Douglas Mayer
Cara Presidente, preciso fazer uma menção que acabei me esquecendo anteriormente, e me sinto na obrigação de agradecer a todos os colegas vereadores que concorreram conosco. Como você mencionou, infelizmente sabíamos que, com dezoito candidatos no total das duas coligações, apenas nove se elegeriam — oito do nosso lado e dez do outro. No entanto, gostaria de expressar minha gratidão, de coração, especialmente aos vereadores que concorreram junto conosco em um clima de amizade, bom relacionamento e companheirismo. Como mencionei há pouco, nem todos se elegeram, e preciso também deixar aqui o meu reconhecimento e agradecimento ao Pedro e ao Otávio, que compuseram a majoritária do nosso lado. Mesmo não sendo vitoriosos, carrego comigo um carinho e respeito por eles, além de um profundo agradecimento por terem enfrentado esse pleito ao nosso lado. Essas eram as minhas considerações. Muito obrigado.
Cara Presidente, Nobres Colegas, o Adriel que nos auxilia na divulgação pelo Facebook, o Jean nosso auxiliar administrativo, a Juliana Ruwer nossa assessora, e a todas as pessoas que nos assistem. Gostaria inicialmente também de agradecer a boa recepção que tive durante mais uma campanha que ocorreu. Agradeço também às cento e cinquenta e seis pessoas que confiaram o seu voto a mim. Não vou contar o meu junto nessa conta, então fiz cento e cinquenta e sete votos. Agradeço de coração mesmo a todos que confiaram mais uma vez e deixo aqui o compromisso de seguir com o trabalho da forma que a gente vem fazendo e tentando buscar e aperfeiçoar cada vez mais esse trabalho, buscando trazer coisas boas e melhorando a qualidade de vida para os nossos munícipes. Parabenizo também os colegas que se reelegeram, como o Vilson já falou, e também os demais que se elegeram e vão, a partir do ano que vem, compor o plenário da nossa Câmara Municipal de Vereadores. Parabenizo o colega Vilson que concorreu então a vice-prefeito juntamente com Narciso, que foram vencedores nas urnas. Meus parabéns e esperamos seguir com o trabalho harmonioso entre a câmara e o poder executivo. Acho que é dessa forma que vamos seguir trabalhando no próximo mandato, nos próximos quatro anos, buscando trazer coisas para o bem da nossa população, com seriedade, honestidade e bastante transparência. Enfim, gostaria de parabenizar, então, o dia do professor que será amanhã. Uma classe muito importante no nosso município, que precisa ser vista sempre com bastante atenção. Nós, que passamos pelo colégio, e depois, ao ter filhos, vemos e relembramos o quão é importante essa profissão de professores. Meus parabéns e meu reconhecimento pessoal a todos. Tenho muito respeito e estima por essa profissão. Como o Vilson colocou sobre o mês dos idosos, parabenizo-os também e agradeço por tudo que fizeram pelo nosso município e pela nossa região. Seria isso.
Senhora Presidente, nobres colegas, como falei antes, eu não tenho base jurídica e também não sou aqui nenhum criminalista nem nada, né? mas baseado em fatos e a população comenta, cobra, fala, né? vejo bonitas as explicações, né? Eu vi nos outros, nos outros pedidos de informação, né? a licença de operação para retirada do material foi expedida no ano de 2019, então se passaram vamos dizer dois anos da gestão anterior que poderia ter sido retirado o material e como bem consta na resposta dos pedidos de informações, não foi retirada nenhuma carga de material e não havendo sido retirada nenhuma carga de material a pergunta que não quer calar para mim, né? É por então foi feito o pagamento do material ou por que primeiro foi recebido o dinheiro e depois seria retirado o material? e no fim não acabou sendo retirado aí que aí que se causou o problema, né? por isso que nem o vereador Vilson, falou tudo bem A Família pode estar disposta a devolver, mas a gente sabe como se trata de prefeitura, os trâmites são completamente diferentes, então, talvez, o equívoco tem acontecido ao primeiro receber o material, né? Sem sequer ter sido retirado alguma carga ou o material, como foi colocado então o material não teria qualidade para ser utilizado nas estradas ou na função que ele foi ali feita sem licença de operações dele e aí se se criou esse entrave. Também foi deixado foi deixado quieto pelo que eu notei, né? E aí até que caiu no Ministério Público, então talvez se não tivesse caído no Ministério Público nós nem estaríamos aqui conversando sobre isso, né? essa minha colocação, Então eu acho que é pertinente sim, né? foram uns bons valores como vê ali na resposta do pedido de informações, que envolvem essa licença de operação e esse material que acabou sendo pago e não foi retirado. Se é uma pessoa que tá envolvida na política ou não, se isso aí, eu acho que não é por causa disso que nós não vamos tratar ou conversar sobre esse assunto. Essa é a minha colocação, seria isto.
Senhora Presidente nobres colegas Assessora Jurídica Juliane, Adriel que nos auxilia na transmissão as pessoas que nos escutam das suas casas. Gostaria de desejar uma boa recuperação pro nosso servidor Jean, aqui da câmara que passou por uma por uma cirurgia no joelho dele, que em breve esteja de volta aí conosco nos trabalhos, gostaria também aqui de esclarecer muitas vezes questionados pela nossa população fizemos vários pedidos de informações, e chegamos então hoje, confesso que fiquei bastante surpreso com a resposta enviada pelo poder executivo, sobre os questionamentos que fizemos neste último pedido de informações, onde se trata da questão da retirada de cascalho, de material, que foi feito pedido de informações na propriedade do Senhor Valdemar Roque Lenz, então ficou bem claro aqui no nosso pedido de informações que quem pegou e realizou o recebimento dos valores pagos pelo material que não foi retirado na área, então foi o senhor Narciso Lenz, na época o secretário da saúde da administração, também não sou formado da área jurídica na questão de direito mas como vi aqui dentro do pedido de informações também já existe hoje um inquérito apurando essa questão, eu espero que então tenha o devido trâmite e como falei eu não sou formado na área, mas pelo que vi aqui fica claro para toda a nossa população e cada um pode dentro da sua consciência saber e julgar como é que foi porque material não foi retirado o valor foi recebido aqui na prefeitura E até o presente momento diz aqui bem claro que não teve uma devolução do valor então espero que Ministério Público ou Quem está cuidando desse processo né Tenha uma agilidade também para que tenhamos um resultado dentro desse processo que cada pessoa possa então ver sobre essa atitude que que se teve durante a administração passada e que agora tá em julgamento, então seria isso.
Senhora Presidente, Nobres Colegas, gostaria só de anunciar para a população que tive a felicidade de participar junto com o prefeito, em Esteio, na quinta-feira, da entrega de um carretão basculante que já veio e já está em nossa garagem municipal. Também recebemos, na semana passada, a entrega de mais três carretões basculantes de 6 to-neladas modelo tanque, duas roçadeiras e um perfurador de solo. Isso é resultado de uma Emenda Parlamentar de 2019 do Deputado Marcon. Então, futuramente, com cer-teza, estaremos reunidos para fazer a destinação desses equipamentos para estarem à disposição da nossa população
Senhora Presidente, Nobres Colegas, ao auxiliar administrativo Jean, assessora jurídica Juliane, Adriel que nos auxilia na transmissão e a todas as pessoas que nos escutam nos locais onde estão. Gostaria também de parabenizar todas as equipes que participaram do nosso campeonato municipal de futsal e também do campeonato municipal de vô-lei. Acho que todos estão de parabéns. Como o vereador Eugênio falou, o espírito es-portivo precisa prevalecer. Sabemos que o campeão é apenas um só. Então, faz parte, como Eugênio falou, saber vencer e saber perder. Mas acho que o esporte precisa ter o seu potencial dentro do nosso município, precisa ser fomentado como uma boa prática de saúde, para tirar nossos jovens, nossas pessoas da faixa etária média e também os veteranos dos seus lares, para fazer exercícios e se divertirem, além de ocupar a mente e exercitar o corpo. Gostaria de parabenizar nossa Administração Municipal por, como o vereador Wilson apresentou ali nas licitações, a questão da pavimentação asfáltica na Vila Boa Esperança. Então, teve a licitação e o prefeito já autorizou na semana passada o início da obra. Nas primeiras horas já se verá uma movimentação lá na comunidade, como está se vendo ali na Vila Butiá Inferior, para ser feita essa obra de pavimentação asfáltica. Parabenizar também a administração pela compra de trinta e dois mil e qui-nhentos metros quadrados de área, aqui ao lado do nosso parque municipal de even-tos. Acho que é uma compra importante, num valor de R$ 396.500,00 de recurso próprio da prefeitura. Sabemos que somos da região aqui um dos municípios que está muito bem servido de parque e de estrutura de parque, o que facilita muito nossa realização de eventos e feiras, como já foi comentado outras vezes. E eu acho que mais essa quan-tidade de área vai deixar nosso parque mais bonito, fazer com que consigamos ter uma estrutura ainda melhor, pensando principalmente na questão de estrutura para animais. Hoje, nossa pecuária de leite é muito forte aqui no município e precisamos melhorar um pouco a estrutura do nosso parque. Também, quando se organiza uma feira, muitas ve-zes há solicitação de espaços externos e, ainda que nossa estrutura de parque já esteja limitada, mais uma aquisição foi feita. No mandato anterior, o prefeito SEP já tinha adqui-rido três hectares de área industrial aqui em cima, duas hectares de área para o abate-douro, para o frigorífico Butiá, onde ele está hoje instalado. Também foi adquirida aque-la área ao lado do posto, com o dinheiro cedido pela câmara de vereadores. No man-dato anterior, também foi comprada uma área de terras ali na área industrial, que infe-lizmente a população sabe, temos dificuldade um pouco na cedência dos terrenos por-que não havia sido feito o registro da compra da área e acabou que outra pessoa regis-trou parte daquela área. Então, muitas vezes não conseguimos destinar os lotes para nossos munícipes por causa desse entrave, mas isso está praticamente resolvido tam-bém. Logo, logo, as pessoas vão poder desfrutar desse espaço, ganhar esses terrenos para gerar emprego e renda no nosso município. Seria isso.
