Eugênio Tiago Rauber
Senhora Presidente, faço também das palavras do Douglas as minhas. Quero imensamente agradecer aos colegas candidatos que concorreram. Acho que foi uma divisão justa: do nosso lado, tínhamos 8 candidatos e se elegeram 4; do outro lado, eram 10 candidatos e se elegeram 5. Não posso deixar de agradecer ao Pedro e ao Otávio, que aceitaram a empreitada de concorrer conosco nesta eleição. Deixo aqui a minha estima, meu carinho a vocês, e o meu muito obrigado pela parceria e pela harmonia que tivemos durante toda a eleição. Como o colega Januã mencionou, parecia que em São Pedro do Butiá não havia eleição, pois ninguém tentava ofender o outro. Cada um fazia sua campanha limpa, apresentando seus projetos, e a população decidiu — e isso é a democracia. As urnas, mais uma vez, demonstraram sua transparência. Na minha visão, o sistema eleitoral do Brasil é o mais eficiente do mundo. Eu jamais teria a coragem de desconfiar de uma urna eletrônica. Ela foi, e sempre será, confiável, e mais uma vez mostrou a verdade. Respeitamos o resultado das urnas porque o Brasil é privilegiado por ter esse sistema eleitoral. Imaginem países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, que não possuem um sistema tão eficiente quanto o nosso. A urna eletrônica é confiável, e está aí o resultado, que devemos aceitar. Minha gratidão mais uma vez aos colegas que concorreram conosco. Nem todos poderiam se eleger, como o colega Douglas mencionou, eram dezoito candidatos e nove se elegeram. Mas seguimos juntos. Seria isso, senhora presidente.
Senhora Presidente, Nobres Colegas, o Adriel, a Júlia, o Jean, e em especial ao povo que está nos assistindo nessa Live. Eu também não posso deixar de agradecer, em primeiro lugar, a Deus, à minha família que me apoiou, e também às pessoas que mais uma vez confiaram no nosso trabalho. Também, Douglas, são cento e cinquenta e seis votos, empatamos eu e você. Mas também quero registrar aqui que este mês é o mês do idoso, e felizmente eu já faço parte dos idosos. Sou o mais 'cabeça branca' aqui da câmara, e quero parabenizar todos os idosos e agradecer, principalmente, pelo trabalho que eles já fizeram pelo nosso município e região. Também, esse mês é o mês das crianças. Ontem, sábado, foi o Dia das Crianças, e também não podemos deixar de parabenizá-las pelo seu dia, porque elas são o futuro de São Pedro do Butiá. Assim como, ao mencionar as crianças, não podemos deixar de parabenizar os professores, pois amanhã é o Dia do Professor. Há um ditado antigo, que não sei de quem é, mas que sempre gosto de repetir: 'não existe mudança no mundo se não for através da educação'. Então, os professores são uma classe — não vou dizer a mais importante, mas uma das mais importantes — para termos um dia uma sociedade mais justa, mais igualitária, e com pessoas de personalidades bem formadas. Não tem como não passar pela educação. Quero também parabenizar a dupla vencedora, Narciso e Wilson, e desejar a vocês um bom trabalho, que seja, mais uma vez, como o colega Douglas colocou, harmonioso com essa Casa. Acho que a nossa Casa é um exemplo para a região, pela forma como vem se comportando todas as legislaturas. Para vocês terem uma ideia, na gestão anterior — não a última — nós tínhamos cinco vereadores e éramos oposição ao prefeito. E praticamente dá para garantir que nenhum projeto tenha sido rejeitado ou reprovado. Alguns, sim, chamamos o executivo para discussão, para conversarmos, apresentamos o nosso parecer sobre como pensamos que seria melhor para o município, e prontamente o executivo atendeu em várias ocasiões. Sempre foi uma unanimidade a aprovação dos projetos. Também quero dizer às pessoas que mais uma vez confiaram no nosso trabalho, que vamos estar empenhados da mesma forma como sempre, no trabalho pelo município e, principalmente, trazendo recursos para alavancar nosso munícipio.
