, que foi encaminhado há mais de três meses e a RGE não está instalando o ponto de luz que a Prefeitura está requerendo. Seria isso, Presidente.