Senhora presidente, Nobres Colegas, Assessora Jurídica Juliane, o Jean nosso Auxiliar Administrativo, Adriel que nos auxilia na transmissão e a todas as pessoas que nos assis-tem de suas casas ou dos seus locais. Eu gostaria de inicialmente me manifestar parabe-nizando as pessoas do nosso município, que estão numa missão de auxílio às pessoas que foram atingidas pelas enchentes no município de Cruzeiro do Sul. Uma atitude muito be-la, muito nobre, das pessoas que se colocaram à disposição de irem até lá e dar um pouco mais de alento e dignidade àquelas pessoas que estão numa situação muito complicada. Parabenizar também a todos os munícipes, principalmente nossos muníci-pes, que auxiliaram através do PIX ou de alguma outra forma para que pudesse ser via-bilizado essa alimentação, então essa doação, para esse grupo de trabalho que está lá. Eu gostaria de citar um exemplo e parabenizar o Januã também, que está aqui junto comigo, ontem no nosso grupo, do Grêminho Futebol Clube, surgiu uma ideia de mem-bros da diretoria de fazermos uma corrente de arrecadações, então postamos dentro do nosso grupo e em pouco tempo, de ontem após o meio dia até ontem à noite, con-seguimos mil e duzentos reais de doações de atletas, de torcedores e simpatizantes e o time também, como todos vocês sabem que nosso time, ele organiza jantar baile, tor-neio de pênaltis, participa das competições do município e o time então doou do seu próprio caixa também quinhentos reais em prol disso. Também estávamos comentando aqui antes, eu falei com a Mariane que é presidente do sindicato, tem também uma questão dos sindicatos que estão organizando pra providenciarmos alimentos para os animais, principalmente pro gado de corte, gado leiteiro, das fazendas, lá que sobrou ainda o gado. Então um grupo de sindicatos organizados também com a empresa Laza-rotto, estão arrecadando a questão de doações de feno, de pré-secados, pra serem levados pra lá. Então se algum munícipe ou alguma pessoa que estiver escutando aqui a Sessão Da Câmara, tiver interesse de fazer alguma doação, pode tá entrando em contato então com o sindicato ou com alguém aqui da prefeitura municipal que vai tá fazendo esse elo também com o sindicato pra registrar sua doação e depois vai ser en-tão montado uma logística pra fazer essa entrega. Eu acho que todo mundo tá acom-panhando, é muito triste aquilo, a gente muitas vezes já ajudou em campanha com PIX, mas a cada dia que a gente vê novos vídeos a gente vai se solidarizando mais ainda e eu acho que o momento de nós ajudarmos aquelas pessoas é agora, como viemos fa-lando antes aqui da Sessão, durante audiências públicas que tivemos aqui, os reflexos não são somente lá, os reflexos vão ser grandes lá, mas grandes aqui no nosso município também, então, segundo uma estimativa, nós vamos ter um déficit, uma perda de arre-cadação do nosso município de ICMS, pro ano que vem em torno de R$ 2.000.000,00. São dois milhões de reais apenas de ICMS que deixam de girar dentro do nosso municí-pio, então o quanto antes aquelas pessoas conseguirem e aqueles municípios consegui-rem se restabelecer, produzir, gerar renda vai ser muito bom pra aquelas pessoas, mas nós também vamos acabar sendo beneficiados de uma maneira como um todo. Seria isso.
Senhora presidente, nobres colegas, nosso prefeito municipal José Henrique Heberle, pessoal da Patronagem do CTG e demais pessoas que estão aqui nos assistindo hoje. Não posso deixar também de me manifestar, deixando meu lamento, meu consolo a todas as pessoas que foram atingidas por essa enchente avassaladora que ocorreu aqui dentro do nosso estado. Acho que, como foi bem colocado, nosso município teve um pouco de algumas pessoas que foram atingidas também pela elevação das águas do Rio Ijuí, mas nem em comparação com o que aconteceu, novamente, então, nas cidades do vale do Taquari, na região metropolitana também. Todos nós temos familiares ou pessoas conhecidas, a gente vê nas mídias sociais muitas pessoas ajudando. Eu acho que todo mundo que está aqui presente, que está assistindo, já deve ter ajudado alguém também, porque essa corrente do bem ela precisa acontecer. O tamanho da catástrofe é gigantesco, e todas essas pessoas precisam ser abraçadas, precisam ter uma alimentação durante esse período e depois terem um auxílio para poderem voltar aos seus lares ou o que sobrou dos seus lares ou reconstruir onde foi o seu lar um dia, para voltarem a ter uma normalidade de vida e uma dignidade. Nosso município também, acho que passa por um dia muito triste e hoje novamente, infelizmente tivemos uma família aqui do nosso município que se envolveu num acidente de trânsito, tivemos duas perdas, pessoas muito queridas aqui da nossa comunidade acabaram vindo a óbito. Acho que precisamos rezar em oração para que o condutor do veículo consiga sair dessa, se salvar do grave acidente que ele foi envolvido, Pedro, então a gente fica muito triste, com certeza a comunidade nossa toda ela tá bastante entristecida com esse ocorrido. Acho que, como o vereador Eugênio também falou, a questão da nossa participação numa frente parlamentar em prol da bacia leiteira, composta por vereadores da ALM, eu já explanei aqui uma vez, participamos em Porto Alegre junto, com o secretário estadual da agricultura, tivemos avanços pra ano que vem ficou suspenso então um subsídio para as empresas que vão que são importadoras de leite, acho que tende melhorar um pouco mais ainda a rentabilidade do nosso setor leiteiro, nosso setor leiteiro enfrentou uma grande dificuldade, governo federal fez um corte no pis-cofins, que a gente achava que de momento ia ter um abono maior de pagamento produtor de leite, mas não ocorreu de fato instantaneamente como era a previsão, mas com o passar dos meses agora os produtores vêm acumulando um aumento a cada mês e a atividade leiteira já começa a se tornar mais lucrativa novamente, precisamos diga o setor leiteiro, precisamos de mais alguns meses nesse ritmo pra repor as perdas ou os lucros que não foram obtidos durante um período, mas se continuar assim acho que a cadeia pode vai conseguir respirar um pouco mais. Outro tema muito importante é a questão que também foi levantada lá na ALM, que é a questão num curso de medicina na nossa região, já havia participado juntamente com Ariel e com nosso vice-prefeito Valter Seibert em Santo Ângelo numa conversa onde esteve presente também o reitor da universidade federal da fronteira Sul, Bruno, onde se tinha esse debate sobre um aceno do governo federal pra implantação de um curso de medicina aqui na nossa região, então estava aquela vez na época sendo pleiteado pela UFSS, sabe se que tem uma disputa um pouco entre o Camus ser em Cerro Largo ou Santo Ângelo, devido ao aporte de hospital médicos e infraestrutura, me manifestei também na Reunião da ALM lá, eu acho que como Eugênio falou nada contra nem nenhuma das outras instituições de ensino, mas havendo a possibilidade de trazer um curso público de medicina, um curso que seria gratuito vai viabilizar muito mais com que nossos alunos da nossa região também consigam participar desse curso de medicina, acho que uma questão importante pra nossa região aqui, a gente sabe que Santo Ângelo é o nosso centro médico aqui Santo Ângelo, Ijuí seria de tamanha importância pra nossa região conseguir trazer esse curso, uma vez ele não conseguimos ser público gratuito qualquer uma das outras universidades, então que conseguir trazer essa demanda pra nossa região será de bom tamanho vendo a importância desse tema vereador Eugênio, conversamos na reunião da ALM e já marcamos de antemão pro mês de junho vamos ter uma reunião da ALM aqui no nosso município e com esse tema da universidade, então vai vim o reitor da universidade federal da fronteira aqui conversar conosco sobre essa questão da implantação do curso de medicina. Seria isso, Presidente.
Senhora presidente, nobres colegas, saudar especial o Luciano, que hoje está sumindo aqui na Casa, Adriel que nos auxilia na transmissão, Juliane, nossa assessora jurídica, e a todas as pessoas que nos assistem de seus lares. Eu gostaria de colaborar com a fala do vereador Eugênio. Com certeza, fomos pegos de surpresa com essa questão dos Pro agros. O Conselho Monetário Nacional então editou algumas novas normas e algumas novas regras de enquadramento que venham prejudicar principalmente nossa agricul-tura familiar. Então vai um pouco, um pouco não vai totalmente em contramão ao que a base do governo prega e diz. E vendo algumas postagens de alguns deputados tam-bém foram pegos de surpresa com relação a isso. Então, está se fazendo um trabalho forte em Brasília para reverter essa situação, porque pela lógica essa resolução ou essa alteração na questão dos Pro agros deveria acontecer juntamente com o lançamento do Plano Safra e isso não aconteceu e não teve um debate amplo também com a con-juntura do governo. Eu gostaria de dizer como da outra vez falei também da questão da frente parlamentar da bacia leiteira que foi criada aqui na LM da qual eu e o vereador Eugênio participamos, né? Nós nos reunimos aquela vez com o secretário estadual da agricultura, Giovanni Felts. Então, é como Eugênio comentou, agora nosso estado então acabou cedendo um pouco, até eu abrir aqui dentro do grupo antes uma reportagem, mas era um era o videozinho, mas foi assinado na quinta-feira, quinta-feira passada, dia dezoito do quatro. Governador em exercício então Gabriel Souza se num decreto que altera regras para concessão de benefício fiscal a empresa do setor. A medida proíbe a partir do ano de dois mil e vinte e cinco a concessão de incentivo fiscal para as empre-sas que utilizam leite em pó ou queijos importadas em seu processo, resumindo assim. Então, acho que é mais um avanço que aconteceu. Nós nos reunimos aquela vez com um secretário, nos reunimos também com professores da UPF que fazem a formação do preço do leite que é passado ao governo do estado, onde se reúne com o Seleite, se reúnem as indústrias e todas elas pedimos a eles explicações de como funciona a ques-tão da formação do preço básico. E eu acho que toda mobilização, como Eugênio fa-lou, independente de governo, se a, b ou c, né? Mas quando alguma classe precisa de ajuda, precisa de atenção, nós precisamos olhar para ela. Eu acho que essa frente da bacia leiteira aqui mobilizada pela ALM teve também seu impacto. Porque acho que no dia que nós reunimos com Giovanni Felts lá, eu falei para ele digo, secretário, o governo federal tomou algumas medidas que a gente ainda não sabe quais os reais impactos que vão ter ou não. Eu penso que o governo do estado também precisa tomar alguma medida, então naquele dia ele não havia acenado com muito amparo para nós, ele estava em frente à dificuldade, mas com certeza mais entidades devem ter pressionado também e um avanço se teve na questão da bacia leiteira no nosso do nosso estado, então também visando melhorar para os nossos alíquotas traga que chegue até o final que é o produtor de leite também uma melhora na questão dos preços. Seria isso minha colocação.
Cara Presidente Cristiane, Nobres Colegas, Adriel, que nos auxilia na transmissão, Jean, nosso auxiliar administrativo, e a todas as pessoas que nos acompanham pelas redes so-ciais. Gostaria também, da mesma forma que o Vereador Eugênio já comentou, tam-bém dizer, da felicidade de termos conseguido mais um recurso, dessa vez, esses dias, anunciei uma Emenda de 100.000 reais conseguida através do deputado Dionísio Mar-con. Hoje venho aqui então falar de uma Emenda de cem mil reais da deputada Regi-nete Bispo, a qual entrou como suplente do Paulo Pimenta, nosso Deputado Federal que agora está na Assessoria Da Presidência. Quero deixar claro para todo mundo, que a minha Emenda e a do vereador Eugênio são duas Emendas diferentes, as duas destina-das para serviços de atenção primária à saúde e aquisição de equipamentos via Minis-tério da Saúde. Então, a Reginete e o Paulo Pimenta têm esse acordo da destinação dos recursos. O Eugênio conseguiu uma Emenda de cem mil reais, então, Paulo Pimenta, eu consegui trazer mais esse recurso para São Pedro Butiá através da deputada Reginete Bispo. Estou feliz também, como já havia comentado em outras vezes, de mais uma par-te do nosso plano de governo sendo concretizado, que eu acho que é uma obra de grande importância para a comunidade da Vila Butiá Inferior, bem como também para os munícipes da nossa sede e demais que trafegam naquele sentido. Então, saiu a licita-ção, saiu a homologação da licitação, a vencedora, ao que parece, é a mesma em-presa que está trabalhando na questão do asfalto ali em sentido ao Taipão. E o que eles haviam comentado de antemão, que uma vez terminando aquela obra ali, já vão dar início às obras na pavimentação para a Vila Butiá Inferior. Acho que é uma conquista importante para a comunidade. A gente tinha esse compromisso com a Administração, com a comunidade da Vila Butiá Inferior, e graças a Deus essa obra vai estar saindo do papel. Seria isso, muito obrigado.