Senhora Presidente, Nobres Colegas, Jean. Eu gostaria, Senhora Presidente, de repente a Câmara enviasse ao nosso Colega Jânio que está passando uma pequena dificuldade, problemas de saúde. Mandasse uma Moção de Apoio, colocando para ele que nós Colegas, estamos solidários, juntos torcendo, rezando por ele, para que se recupere o mais breve possível, para que atuemos juntos até o final do ano, que hoje ele não é candidato, todos sabem. Então ano que vem ele não será vereador, acho que foi um bom Colega, tivemos boas discussões, e a gente
está sentido, eu pessoalmente ainda não consegui falar com ele, mas a gente fica sentido se um colega passa por problemas de saúde. Então, se possível, mandar uma Moção de Apoio mostrando que nós estamos solidários, juntos torcendo, rezando por ele, para que se recupere o mais breve possível estar de volta conosco. E também aos Colegas que são candidatos à reeleição, uma boa campanha. Acho que em São Pedro do Butiá, como é o trabalho na Câmara, sempre em prol, em parceria com o Executivo. Acho que está sendo uma campanha bem tranquila, dos candidatos a prefeito e candidatos a vereadores, e que vença a democracia e em especial que vença o progresso para o nosso município de São Pedro do Butiá.
Novamente meus cumprimentos a todos, caro colega Moacir concordo contigo que seja realmente esclarecido, mas colega Wilson referente ao que que você coloca que teve laudo que condenou, mas aí tranquilamente era em 2019 a data do licenciamento, então se teve um geólogo que deu o laudo, não precisava ter sido pago, daí se o material não presta então é uma questão bem tranquila e teve 20 e 21 e final de 22 então, concordo com Moacir que seja realmente passado para a informação para todos os vereadores e pra população, o que que o ministério público vai dizer não é nós que vamos condenar se tem que eu não tem que devolver, mas eu acho que pela ética ó se teve realmente um Laudo que nem tu colocou colega Wilson, que o geólogo que é a pessoa que deve ter feito o projeto de licenciamento que não que não aprovou o material então a família deveria ter se conscientizado, não se o material não presta não vamos cobrar do município, se eu vou comprar uma coisa lá no mercado que não, que não é o que que eu preciso eu pego e não preciso pagar aquele valor, é só essa a questão que eu, uma pergunta que não me cala, seria isso.
Senhora Presidente, nobres colegas, Adriel, nossa assessoria, eu não sei Adriel, se está sendo transmitido ou não, mas o pessoal, se estão nos assistindo meu abraço. Referente a essa questão, caro colega Wilson, se, assim, bastante estranho se tem outra área ou não isso eu não sei se formalmente tem alguma coisa justificado para Prefeitura, se, eu também, caro colega Moacir, não sei se o material não é bom ou não, mas se não for bom, se tiver, até se o Executivo poderia nos informar, se tem ente alguma coisa formal da família para justificar se tem outra área ou não, e se a família tá disposta a devolver, se faz tanto tempo e só agora que o ministério público condenou que tem que devolver, tranquilamente quando perceberam, então, oh vamos para uma coisa bem natural, se eles estão dizendo que tem outra área é porque eles estão cientes que aquela área não serviu, entendemos então, é bem natural, se eles estão cientes que a área não serviu e não tem outra área disponível e não disponibilizaram formalmente pro poder público, pro município outra área, poderiam ter devolvido logo o dinheiro, vamos por uma coisa bem plausível que o Moacir colocou é bem real que ele vai ser vai se apropriar realmente das informações corretas, mas se aquilo, como tu relatou Vereador, então ele poderia ter feito isso, já se ele sabia da situação, então é uma coisa bem estranha. Seria isso senhor presidente.