Cara presidente, Nobres Colegas, o Alci que está aqui nos assistindo, o Adriel nos auxiliando na transmissão, Jean, nosso auxiliar e Juliane a nossa assessora jurídica e a todas as pessoas que nos assistem de suas casas. Eu gostaria de parabenizar na pessoa do Leonardo Scherer, presidente então no clube XV de Julho, por mais uma bela festa realizada ontem na comunidade da vila Butiá Inferior. Uma comunidade que vem se mantendo já com uma com tradição, nós também já presidimos o clube lá, Luís, da administração passada do clube e graças a Deus estamos conseguindo sempre organizar belas festas na comunidade, trazendo um bom número de pessoas, trazendo diversão e confraternização pra nossa população. Parabéns então a toda diretoria, a todos que tiveram envolvimento com essa bela festa. Dizer também como integrante do grupo do peixe, o Eugênio Colega Vereador aqui também integrante do grupo do peixe. Vamos ter então dia 27/03 agora, na quarta-feira, no parque de exposições, mais uma feira do peixe, vai ser das 09:30 às 17 horas. Então, um evento promovido pela EMATER, pelo grupo do peixe, com apoio da prefeitura, então praticamente todos os anos é realizado a feira do peixe, no intuito do momento aí pré-páscoa, então na Sexta Feira Santa fornecermos um peixe de qualidade para as nossas pessoas estarem adquirindo ele. Então reforçando na quarta feira das 9 às 17:30. Aproveitando nesse intuito, desejar também a todas as pessoas que estão nos vendo, uma feliz e abençoada Páscoa, que todo mundo possa passar esse momento juntamente com suas famílias, que seja mais um momento especial na vida de cada um. Seria isso.
Gostaria de dizer que não quis abrir aqui o comentário antes da destinação do recurso, mas eu já havia conversado juntamente com o prefeito nessa Emenda de cem mil reais, então do recurso livre que eu consegui agora com o deputado Marcon, que vai ser empenhado. Quero destinar uma parte dela para essa questão da praça da Vila Butiá Inferior, porque eu juntamente na época quando Wagner Hilgert trabalhava no setor de projetos, fui junto lá na igreja e quando nós fizemos a solicitação de destino pra essa praça vir pro município, a gente sabe que a questão de Emendas às vezes ela é mais lenta, conseguimos uma quantia cento e poucos mil reais na época que o deputado Elvino Bohn Gass, esse dinheiro acabou sendo investido na praça na administração pas-sada, foi feito os banheiros e os caminhos lá, foi investido apenas o dinheiro da Emenda e aí a praça ficou daquele jeito, já passaram mais três anos agora da atual administra-ção e não se teve uma evolução, mas diante da contestação não só pela contestação também mas pela, como eu fui uma das pessoas que fui junto lá e solicitei, então agora uma parte desses recursos aí que vai ser utilizado vai ser feito para terminar a praça pra dar um ambiente bonito ali na nessa praça na Butiá Inferior, na proximidade do colégio, na proximidade do campo de futebol do Grêminho, provavelmente vamos e estar fa-zendo algumas melhorias também ali no campo de futebol com esse recurso, coisa que vai ter que ser conversado aí entre diretoria do time e mas que as pessoas podem ficar bem tranquilas. Talvez demorou um pouco mais do que do que era previsto, mas com uma Emenda de recurso livre então uma parte vai ser destinada lá sim. Outra notícia boa para comunidade da Vila Butiá Inferior também, foi lançado então o edital pra pa-vimentação asfáltica nesse pedaço que falta entre Sede e a vila Butiá Inferior, uma obra com mais de um milhão de reais de custo, duzentos e cinquenta, quase duzentos e cin-quenta mil reais numa Emenda do deputado Elvino Bohn Gass e o restante de dinheiro de recursos próprios do caixa da prefeitura. Então acho que dia dezoito vai sair a licita-ção, se tudo der certo como eu fiquei responsável de participar das licitações, esse mês vou estar tá participando. Tomara que tenhamos participação de empresas e que a obra saia o quanto antes possível. Seria isto, muito obrigado.
Senhora presidente, Nobres Colegas, Mariane, Presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores São Pedro Butiá, Luciano, que representa a Fetag, Adriel, a Juliane e o Jean que trabalham conosco aqui na Câmara, e a todas as pessoas que nos assistem de suas casas. Gostaria de me manifestar nesse momento também como o pessoal que veio aqui, os sindicatos, anunciando que tem a viabilização de uma Emenda do Depu-tado Elvino Bohn Gass, através da nossa prefeitura, com posterior doação desse veículo para regional. Consegui também uma Emenda novamente com o Deputado Federal Mauricio Marcon, no valor de cem mil reais. É uma Emenda para destinação, Emenda de repasse no recurso livre. Então mais pra frente a gente vai tá conversando junto o pessoal do partido, com prefeito também, com os demais colegas sobre qual vai ser o destino desse recurso, no que ele será utilizado, e então vai ser anunciado para comuni-dade. Já comentei antes, o vereador Wilson também sobre a proposição dele do da questão da cobertura no colégio da Vila Butiá Inferior. Já havia me manifestado numa outra Sessão Da Câmara, inclusive estava vendo aqui no site agora, das ações da se-cretaria da educação. Então já consta no planejamento postado no ano passado em dezembro, a construção do de um telhado no colégio da Vila Butiá Inferior, entre a es-cola e o ginásio municipal, e também o telhado pra carregar os alunos na estrada, tanto no colégio na Butiá Inferior, quanto na nossa EMEI aqui em São Pedro do Butiá. Então já tá cadastrada essa obra dentro do plano da secretaria da educação, e durante o ano então isso vai tá acontecendo. Seria isso.
Dando continuidade então, só queria comentar também, conforme tinha solicitado para Presidente, participei no dia 7 de fevereiro em Porto Alegre, juntamente com uma frente parlamentar da ALM da qual o vereador Eugênio também faz parte em prol da bacia leiteira, tivemos uma reunião lá com o secretário estadual da agricultura Giovanni Feltes, onde buscamos vereadores aqui na nossa região, tentar estabelecer um diálogo junto com o governo do estado pra ver se existiria uma possibilidade do governo do estado também auxiliar em alguma forma o setor leiteiro. Confesso para vocês que fico triste que não somente eu, mas como todos os demais vereadores também saímos decepcionados da conversa que tivemos. Infelizmente não podemos voltar com nenhuma notícia boa aqui pra nossa região, mas a comissão então segue os seus trabalhos, vamos ter amanhã de manhã pela parte da manhã uma conferência com um grupo de professores da UPF, que são os que formulam o custo, que seria o custo de produção pra que depois seja feito então o preço base do litro de leite, que é um dos dados que o secretário falou que o governo também utiliza pra te pôr base. Contatamos já também com várias empresas que fazem com várias empresas que fazem parte que tem voz dentro do Conseleite, que também é um órgão onde é então estabelecido depois por final o preço do leite a ser praticado dentro do nosso estado. A gente espera que de uma forma ou de outra pressionando, a gente consiga ter algum frut., mas mostra que a gente está correndo atrás da situação a gente é sabedor da crise que enfrenta o nosso setor leiteiro, mas sempre buscando perante aonde a gente é ouvido, tentar batalhar lutar pelos nossos produtores pra que tenhamos uma melhoria dentro do cenário, não se repita o que aconteceu durante o ano passado, principalmente falando da questão do volume de leite importado. Seria isto.
Presidente, Nobres Colegas, o Alcir, a contadora, o Jean e a Juliana, também estão conosco com Adriel e a todas as pessoas que nos assistem das suas casas. Gostaria de utilizar esse espaço pra fazer uma colocação, vereador Ariel que apresentou então as licitações, o nosso município ele foi contemplado com o valor da defesa civil em torno de quatrocentos mil reais, que serão utilizados para a recuperação das nossas estradas, então já foi licitada horas de caminhão, também horas de máquina com rompedor pra fazer a soltura do material e aos poucos todas as nossas estradas vão estar sendo então revitalizadas. A gente infelizmente teve uma chuva com volume pluviométrico enorme e após essa chuva tivemos um pequeno momento de estiagem, por se não me falha a memória por um período de três semanas, três ou quatro semanas, onde também a gente sabe que após a chuva então se não tem condição de umidade não conseguimos trabalhar sequer com o patrolamento da nossa estrada, que dirá trabalhar a questão do encascalhamento. Reforçamos também temos várias outras obras em andamento dentro do nosso município, acho que graças a Deus nosso município cresce bastante, conversando com o pessoal da secretaria de obras, a gente trabalha com a questão das terraplanagens, dos confinamentos de gado, da abertura de silos, do próprio encascalhamento de entradas também dos nossos produtores, graças a Deus existe um crescimento nas atividades agrícolas dentro do nosso município e muitas vezes também isso toma bastante tempo na nossa secretaria, a gente sabe que as estradas são uma prioridade, mas como um todo também nós precisamos muitas vezes trabalhar dentro das nossas propriedades, prestando serviço pros nossos agricultores, não somente cuidar das estradas. Mas é uma prioridade agora então pegar e arrumar novamente as nossas estradas, coloca-las em dia, mas também seguir atendendo as demandas dentro da porteira dos nossos agricultores, a gente tem no município muitos agricultores com investimentos grandes que também precisam e recebem e receberam bastante serviços da nossa secretaria, então acho que isso é importante, é relevante, o prefeito tem visto isso com bons olhos e esperamos que consigamos solucionar esse problema e que são Pedro seja um pouco mais generoso conosco na condição climática. Seria isto.
Presidente do Cristiane, Nobres Colegas, Assessora Jurídica Juliane, Adriel, que nos auxilia na transmissão, à Rosmeri, Secretária da Saúde, ao Jeferson, da Administração, ao Lírio e a Rita, da comunidade da Vila Butiá Inferior, que estão aí representando também o pessoal da terceira idade e a todos que nos assistem em suas casas. Gostaria de, como o vereador Eugênio já falou, parabenizar a Administração pelo ano de 2023, pelas obras que o Secretário Jeferson aqui citou, como ele bem disse o Prefeito foi à Brasília. Estamos agora nos períodos das janelas da destinação de Emendas Parlamentares, esse ano num período um pouco atípico, relacionado a anos anteriores, então se antecipou um pouco a questão das Emendas Parlamentares, todos vocês devem ter contatado seus deputados também. É um ano bom da gente cobrar também, executar a questão do recurso para ser pago algumas Emendas que fiquem nesse ano, mas a maioria das Emendas para o ano que vem, não sabemos quem vai ser o prefeito do nosso município, mas independentemente do partido A ou B, a gente tá aqui é para trabalhar pelo progresso do nosso Município e quanto mais dinheiro tiver nos cofres públicos, mais obras vão ser feitas para o bem da nossa população. Afirmando também sobre o que o Januã também comentou, sobre a questão da iluminação do Campo, no fechamento do último municipal do futebol 11, o Prefeito na sua fala lá, avisou também anunciou para todos que vão ser feito sim as melhorias na iluminação pública do Campo, eu acho que é de suma importância, nosso verão cada vez mais agressivo. Agora já estamos passando por um outro pequeno ponto de estiagem, infelizmente nosso Município está ficando fora das pancadas de verão que estão correndo nos nossos arredores e para nós não é bom, mais uma vez os agricultores estão sendo esmagados um pouco por essa questão climática que nos assola já tem vários anos, esperamos que nos próximos momentos São Pedro colabore conosco e mande uma chuva para o nosso município. Gostaria também de informar como várias obras foram faladas antes, uma obra que tem bastante importância, dentro do nosso Município, que está com seu projeto pronto, pavimentação asfáltica para interligar o nosso Município de São Pedro do Butiá com o Distrito da Butiá Inferior. Então as primeiras horas vão estar sendo contempladas com pavimentação durante o passar desse ano. Muitas vezes a gente entende a ansiedade das pessoas que nos perguntam, mas dentro do possível, não se consegue fazer tudo dentro de quatro anos, mas dentro do possível as propostas adquiridas no plano do Governo estão pouco a pouco sendo contempladas. Que a Cristiane também tenha êxito este ano, na presidência da nossa Câmara de Vereadores e que nosso município siga prosperando.
Gostaria então de parabenizar a colega Cristiane pela sua eleição, como ela mesmo falou, então faz muitos anos, 2008 eu não consigo ver, a Maria foi em 2009, então 2008, 2009 foram os últimos anos que uma mulher presidiu a Câmara de Vereadores. Meus pa-rabéns, Cristiane, bom trabalho e muito sucesso. Gostaria também de agradecer todos os colegas, o Jean, a Juliane, o Adriel, e a todos que de uma ou outra forma se envol-vem com as atividades aqui da nossa Câmara, a Marice que é nossa serviçal, que tra-balha na limpeza da Câmara também, quero agradecer então a todas as pessoas que contribuem aqui para a gente conseguir trabalhar nesse ambiente aqui, um ambiente muito legal, muito confortável. Que nem muitos vereadores falaram, muitas vezes temos algum embate, alguma discussão, mas não é nada pessoal, é algo em prol do desen-volvimento do município. E desejar a toda nossa população Butiaense, todos os que es-tão visitando nosso município, a todas as pessoas dos municípios vizinhos que nos assis-tem, participam aqui do nosso município, um feliz ano novo a todos, que 2024 seja um ano muito bom.
Cara Presidente, Nobres Colegas, pessoas que nos assistem nas suas casas. Também preciso, conforme a vereador Eugênio, deixar aqui registrado um parabéns muito espe-cial o Walter Seibert, nosso secretário da agricultura e também presidente da 10° Ex-pobutiá Missões, ao Clemente, presidente da ACI e ao Deivis Limberger que junto com o Clemente foram os dois vice-presidentes da nossa feira. Parabenizar também a todos os associados da ACI aqui de São Pedro do Butiá, que foram expor na feira, que nos ajuda-ram a engrandecer ela também, parabenizar o prefeito por toda a disponibilidade que teve com a nossa feira, ao secretários, aos funcionários, aos cargos de confiança e a todos que de uma de outra forma auxiliaram para o grande êxito da Expobutiá. Também agradecer ao Wellington, o Everaldo, da WE Produções de Eventos, pelos belos eventos proporcionados para quem foi até o show da nossa feira, acho que todo mundo ficou bastante satisfeito, agradecer também a brigada militar por todo o apoio que deram ao nosso Parque de Eventos, por todo o policiamento feito e mais uma vez a todos que deu uma de outra forma, se esqueci alguém, auxiliaram para termos mais uma vez uma bela feira no nosso município de São Pedro Butiá. Nosso parque com certeza estava muito lindo, nosso povo é bastante receptivo, eu como expositor também, julgo que foi uma feira muito proveitosa, colega Ariel também estava expondo lá, demais vereadores que passaram pelo parque, foi uma feira muito interessante, que tivemos mais uma vez a va-lorização dos nossos três pilares: agricultura, comércio e nossa indústria, e esperamos que esse sentimento tenha sido de todos. Ver nosso município estampado na capa do jornal, onde estava escrito que a 10° Expobutiá Missões superou as expectativas, é muito gratificante, e com esse sentimento, que esse é o caminho para construção de uma 11ª Expobutiá, e não se sabe quem vai ser a comissão, quem vai ser presidente, mas mais uma vez nosso município demonstrou isto. Seria isso.
Senhor Presidente, Nobres Colegas, Adriel, Auxiliar Jean, Assessora Juliane, e todas as pessoas que nos assistem nas suas casas. Com relação ao questionamento da creche, a gente entende, a gente é sabedor como o Vereador Vilson falou, se passaram alguns dias, mas nós andamos hoje pelo nosso município, nós vemos muitas casas sem cobertu-ra de telhado ainda, que possuem as próprias seguradoras. Nós, a Administração é cien-te e desde o primeiro momento, tem consciência de que aquilo está precário, mas as empresas e o pessoal que lida com essas questões também esteve bastante envolvida em auxiliar a população na questão das reformas do telhados das casas. A EMEI teve já vários concertos feitos no telhado, a gente conversou com o prefeito, o prefeito tam-bém nos informou para gente lembrar toda nossa população, que na sua primeira ad-ministração do prefeito Sep, foi terminada a creche, concluída aquela vez, estava com um termo de ajuste de conduta, precisava ser terminado no primeiro ano da administra-ção e assim foi feito. Depois veio a administração do prefeito, Martinho, passada essa administração agora novamente o prefeito Sep, já foi ampliado mais duas salas novas nesses três anos de governo, foram feitos mais duas salas novas. O solário está sendo todo ele é informado lá porque, não se utilizava aquele espaço, então verifiquei isso na semana passada também, colocamos inclusive no plano de governo para o ano que vem, vai ser feita uma ampliação do telhado, tentando chegar ali até na rua para ser fechada meia rua ali como só tem a creche, para os pais chegarem no acesso com seus carros. Esses dia, como teve aquele telhado muito danificado da entrada passarela da creche, então foi liberado para os país irem até lá em cima com os veículos, mas também não deu trafegabilidade, acabava que entravam três carros simultaneamente, aí demorava muito também, não funcionou. Mas os três orçamentos já foram feitos para aquisição daquela lona, se tem uma previsão de que ao final dessa semana ou semana que vem seja efetuada a troca disso. Acho que os pais também precisam ter um pouco de compreensão, muitas vezes os estragos nas nossas casas também não foram solucionados, a prefeitura tem bastante locais que foram afetados. Com certeza a creche é um dos que precisa uma atenção especial e ela está tendo, então mais alguns dias aquilo lá estará sendo também solucionado. Seria isso.
Nobres Colegas, pessoal que nos assiste de casa, inicialmente gostaria de dar minha contribuição também inicialmente parabenizar a todos as pessoas que se voluntariaram para trabalhar na noite do evento que já foi citado, a todas as pessoas que colocaram seus comércios a disposição com entrega de lonas, com certeza foi de grande impor-tância para as pessoas minimizarem os estragos que foram feitos e a solidariedade mos-tra que nesses momentos de suma importância que as pessoas ajudando umas outras, a gente consegue dar a volta por cima, deixar um relato aqui, da questão da Defesa Civil, como é que tá funcionando a questão do relacionamento da Defesa Civil. O nosso en-genheiro agrônomo da prefeitura, o Carmo Heinzmann, na sexta pela parte da tarde ele terminou os laudos e os pareceres, que isso foi encaminhado e aí depois que for reco-nhecida pela defesa civil o evento que aconteceu aqui no nosso município, aí sim a Pre-feitura vai poder fazer o cadastro de telhas e parafusos pela defesa civil. Qual é o crité-rio do município, o nosso Executivo municipal enviou o projeto para cá, para doação de alguma telhas limitado em 10 por família, por casa, na intenção de inicialmente cobrir o estrago das telhas que estão mais prejudicadas, que estão mais afetados, para as pes-soas conseguir trocar essas telhas, e a ideia é a gente ter um posicionamento da Defesa Civil, se vai vir por parte deles algum material para o nosso município ou não. Então eu vejo que as prefeituras dos municípios vizinhos também estão agindo com semelhança, nossa prefeitura logo também, prefeito logo também se mostrou interessado por auxiliar as pessoas, a gente sabe que a nossa prefeitura não tem condição de bancar a recolo-cação de todos os telhados que foram quebrados nesse evento, como da outra vez o nosso município foi atingido por um temporal. Com certeza se a prefeitura tivesse a condição ou ele sendo que da Defesa Civil não venha nada, com certeza vai ser sim repensado dentro dos limites financeiros do nosso município, uma ajuda para essas pes-soas que tanto precisam. Seria isso.
Saudar novamente a todos. Então também finalizar falando meu entendimento, repito novamente, isso não foi uma atitude tomada pela Administração sem pensar, foi feito conforme embasamento das Assessoria da prefeitura, da DPM, das demais Assessorias, onde se optou a partir do ano de 2021, como diz bem certo aqui na resposta do pedido de informações e esses nomes que estão citados aqui, existe uma lei e a autorização assinada por cada um em cada uma das pessoas aqui, que tenha autorização para diri-gir. Então, ressaltar que ele não viraram motoristas, eles não estão fazendo o trabalho de motorista, em eventual momento eles vão dirigir um veículo no município e se eles qui-ser, eles aceitarem o risco e as causas e consequências que estão dispostas no acordo. Mas repetir de novo como eu falei da responsável, nenhum operário vai pegar a ambu-lância e vai levar algum passageiro a Santo Ângelo, os riscos existem, eles são eminentes para ambas as pessoas, para o Douglas que trabalha na empresa dele, por alguém que agricultor que vem aqui na cidade, se nós pegarmos aqui não tem nenhuma lei, mas quem mais anda no município do que os operadores de retroescavadeira, o nosso ope-rador de trator. São as pessoas que em grande parte do tempo mais se deslocam, eles são contratados como operadores, mas eles passam o tempo inteiro se deslocando dentro do nosso município. Então concordo com Eugênio, a gente tem que ter entendi-mento, não pensar no pior que aconteça, mas ninguém vai fazer uma coisa por mal, acontecer, acontece na Prefeitura, em empresas, na empresa que eu trabalho, tam-bém se eu pegar o carro da empresa, eu tenho o risco de me acontecer alguma coisa e eu sei que vou ser responsável. Então a prefeitura é mesma coisa e a empresa também sabe que tem responsabilidade sobre aquele veículo. Finalizo minha participação.
Senhora presidente, Nobres Colegas, pessoas que nos assistem em casa. Eu gostaria, como Vereador Jânio já falou, foi bastante debatido na Sessão passada, essa questão dos cargos e do termo para eles poderem dirigir. Acho que todos os vereadores tão ci-entes esses cargos que constam aqui são os que possuem autorização expressa, a partir do ano de 2021. Então antes de 2021, as pessoas que transitavam dirigindo veículo públi-co não tinha uma autorização assinado. Qual é o entendimento do prefeito e da sua assessoria, que precisa sim ter esse ter esse termo, que todos os funcionários assinam, ninguém deles é obrigado assinar, não é obrigatório a dirigir, mas eu vou fazer uma leitu-ra das cláusulas que dizem as quais o funcionário se comprometa. Cláusula primeira: fica acordado entre as partes e expressamente autorizado pelo Prefeito Municipal, tendo por base legal a lei municipal tal e tal, conforme a servidora em função das atribuições do seu cargo quando não tiver motorista disponível, dirigir um veículo do município des-de que munido com os documentos exigidos pelo código de trânsito, inclusive a sua car-teira nacional de habilitação em pleno vigor. Cláusula segunda: necessidade do expos-to na cláusula anterior se deve ao exercício das atribuições ao que o cargo se refere. Cláusula terceira: o servidor declara para os indivíduos fins que assume as obrigações, compromisso de usar o veículo do município exclusivamente para sua locomoção e transporte, quando for indispensável para o exercício das suas tarefas ou atribuições do seu cargo, declara também que se compromete a cumprir integralmente as prescrições contidas no código nacional de trânsito, em relação ao uso do veículo em serviço sub-metendo-se igualmente a todas as regras nele estabelecidas. Declara também que utili-zará somente veículos do município quando não houver motorista da prefeitura disponí-vel no momento da viagem, comprometendo ser sempre por estar Sua CNH. Declaro estar ciente das responsabilidades oriundas eventual dolo e culpa quando da utilização do veículo da prefeitura, principalmente diante da responsabilidade objetivo do municí-pio em caso de acidente. Cientificado imediato o seu superior hierárquico sempre que ocorrer algum fato que envolvam o veículo do município o qual dirigiu e assume tam-bém o compromisso com termo da responsabilidade sobre a grande atenção que deve ser dada pelo servidor quanto ao dever de cuidado que deverá dispensar o veículo e sua condução sobretudo em razão da responsabilidade objetiva da administração, arti-go 37, parágrafo 6° da Constituição Federal. Cláusula quarta: vigência desse termo de acordo e responsabilidade com autorização tem seu término para 31/12 de 2024. Por estarem entre acordo as partes, firmam esse termo de acordo e responsabilidade com autorização em três dias de igual teor. Então foi buscado uma forma legal de resolver isso, de autorizar os servidores não prejudica em nenhum momento o cargo de motorista da Prefeitura Municipal, a gente entende que o princípio de economicidade, que não conseguimos podem ver quantas pessoas tem a licença para dirigir o veículo, dentro das atribuições do seu trabalho. Que muitas delas são aqui dentro do nosso município e por cálculos feitos não conseguimos hoje viabilizar dentro da Prefeitura Municipal, um número de motoristas que possam ficar à espera para atender a locomoção desses pro-fissionais aqui que muitas vezes precisam se deslocar para outros locais dentro do nosso município ou ao redor dele, conforme a exigência. Com relação as outras colocações que o vereador Januã colocou aqui, a municipalidade tem ciência e me referindo mais em questão a pavimentação em frente do ginásio, a gente tem ruas aqui dentro do nos-so município também onde tem bastante moradores, que também precisam ser pavi-mentadas. Eu acho que no decorrer do tempo, no andar da carruagem, ao momento certo vai ocorrer também a pavimentação na frente do ginásio, tem muitas pessoas que moram aqui dentro da nossa cidade, que no seu dia a dia também nas suas casas que não tem a rua pavimentada, nós sabemos que tem quadras pavimentadas, que foram pavimentadas onde não temos nenhum morador, ruas, não quadras inteiras. Mas está aqui dentro do cronograma da administração, a hora que a Administração entender por bem que vai ser feito essa pavimentação também. Seria isso.
Repassar então a mensagem do Vereador Eugênio, fazer o convite para o jantar baile, na Linha Bonita, nesse dia 23 de setembro, animação Sandro e Giovani. Pessoal para finalizar assim essa questão do assunto leite. Eu acho que sempre que nós vamos para um debate para um embate político, tem culpados de ambos os lados, mas eu penso que enquanto nós ficar um rebatendo, atirando a culpa para o outro e o outro, a culpa para aquele outro, a culpa para aquele outro, porque eu não votei nesse, porque eu não votei naquele ou porque o teu fez isso, e o teu fez aquilo. Quem perde é diretamen-te quem está ali esperando, se nós ficar aqui debatendo em quem trouxe essas roupas, esses mantimentos, que foi mais do lado A ou mais do lado B e nós não levar isso até lá nas pessoas, isso não vai ter utilidade nenhuma. Como o Januã falou, quem fica mais prejudicado em todas as situações que acontecem com o leite. Sempre é o produtor a quinta Roda da carroça, é o produtor de leite, ele não está nem rodando junto, ele está lá no canto para ver se vai sobrar uma migalha para ele, é dele. Então queria falaram aqui altos de números, altos valores e que chega 45 dias depois da produção da primei-ra entrega, 45 dias depois o produtor vai ver quanto que ele recebeu para daí ele fazer o financeiro dele, é o inverso de todo e qualquer empresa e quem vende algum produ-to coloca quanto que custa aquele produto mais o lucro dele em cima o agricultor, é o inverso ele compra todos os produtos dele e em 45 dias depois alguém avisa ele, tu vai receber tanto, ajeita tuas conta aí porque é isso. Então isso é fazer milagre gente, isso é nadar contra a correnteza ainda mais em situações assim, vivemos de momentos altos e baixos, um efeito cascata. Repito como acontece em todos os outros setores também não gostaríamos que acontecesse que nem no suíno como Eugênio falou, onde perde-mos muitos produtores de leite, pequenos produtores, grandes produtores, também vão quebrar com essas oscilações muito fortes, toda a família que para de produzir leite lá no seu interior, na sua vila, na sua comunidade, vai vender as vacas, vai deixar de com-prar um monte de insumos, ração, de medicamentos, de semente de pasto, de semente de milho, de fertilizante, é um dinheiro que para de circular no nosso comercio local, é uma família que vem para as beiras das nossas cidades ou para dentro da nossa cidade, que não é mão de obra qualificada para trabalhar, muitas vezes empregos acaba one-rando mais o nosso governo ainda. Então eu penso que sim quando as coisas são de quando são momentos de união, precisamos ser unido com o foco eu estava lendo aqui a proposição e de alguns deputados sobre o setor de leite que eu acho que são de uma coerência gigantesca, primeira coisa proibição da reidratação industrial do leite em pó, tanto nacional quanto importado, a criação de políticas públicas e vigilância de contro-le de rastreabilidade desse leite em pó importado Como já foi falado cadastro e monito-ramento dos importadores para ver a qualidade que é o leite que os caras estão produzindo, se bate com nosso e o retorno da alíquota de soro de leite, inclusão do leite de produtos sujeito da tributações de país do Mercosul, eu acho que essas são as quatro bases que precisam ser feitas com urgência. Eu me despeço.
Caro Presidente, Nobres Colegas, Adriel, Jean, Juliana as demais pessoas que nos assis-tem. Preciso também por estar ligado diretamente ao agronegócio tanto como filho de produtor rural, quanto como atuar na área de vendas com produtos agropecuários, não posso deixar que dê demonstrar minha manifestação mostrar minha indignação com relação a crise que o setor lacto mais uma vez passa, conforme foi falado aqui, ocorre-ram durante vários governos problemas, crises dentro do setor leiteiro na suinocultura, na agricultura mas eu penso na avaliação que se faz a nossa região nosso Estado Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, vem sendo de uma forma os mais prejudicados dentro do nosso país quando falamos sobre o assunto leite, nossa região enfrenta três anos de estiagem, viemos de uma era de produção de leite com preços baixos com insumos caros com preços de soja altos com preço de adubos caros, se comparados ao litro de leite. Como o Januã colocou, tivemos em 2019 foi feita a retirada do antidumping dos produtos lactos europeus, em 2021 foi retomada a política de antidumping de pro-dutos europeus, ano passado em 2022 quando o nosso leite começou a valorizar um pouco mais aqui, numa época complicada antes das eleições foi ditado uma medida pelo governo para retirar o imposto do Mercosul com validade até final do ano, agora e já foi colocado aqui como nas outras vezes foi citado precisa ser feito alguma coisa, precisa ser dado um canetaço como nos combustíveis por exemplo, se criticava muito a questão do PPI o plano de qualidade internacional, o governo tirou o plano de quali-dade internacional mas mesmo assim não consegue ter um controle muito eficiente so-bre os preços dos combustíveis porque não temos refinarias dentro do nosso país então surgem e Temos vários problemas a nossa frente mas acho que o momento não é de culpar a, b, c como fizemos das outras vezes. Nós temos que nos unir, pegar nos unir principalmente as regiões aqui do Rio Grande do Sul, tivemos essa catástrofe que acon-teceu agora naqueles municípios e a gente fica muito triste pelas pessoas, se vê ajuda mutua a de todos aqui trazendo mantimentos, trazendo roupa, para as pessoas que es-tão nessa situação de calamidade, nossos produtores de leite também enfrentam. Quando vamos ver os preços Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são os mais prejudicados pela entrada de leite do Mercosul, se pegarmos os preços de Minas Gerais São Paulo as regiões para lá o preço do leite, tem um valor um preço satisfatório que se nós tivéssemos recebendo 2,60 que eles recebem lá estaríamos bem, então o governo precisa entender que Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná tão numa situação complicada, delicada, diferente daqui um pouco do resto do país, mas se querem trazer um produto fazer o produto baratear na prateleira e isso tanto leite, quanto a carne, quanto qualquer outro produto. Eu acho que precisa ter então ser iniciado com uma política de incentivo de subsidio ao produtor, não deixar uma importação correr solta ou não quebrar, eu não sou um economista para dizer o que que vai trazer para o Brasil a quebra do acordo de importação de leite e qual o prejuízo que isso vai dar no Mercosul ou não, com relação eles barrar alguma outra importação. Nossa mas que querem dei-xar seguindo o leite entrar porque eu penso que deve tá faltando leite, se não iam estar trazendo aqui para dentro, então que cria uma política de preço mínimo para o agricul-tor ou subsídio por litro de leite. São medidas eu acho que são escancaradas assim, que precisam ser tomadas de momento de fato não é para amanhã, então o governo pre-cisa ver a situação e tomar uma atitude, não adianta vim com conversas bonitas ou com ideias de plano safra com mais 30% de isso, daquilo, precisa resolver o nosso pro-blema que é para ontem é claro e é fácil de ser resolvido. Seria isso.
Presidente, Nobres Colegas, gostaria de saudar a todos vocês, as pessoas que nos assis-tem em suas casas também. Quero informar que, foi movido uma abertura de crédito que se deu ante um projeto, quero agradecer nosso Deputado Estadual Valdeci de Oli-veira, no ano passado foi presidente da Assembleia Legislativo do nosso Estado, agora como já é de conhecimento de todos vocês, os Deputados Estaduais também possuem valores de recursos de Emendas, então o presidente da Assembleia Legislativa do Esta-do do Rio Grande do Sul, no ano passado destinou e agora chegou para nós 100.000,00 reais. Também dizer que foi cadastrado essa semana, uma Emenda da Deputada su-plente Reginete Bispo, ela assumiu na suplência do Deputado Paulo Pimenta, que passou a ser Ministro da Secom, e ela também destinou para o nosso município de São Pedro do Butiá 160.000,00 reais para custeio na saúde. Então, fazer essa menção dessas duas figuras, agradecer a eles mais um recurso para a saúde que é um órgão em um setor muito importante dentro do nosso município. Seria isso
Então, Vereador Vilson, só para contribuir nisso, essa lei, sim ela é dispensa de licitação nesse valor, mas é no valor de um ano inteiro. Então a Prefeitura não pode utilizar mais do que esse valor durante um ano todo, não dá para fazer uma licitação de 13 mil reais e comprar o resto aqui, entende. Então inclusive está sendo feito uma nova licitação, para materiais de iluminação pública hoje, conversamos à tarde com o Prefeito, quem veio até a prefeitura aqui para passar as descrições do material a ser comprado é o funcionário responsável pelo setor, que faz a descrição para as coisas que vão ser compradas dentro dessa licitação. Então não é simplesmente assim a lei 8666 é dispense de licitação até tanto, é, mas não é simplesmente que pode ser comprado tudo aqui. Se ultrapassar esse valor no ano perfeito vai ser apontado. Então como é que eu comprei esse mês 3 mil reais em iluminação pública, mês que vem cinco mil e depois eu fiz uma licitação, não é tão simples assim a questão da dispensa. Só para contribuir com esse assunto, e isso para mim está encerado.
Presidente, Nobres Colegas, gostaria de utilizar um momento a palavra aqui para, eu acho que precisamos esclarecer algumas coisas. A gente, às vezes, tocamos em alguns assuntos com pertinência, mas as coisas precisam ser esclarecidas para nossa popula-ção. O assunto de pontes, já várias vezes foi citado aqui, já foi comentado várias vezes aqui sobre os valores que saíram essas pontes que foram licitadas no nosso município, agora temos de novo então essa questão de construção de pontes ou galerias e deixar bem claro para as pessoas, para os colegas, que o setor de engenharia da prefeitura, setor licitações, ele não inventa um valor do nada, para construção de uma ponte ou para o início da licitação do valor de uma ponte. Existe uma tabela, que é a tabela SI-NAPI, desenvolvida pelo conselho de engenharia, o qual define regulamentos padrões de valores de pontes, de galerias, e sobre esses valores que o engenheiro da prefeitura repassa ao setor de licitações e são feitas as licitações do nosso município, a empresa que fora vencedora vai receber o valor pela construção da ponte, tal e qual tem a co-tação pela tabela. Como o Eugênio já colocou, a questão de galerias, então, onde não são locais de tanta vazão de água e que a galeria suporta isso, quem vai nos dizer é o engenheiro responsável da prefeitura, então se é viável ou não a colocação de uma galeria, vai ficar cargo desse cara responsável pelo setor. Eu preciso também parabeni-zar o prefeito pela iniciativa, Vereador Eugênio já colocou, da reformulação da lei dos valores de serviço de hora máquina, os quais ele vai regulamentar por decreto e tam-bém pelo desconto dado aos bons pagadores, que será um desconto muito bom de 35% para quem pagar dentro do prazo de 30 dias, produtores como de praxe vão ser notificados da prestação do serviço, vão assinar a prestação de serviço e a partir do dia que for lançado aqui na prefeitura, vão fazer a quitação dentro do prazo 30 dias e vão ter o direito ao desconto. Então as horas máquinas vão voltar a ter um preço muito bom aqui, para os nossos municípios que nem o Eugênio falou, eu acho que precisamos in-centivar eles, os nossos agricultores, como o Moacir falou também, as empresas, as in-dústrias do nosso município também estão contempladas dentro desse projeto, a gente espera que mais indústrias do nosso município, empresas se instalam dentro da área, da nossa área industrial. Eu gostaria também de me somar ao Vereador Luís e ao Januã, que comentaram na questão da Praça da Butiá Inferior, a praça foi feita uma etapa de-la com um recurso, inclusive de emenda do deputado Bohn Gass, foi concluída na Ad-ministração passada, inclusive nem fui convidado para inauguração da Praça lá, que teve, foi repassado para mim também algumas reclamações de que estavam o banhei-ro com algumas, com sujeira e com algumas folhas de forro caído, de fato vim aqui na Administração, acho que é nosso papel, Luís e Januã, também da comunidade trazer isso. Mas a Administração aceitou e com bons olhos vamos ter nos primeiros dias, nos primeiros momentos, uma atenção especial com aquela Praça, já que o voluntariado acabou que não se concretizou, não conseguimos dar seguimento aquilo. Com relação a luz pública também, que nem Eugênio falou, nós escutamos argumentos de um lado e escutamos argumentos de outro lado, quando falamos com o Secretário com o Chefe de Obras. Então vamos esperar voltar de lá o retorno e acho que na próxima Sessão, a gente pode ter um diálogo sobre essa questão, eu acho que para que de uma vez por todas seja sacramentado isso, nosso município precisa que as pessoas tenham ilumina-ção pública sim, é um direito, é um dever da Prefeitura cumprir isso. Mas temos bastante coisas com maior relevância de debate, acho que dentro dessa Casa, também para não ficarmos sempre batendo nesse ponto, acho que a Secretaria nos dando uma posi-ção lá de cima, vai vir por escrito isso. E aí nós podemos, o Prefeito também pode tomar sua posição para que isso seja resolvido de uma vez por todas e pare com esse impasse. Seria isso.
Senhor Presidente, Nobres colegas, pessoas que nos assistem de casa, eu acho que es-tamos mais uma vez comentando aqui sobre esse tema, essa questão da pavimentação da Avenida, acho que todos os colegas sabem como é que funciona, é um processo de licitação, então nossa Avenida veio por vários anos se deteriorando, podemos ver que nenhum dos planos de governo de A ou B, tinha uma proposta de recapeamento da Avenida, mas durante o primeiro ano da nossa Administração Avenida teve uma de-terioração rápida vimos isso, assumimos o problema, encaminhamos uma licitação e o vencedor da solicitação foi esse senhor, que eu acho que também Presidente poderia ver se ele concorda e numa próxima sessão vir até a Casa e nos explicar como é que funciona, explicar para nós e para a população como um todo como é que funciona um recapeamento de asfalto à frio, porque até o ponto que eu sei esse senhor então, ele foi o mesmo que fez Avenida na época também se teve bastante contestação so-bre a durabilidade da Avenida, e Avenida durou até o momento da reforma agora en-tão, e este senhor garante uma durabilidade muito boa dessa recapagem da Avenida, eu acho que ele poderia ser trazido até a Casa, se assim ele concordar, chamado e ex-plicar para nós e para nossa população, como é que funciona, ele já teria dito que esse asfalto vai trabalhar em torno de uns 6 meses com o pinche, como é uma recapagem até então não havia sido feito nenhuma recapagem, foi asfaltado ruas aqui em São Pe-dro Butiá em cima de calçamento, foi asfaltado ruas à quente na nossa Avenida Júlio Schwengber, em 2017 que agora já foram recapados junto no mesmo processo, que também tiveram uma baixa durabilidade, na 25 de Julho também quando foi asfaltada na época por uma empresa terceirizada se teve problemas onde veio uma chuva lavou bastante material fora teve que ser feito novamente, mas eu acho, como eu não sou não tenho conhecimento para entender de asfalto, ouço o que ele fala, o que o prefei-to diz que ele fala para Administração e ouço que o prefeito juntamente com o enge-nheiro Roaldo que é o responsável, foram até outras prefeituras se informar realmente do trabalho prestado por essa empresa, onde apenas ouviram coisas boas, que os pre-feitos dizendo que ficam felizes quando essa empresa vende uma licitação, porque o serviço prestado é um serviço de qualidade. Então acho que nós temos que entender o funcionamento da obra e o tempo vai dizer a durabilidade dela ou não, então quem está certo quem não está certo, eu espero que tenha durabilidade que esse senhor nos fala e nos garante e em cima disso porque o que alicerce esse serviço, como Jânio fa-lou, se não tiver uma durabilidade com certeza vai ser tomado alguma ação da Prefei-tura, mas temos que entender ele a forma de trabalho também para depois, poeira concordo atrapalha muito o comércio as famílias moradores, mas toda vez que se tem uma obra uma reforma seja na nossa casa seja em qualquer local a sujeira ela é uma consequência, concordo que teria que ser um período mais rápido. Inclusive a prefeitu-ra tentou auxiliar o máximo possível para diminuir esses efeitos, lavou bastante com as molhadas, lavou bastante o pó de brita para baixo que era justamente para ele estar ali quando o piche fervesse, os carros andarem e o asfalto se alisar, foram as atitudes que foram sendo tomadas para minimizar esses efeitos, mas eu acho que, Presidente caberia se todos, se forem de acordo e ele viesse a se disponibilizar a prestar esclarecimento para nossa população.
Senhor presidente, nobres colegas, só para colaborar aqui com a proposição do verea-dor Vilson, comentei a pouco antes, com o pessoal da Prefeitura, da Secretaria de Edu-cação, vai ser vai ser pintada toda a escola da Vila Butiá Inferior, com certeza já dentro disso vai estar essa revitalização do painel de entrada do Colégio, também a questão do ginásio, a gente é sabedor do estado que aquele piso se encontra, infelizmente aqui-lo ali já vem se perpetuando por anos, lembro que na primeira administração do prefeito Sep, foram feitas algumas melhorias, aquele piso infelizmente sempre acaba aconte-cendo isso. Trabalhar para fazer uma melhoria naquele piso, por hora, daqui uns dias o prefeito e mais uma equipe vão ir à Passo Fundo, para verem alguns modelos de pisos para ginástica para nossa praça, para que seja feito aquilo ali, para que fique bom a prática de esportes, então eles vão conhecer diversas formas de assoalho, principal-mente a céu aberto, como ali na praça vai ser a céu aberto, então toda a questão de animais, de bichos que podem acabar transitando ali, para que a gente seja bem asser-tivo na escolha do melhor assoalho também para essa questão da quadra de esportes que vai ser feito ali na praça, então vai estar sendo determinada a primeira etapa, que é os banheiros e a cobertura ali, a colocação do assoalho então, depois vai ser coloca-do, vão ser removidos aqueles brinquedos, vão ser colocados os brinquedos novos e o piso emborrachado e para frente, a Administração pensa em fazer uma cobertura de um palanque oficial, uma coisa que também já veio perdurando por tempos, passando várias administrações, a gente, na medida do possível e se possível, queremos trabalhar a questão de uma cobertura ali para ser feito no palanque oficial. Seria isso.
Senhor presidente, Nobres colegas, gostaria de deixar aqui registrado um convite, no dia 24 de novembro, teremos na quinta-feira, às 20:00 horas, no Clube União Butiá, tere-mos uma palestra do Novembro Azul, “O Poder da Atitude”, o palestrante será o Mauri-cio Anchieta, que é empresário, palestrante e treinador comportamental, criador de inúmeros treinamentos de desenvolvimento pessoal e profissional, então, um evento em parceria com a Prefeitura, Emater e com a Liga de Combate ao Câncer, importante confirmar a presença até o dia 22/11, com a Rose Vogel na prefeitura ou no Posto de Saúde, para a organização da janta ou com a Cristiane Boesing, também da Liga de Combate ao Câncer. Seria isso.
Senhor presidente, nobres colegas, auxiliar administrativa Luana, assessora jurídica Julia-ne, Adriel que faz nossa transmissão, e todas as pessoas que nos assistem de suas casas. Gostaria de me manifestar também com relação ao pedido de providencias do Verea-dor Jânio, eu já havia citado aqui em alguma outra ocasião, essa Rua, a Rua B, já está comtemplada no Pavimenta RS, então no programa foram licitadas doze quadras, oito ruas, dentro do município inclusive a Rua B, dentro da Área industrial é uma delas. Então a Prefeitura, a administração já tinha o entendimento da necessidade de realização de pavimentação lá naquela rua, então assim conforme o andamento, pessoal está traba-lhando agora nas proximidades da creche, vão fazer primeiro aquele pedaço ali e du-rante a execução vai ser atendido então, já está certo que vai ser executada pavimen-tação naquela rua. Gostaria também de dar um pouco de relevância aqui, foi compra-da então, a gente vai ter um pouco de dificuldades na questão da manutenção das luzes públicas, por um período porque o caminhão da Prefeitura foi levado para a colo-cação dessa prancha, adquirido num valor de 76 mil reais, então até esse caminhão re-tornar com o muque, esses serviços vão estar um pouco prejudicados nesse momento. Com relação a pedidos de informações, Januã, eu não sei qual pedido de informações não teve resposta faz meio ano, pois até tem prazos para os pedidos de informação, tem prazo para retornar do Executivo para Casa. Não posso me recordar de um que não tenha retornado nos prazos aqui para Casa. Seria isso.
VEREADOR DOUGLAS: Sr. Presidente, Nobres Colegas, assessora jurídica Juliane, nossa auxiliar administrativa Luana, o Adriel que nos assessora ai na transmissão, eu gostaria também com curtas palavras me manifestar sobre a Moção de Apoio eu penso que tanto os professores como todas as categorias de servidores, ou municipais, ou estaduais, ou federais tem o direito a reposição salarial digna e a gente sabe que muitas classes, eu bem me lembro, os professores tiveram na época do Governador Tarso uma grande luta para reposição salarial, onde muito se falava de piso salarial para os professores, mas os servidores, professores naquela época se não me falha a memória receberam um aumento de em torno de 76% naquele governo e também os avanços de classes, tanto é que diz ali no ano de 2014 a té 2021 a inflação teve uma grande suba como o Vereador Vilson bem colocou e os reajustes aos servidores foram poucos, então fica meu apoio aos servidores mas também a todas as classes dos funcionários, tanto estaduais, federais ou municipais. Com relação a questão da iluminação pública inclusive no sábado durante o dia eu conversava com o Maristeu e hoje passei aqui e conversei com a servidora Diana e as lâmpadas pra reposição foram adquiridas pela Prefeitura, com relação as hastes temos também bastantes solicitações e se pretende fazer uma licitação para a compra das mesmas. Com relação ao patrolamento das estradas na Linha Butiá Inferior, no sábado inclusive estava acontecendo esse patrolamento e infelizmente uma das patrolas estragou na parte da tarde já, conversei também com o funcionário Marino sobre a questão e ele achava que seria então no chicote que esta patrola já tinha então estragado esse chicote e na época foi consertado, foi feito o reparo dele, então ocorreu agora novamente esse defeito na máquina onde se pretendia fazer a conclusão desse patrulhamento, principalmente dessas vias da Butiá Inferior a gente muitas vezes queria dar uma atenção maior e única e exclusiva para as estradas, acho que nisso vem a calhar a questão da demanda que o Vereador Eugênio gerou com seu Deputado Paulo Pimenta na questão da draga que vai ser uma ferramenta muito importante para o nosso município, onde nós já vamos soltar o material e carregar com a mesma máquina então vamos ter uma eficiência muito grande na questão de material pras nossas estradas que hoje envolve um pouco mais, uma máquina soltar mais um carregador, então facilita bastante. Pra gente conseguir dar a devida atenção e conseguir manter as estradas de uma forma satisfatória para os nossos munícipes. Parabenizar também a administração pela iniciativa da parceria com o Governo do Estado, a gente espera que o nosso município seja comtemplado pelo projeto Pavimenta pra gente conseguir também trabalhar a questão da pavimentação das estradas aqui da nossa cidade e também interior com recursos com a gente pretende.
VEREADOR DOUGLAS: Senhor Presidente, Nobres Colegas, Adriel que está nos dando suporte, nossa auxiliar administrativa Luana, e também o pessoal que nos assiste de casa. Gostaria de parabenizar o Presidente pela atitude de contratação do serviço do Adriel, tínhamos muitas reclamações das nossas lives da câmara, as pessoas acabavam não conseguindo ouvir e entender sobre os assuntos aqui comentados, eu acho que a câmara é a casa do povo, e nossos debates e conversas precisam chegar ao povo com qualidade. Eu gostaria de conversar com os demais colegas, conversei hoje com o deputado Marcon e ao que eles falaram amanhã se encerram as indicações das emendas dos nossos deputados, então como comentado já muitas vezes aqui na câmara, nosso município com orçamento ´próprio é limitado e a gente nos pequenos municípios dependem muito das emendas parlamentares, então que conversem com seus deputados, para que conseguíamos viabilizar recursos para o nosso município. Conforme a proposição do Vereador Colega Adriano foi comentado uma vez e eu acho que foi uma das primeiras coisas que o secretário Luis Heck nos trouxe em reunião foi a questão dos uniformes para o pessoal das obras, foi debatido a ideia e a gente se depara nos custos, com certeza tudo hoje em dia envolve dinheiro, mas essa ideia já havia sido levantada uma vez e eu não sei até que ponto a administração foi atrás mas é interessante é louvável, se todo mundo tiver uniformizado a gente vai olhar e olhar e dizer não aquele ali é um servidores públicos, vou ali pedir uma informação pra ele, é uma boa ideia e acho que cabe a Administração analisar com carinho para ver se pode colocar em prática. Seria isso.
Vereador Douglas: Senhor Presidente, Nobres Colegas, Adriel que nos assessora, junto com a auxiliar administrativa Luana e as pessoas que nos assistem através da live. Gostaria de comentar sobre essa colocação da questão da Lei 173 e também concordo contigo Januã,que os nossos funcionários merecem ter a reposição até onde eu sei existe uma tratativa do pessoal que está a frente do Sindicato dos trabalhadores, e foi conversado com o Prefeito, não se tem um entendimento bem claro sobre essa questão, foi citado na DPM uma posição e não se tem entendimento até mesmo da questão do reajuste que não pode ser repassado, então vai um pouco da questão de cada Prefeito e junto com eles foi comentado de se criar uma conta e depositar um valor percentual com relação a essa reposição para que uma vez findada a pandemia no ano que vem seja reposto isso, o valor desse ano e mais o reajuste com aumento no próximo ano então. Até onde eu sei essa conversa foi tida com o Prefeito, essa conta já foi criada e tá sendo feito esse depósito para que os funcionários não fiquem sem ter essa reposição de fato. Se o Prefeito talvez fizer essa reposição nesse ano ele pode ser apontado, alguma coisa, então até nesse momento o que eu sei, é que teve essa conversa e ficou acordado isso aí. Seria isso.
Vereador Douglas: Só para contribuir nessa questão, a questão dos alvarás também foi solicitado para a DPM talvez alguma redução no valor dos alvarás mas como já havíamos falando sobre essa Lei 173 é complicado o aumento de gastos e também a questão da redução das entradas, das receitas, então foi enviado da mesma forma junto para a DPM, mas a gente vai aguardar uma posição deles para dar uma resposta satisfatória em relação a essa parte do alvará. Em havendo possiblidade, em conversa com o Prefeito ele se mostra disponível e favorável e entende a situação como um todo que nosso comércio, nossas empresas enfrentam e tanto é que comentamos do parcelamento de até seis vezes, pra tentar fazer levar o máximo de tempo para a nossa população conseguir se adequar e conseguir pagar essas obrigações.
Vereador Douglas: Só para complementar essa questão da reposição o Prefeito está acompanhado nossa Sessão da Câmara e informou que a conta já foi criada e já foram depositados 70 mil reais e esse acordo foi feito justamente com os funcionários e ano que vem então eles vão ter essa reposição, esse dinheiro já está guardado e mais a reposição do ano que vem e talvez algum possível aumento se combinado com o Sindicato dos nossos Funcionários Públicos.
Vereador Douglas: Senhor Presidente em exercício, Vereador Eugênio, Nobres Colegas, nossa auxiliar Luana, com relação a esse pedido de informações, eu tinha comentado esses dias com o Prefeito e pelo que me parece eles se informaram, e pode sim ser enviada a relação com os nomes, inclusive como ele comentou com a Luana, comigo ele também tinha falado, que iram encaminhar até a secretaria da Câmara, não sei por qual motivo ainda não ocorreu mas eles vão estar enviando esses nomes. Só ressaltar que esses nomes é uma questão um pouco de sigilo e que fique entre nós vereadores, mas serão enviados sim, com os nomes. Outra coisa, com relação as lâmpadas de LED, inclusive esses dias eu havia solicitado pra dar uma vistoriada na Butiá inferior, daí o Maristeu e o Luís comentaram comigo sobre os LEDS aqui da avenida, eles estão vendo alguma coisa também, pois não faz muito tempo que foram instaladas e por ser LED estavam verificando se não tem alguma garantia, inclusive pelo que o Vereador Jânio falou, pela quantia de LEDS que já estão sem funcionar e pelo valor dessas lâmpadas eles queriam ver se tem alguma garantia em relação a isso, mas são sabedores já do problema. Tecnologia muito boa, mas a duração dessas lâmpadas foi curta né, seria isso.
VEREADOR DOUGLAS: Senhor Presidente, nobres colegas, nossa auxiliar Luana e demais que nos assistem pela nossa live na internet, gostaria de me manifestar sobre a nossa moção de apoio ao ensino noturno no nosso município, nos reuniram no fim de semana passado, num sábado pela manhã prefeito, alguns integrantes da administração, alguns vereadores, juntamente com o deputado estadual Valdeci de oliveira do PT e esteve presente também as professoras Teresinha Jaescke, Nelci Scher, onde ela trouxe até o deputado a preocupação com a extinção do ensino noturno no nosso município, o deputado prontamente se solidarizou a causa, a gente sabe da importância dos alunos q frequentam esse estudo noturno, que são geralmente jovens que trabalham durante o dia e que estudam à noite, como a diretora do colégio bem colocou tem toda a questão dos professores, o deputado viu com bons olhos, já me pediu na segunda pela manhã o contato direto da diretora, ele já havia conversado direto com o pessoal da Secretaria Estadual de Educação e eu acho que com tramites vamos ter bons resultados e talvez vamos conseguir manter o ensino noturno no nosso município. Com relação ao pedido de informações eu gostaria de frisar algumas coisas, na época em 25 de maio de 2020, solicitamos também ao então Secretário o Narciso sobre a questão de vacinação contra a gripe na época de quais os grupos e quais as pessoas que teriam sido imunizadas e veio então a resposta dele, onde ele diz “não temos lista de pessoas imunizadas, e sim o quantitativo de pessoas que receberam a vacina por grupo prioritário” mais ou menos de acordo com o que a atual Secretária de Saúde falou antes aqui numa conversa entre nós e ela. Concordo com o Vereador Jânio, inclusive estava juntamente com ela e com o Prefeito um pouco antes da Sessão e somos defensores da transparência, cumprimos a vacinação, como ela garantiu e o Prefeito também, as regras pelos grupos e pelas pessoas conforme vem da Coordenadoria Regional da Saúde dando as regras e instruções e se possível gostaria também que ela nos respondesse, talvez o presidente envie um pedido de informações para ela, que se tem alguma instrução de que não se possa fornecer esses nomes, alguma parte jurídica, que seja enviado à Câmara também acho que com certeza somos do lado da transparência e não podem ocorrer erros, acho que o prefeito também tem a honra de mostrar a transparência e que foram vacinadas apenas as pessoas dos grupos, da minha parte seria isso.
VEREADOR DOUGLAS: Senhor Presidente, Nobres Colegas, eu acabei me esquecendo antes só para chegar então a um pouco mais de pessoas que nos assistem com relação como o Jânio falou né se tem uma preocupação com isso em relação ao estado e conversava esses dias juntamente com o Prefeito e com a Secretária de Saúde sobre isso, de como é que vai ser vacinado um membro familiar, mas acabei saindo e não participei da conclusão do assunto, mas creio eu que a família deve ter indicado um membro que mais tem convívio com o acamado, nesse caso. Outra questão então pra deixar bem ciente, como a Secretária disse, todos os nomes são enviados pra o promotor, e esses nomes ficam lá arquivados junto com eles, inclusive para provável fiscalização também. Interessante como falei antes a nossa parte de fiscalizar e sou companheiro e acredito que as coisas estejam funcionando e de forma correta, inclusive tem essa cobrança dos órgãos que tá todo mundo atento. Seria isso.
Vereador Douglas: Senhor Presidente, Nobres Colegas, Ex-Secretário Narciso, nossa Auxiliar Luana, pessoal que está nos assistindo de casa, estive a pouco antes com o Prefeito José Henrique Heberle ele me pediu para fazer algumas ponderações em relação a algumas demandas que vem surgindo logo no início da administração aqui, principalmente quanto à conversação e manejo das nossas estradas, todos são sabedores, nossas estradas estavam bastante debilitadas e a gente iniciou já os processos e buscamos bastante propriedades para soltar material, soltamos uma boa quantia de material, fizemos ali no acesso pelo desvio, que tinha Butiá Inferior, agora o encascalhamento de um bom pedaço que estava bem ruim a estrada nesse local. Procuramos patrolar boa parte das estradas no nosso município mas a carência, seria a base da nossa estrada, que tá um pouco debilitada e nós teríamos que levar material para recuperar essa base e assim sucessivamente ir melhorando um pouco a condição das nossas estradas. Estamos buscando algumas propriedades que possuem então o material que nós chamamos de “cupi” pra gente passar por cima do cascalho e tentar melhorar um bom, cada vez mais, a condição de nossas estradas. Com relação também a iluminação pública temos muitas demandas pedimos aos munícipes que nos entendendo em todas as áreas, que agora é um período em que muitos servidores estão de férias e então a gente tem um pouco de dificuldade de atender as questões, mas a partir da metade de fevereiro volta um pouco mais ao normal a rotina e a gente consiga atender essas demandas. Não sei, Januã, ao que tu te refere nessa questão de fechamento de caixa, isso realmente não é final de ano que é feito segundo algumas informações que procedem que eu tenho também. Alguns dias atrás até aqui inclusive veio até nós pelo José Lucas o balancete das contas, seria isso.
VEREADOR DOUGLAS: Senhor Presidente, Nobres Colegas, Nossa Auxiliar Administrativa Luana, aos novos Vereadores eleitos que tomarão posse então agora no dia 1, Cristiane, meu amigo Januã, meu amigo Vilson eu gostaria então aqui de utilizar esse espaço para parabenizar o presidente da Câmara aqui nesse ano de 2020, o Ariel, colega que fez um belo trabalho, gostaria também de parabenizar ao prefeito Martinho e vice Elói pela gestão que tiveram, eu acho que todos os prefeitos e vice-prefeitos que até hoje passaram pelo nosso município deixaram sua contribuição e sua marca, como também parabenizar todos nós vereadores aqui dentro dessa casa pelo tr5abalho harmonioso, com cautela, convicção e fazendo a boa política que é a questão do debate da discursão para um município melhor, onde eu acho que somos exemplo, como já falei muitas vezes, para os demais municípios, dentro desta questão do debate e da construção do município melhor. Gostaria também de contribuir com a ideia que o vereador Jânio colocou sobre a questão das feiras, fui vice presidente no ano passado da ExpoLeite, onde a Patrícia Heck foi então Presidente e acho que a gente já deu na época um passo para fazer uma feira sustentável e tínhamos muito medo de início mas conseguimos com a arrecadação de r4esucios e patrocínio tivemos então somente a injeção de 20 mil reais que foi o dinheiro de devolução da câmara na época e tivemos uma sobra de não me lembro especificamente mais um valor sobrou para o caixa da arpe, da associação, que o vereador Eugenio participa também, mas é um valor superior a 20 mil reais, então é uma cosia que sempre se falava muito de despesa de feiras, mas uma feira bem organizada, ela bem trabalhada, ela não é necessariamente que ela precisa dar despesas ao município, Outra coisa interessante que até tinha vindo um projeto aqui sobre uma desapropriação de uma área apara a ampliação do nosso parque, esses dias com a nova equipe de governo a gente já conversou sobre isso, é uma proposta que a gente vai fazer ano que vem, desapropriação, nosso parque está cada vez mais enxuto, e a procura por expositores nas nossas feiras é grande e eu acho que é uma melhoria que agrega bastante no nosso Município. No mais pessoal pedir escusas por alguma ou outra coisa que possa tê-los magoados neste últimos anos de trabalho e desejar a todos em Feliz 2021 junto com suas famílias e as pessoas que nos assistem em casa também um Feliz 2021, de alegria, saúde e paz para todos.
VEREADOR DOUGLAS: Senhor Presidente, Nobres Colegas, Nossa Auxiliar Administrativa Luana, nossa Assessora Jurídica Juliane, e futuro colega Vilson Wilgen, queria te parabenizar também pela atitude de ter vindo aqui acompanhar a sessão e preparar o seu trabalho para o ano que vem, você está de parabéns, já vai pegando o espírito da coisa. Gostaria também de ocupar esse espaço então para desejar meus votos de muitas felicidades pela passagem do Natal, a todos os Colegas, às pessoas que nos acompanham através da live pelo Facebook, e a Juliane e para a Luana, a gente espera que o próximo ano seja um ano próspero e de muito mais saúde, é o que nós precisamos nesse momento grave que o nosso país, nosso mundo passa, é o bem mais precioso que podemos ter nesse momento e que esse Natal seja repleto de sonhos e realizações para todo mundo junto com suas famílias e que consigamos seguir até o final do ano e ano que vem sempre trabalhando, e desempenhando bem nosso trabalho aqui dentro da Casa, com harmonia, como o Vereador Jânio bem colocou, buscando sempre o prol e progresso do nosso Município. Seria isso.
VEREADOR DOUGLAS: Senhor Presidente, Nobres Colegas, assessora Juliane, nossa auxiliar administrativa Luana e a todas as pessoas que nos acompanham mais uma vez através da nossa transmissão no facebook, eu gostaria de agradecer a cada um e a cada uma dos nossos munícipes pela recepção, acolhimento que tivemos durante essa caminhada do pleito eleitoral, agradecer em especial as 152 pessoas que me confiaram seu voto pra seguir aqui dentro da câmara desempenhando nosso papel de fiscalizar, legislar, de trabalhar pelo bem da nossa população, parabenizar também os quatro candidatos, prefeito e vice dos dois lados, o Sep e o Valter que saíram vitoriosos, mas também parabenizar o Martinho e a Adriana pelo belo pleito que realizaram, e que foi visto pela diferença de votos que ocorreu, então parabenizar também ele, a gente sabe, nós candidatos a vereadores como é árdua a caminhada nesses 45 dias e acho que todos os que concorreram estão de parabéns, infelizmente a gente sabe que somente um prefeito e vice prefeito se elegem e apenas 9 candidatos, mas isso não quer dizer, mesmo tendo perdido o pleito anterior o Sep manteve sua conduta, manteve seu trabalho junto com as pessoas e agora e agora então concorrendo de novo obteve êxito. Assim serve a todos os candidatos, com a gente diz popularmente, colocaram a cara a tapa, eu acho que todos eles somaram e todos eles foram muito importantes em ambos os lados, meus parabéns a todos então e muito obrigado.
Vereador Douglas: Senhor Presidente, Nobres Colegas, nossa secretária e assessora, soldado que se faz presente aqui e a todos que nos acompanham nas suas casas, eu gostaria de me manifestar também com relação ao projeto da praça na Vila Butiá Inferior que está sendo executado depois de alguns anos já na época da nossa administração, administração “Sepp” e Valter se tinha dado início junto a uma etapa do ginásio, o ginásio então foi concluído agora com a aplicação dos recursos do Deputado Elvino Bohn Gass superando 750 mil reais e a praça da Vila Butiá Inferior então estava incluso junto numa etapa desses valores empenhados. Eu gostaria de ressaltar e também agradecer a Presidente da Comunidade que era a Ignes Steffens onde fizemos uma reunião juntamente com o Vagner que trabalhava na época na questão dos projetos pra conseguirmos passar a área que estava no nome da Mitra para a Prefeitura para depois conseguir recurso para ser empenhado lá, que seja então feita e construída essa praça. Então eu acho que vale ressaltar isso, que seja um espaço muito bom, muitas pessoas faziam caminhada junto ao campinho de futebol ali na Butiá Inferior e agora podem utilizar aquele local pra lazer, pra tomar um mate, pra confraternizar na hora que passar a pandemia e que traga bons frutos para a nossa comunidade. Também gostaria que fosse encaminhado um expediente a Secretaria de Obras, já solicitei duas vezes nessa casa com relação a iluminação pública na Boa Esperança, e o problema persiste os moradores dizem que a luz pública lá não está funcionando e na Butiá Inferior um reparo da água, já solicitei também por aplicativo de telefone pro secretário de obras e não foi realizado o reparo, já faz mais de três semanas que os moradores vem me pedindo essa questão desse reparo e não aconteceu. Seria isso.
PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO: Senhor Presidente, Nobres Colegas, Assessora Juliane, secretária Luana, pessoal que nos assiste através do Facebook, gostaria também de parabenizar, de parabenizar a nossa população neste momento da questão da pandemia que estamos passando pelo cuidado que vem tendo e que sigamos alertas e parabenizar o executivo pelo interesse em manter a bandeira, em manter nosso comércio aberto, acho que cada um de nós precisa sim, neste momento fazer a sua parte. Outra coisa que eu queria citar aqui, pedi um tempo atrás para darem uma verificada no questão da luz pública, gostaria então que fosse pedido então um expediente lá pro secretário de obras para dar uma revisada então porque a população me passou que não foi revisada a iluminação. Outra coisa também, me desloco bastante aí pelos interiores do nosso município, e várias vezes já me chamou a atenção, mas nunca comentei, a questão do trator que fica tocando a bomba ali no poço, na descida aqui logo depois do trevo a direita indo em direção ao Taipão. Eu não sei qual é o motivo, não sei se algum colega sabe nos ajudar, até para esclarecer a população, o motivo que não acontece a ligação de luz naquele local, isso já não é de agora, isso vem de anos e se nós formos ver um trator parado com um gerador pra tocar um poço é um investimento e um maquinário que muitas vezes poderia estar sendo utilizado pra nós em alguma questão agrícola, como bem comentamos antes durante a avaliação, nosso município é extremamente agrícola e muitas pessoas necessitam serviços de máquinas e perguntam porque que parar um trator e um gerador pra tocar um poço. Então talvez se alguém souber ajudar, ou talvez na próxima sessão, o Prefeito nos passe uma resposta, pra termos uma posição para mostrar pra essas pessoas. Bastantes pessoas também comentaram sobre o valor da água, se o Prefeito puder mandar pra nós um entendimento porque que deu um pouco alterado o valor da água esse mês seria interessante pra gente falar para as pessoas, a gente não quer sair por aí divulgando algo que não é verídico então ele pode retornar pra nós uma posição quanto ao valor da água. Ou se alguém colega souber aí pra nos dizer, fico grato.
SEGUNDA MANIFESTAÇÃO: Só para complementar então, Vereador Otávio, se foi feita a leitura então neste período maior, deveria ter sido feito um cálculo, para não onerar o cidadão, ou sei lá empurrado duas leituras para frente e ser feito uma média dos meses anteriores, ou alguma coisa assim para não onerar um gasto pro nosso munícipe, talvez se isso pudesse ainda ser feito ou corrigido de alguma forma seria interessante. Só uma sugestão. Seria isso.