Senhora Presidente, Nobres Colegas, ao pessoal que está nos assistindo, ao Jean, Julia-ne, os munícipes e o povo em geral que nos assiste. Eu queria, através dessa Senhora Presidente, parabenizar a prefeitura que, através do setor de esportes, organizou muito bem mais um campeonato municipal de futebol de salão que terminou no sábado pas-sado. Acho que foi um grande sucesso. Tivemos também um encerramento, acho que duas semanas antes, do campeonato de vôlei, também mais um sucesso. E, principal-mente, parabenizar as duas equipes que chegaram à final, que foram hoje o Atlético Concordia com os veteranos e o livre também, e a equipe do Grêminho. São duas equipes que se comportaram realmente como esportistas, todos os jogadores, inclusive a torcida, uma grande demonstração de espírito esportivo. Praticamente, uma decisão entre duas comunidades onde não teve... claro que todo jogo, toda final é acirrada, tem sangue quente, mas acho que todas as quatro equipes souberam jogar. Duas ven-ceram e souberam vencer, e as outras duas perderam e souberam perder. Muitas vezes, saber ganhar de uma forma onde o jogo é uma coisa, e a amizade e o coleguismo en-tre os munícipes não pode ser infringido com uma decisão dessas. Isso é o que todos ti-veram a grandeza de conseguir fazer. Então, parabéns às duas equipes, Grêminho e Atlético Concordia, que decidiram. Mas, principalmente, a nossa equipe que sagrou-se campeã. A nossa equipe está mais para conseguir o vencer. Nós achávamos que talvez um conseguia, mas conseguimos dois. Mas também quero aproveitar, senhora presiden-te, e convidar toda a população para mais uma Romaria à São Pedro, que será no pró-ximo final de semana, aqui no Centro Germânico. Acho que vai ser mais um grande evento de toda a comunidade. Não vou dizer a prefeitura, mas está envolvido EMATER, Paróquia, O Grupo do Peixe, toda a comunidade local está envolvida para essa organi-zação. Eu queria aproveitar a oportunidade de convidar toda a população a se fazer presente. Seria isso.
Senhora Presidente, Nobres Colegas, pessoal que está nos assistindo, a nossa Assessoria da Casa, eu gostaria de parabenizar aqui a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação, juntamente com os colégio municipal e estadual, por mais uma realização do FEMEC, foi realmente um grande sucesso. Muitos dos vereadores e até o Adriel estavam lá, era jurado, parabéns pelo teu trabalho, achei que os jurados fizeram um bom trabalho. Mas também quero parabenizar, não só os vencedores, mas também todas as pessoas que participaram, porque festival sempre foi e sempre será uma caixinha de surpresas, que às vezes uns pensam que tal tem que vencer, e na verdade outros vencem. Mas venceram todas as crianças e também os adultos que subiram lá no palco e expressaram seu talento através da música. Estava muito bem organizado e vai aqui meus parabéns a todos os envolvidos, a todos que participaram e a todos os que conquistaram uma premiação. Seria isso.
Senhora Presidente, Nobres Colegas, ao pessoal que está nos assistindo, Assessoria Da Casa. Eu queria, só em breves palavras, aos colegas relatar, todo mundo tem o conhe-cimento de que eu fui junto com o pessoal do sindicato a Brasília, na questão da reivin-dicação da mudança das leis. Que hoje nós temos uma realidade, nós fomos atingidos por três anos de seca, agora um ano, uma catástrofe muito grande em alguns lugares por causa de inundações. Então, o que era uma das principais pautas que nós fomos para lá, a questão do Proagro, a lei existe há muitos anos, só que nunca existiu três anos a fio de tantos Proagros como teve nos últimos anos, então a maioria dos agricultores queimou as Proagros, então não tem mais como conseguir. Mas tivemos um grande avanço lá, fomos muito bem aceitos lá e garantiram, pelo menos, que no Novo Plano Safra vão vir as novas regras, já para novamente conseguirmos incluir os produtores que estão hoje fora da questão da proteção da sua lavoura com a questão do Proagro. Também tivemos muitos outros avanços que estavam na pauta da Fetag, da Contag, que ao decorrer dos dias, hoje eu tenho até o Diário Oficial aqui onde consta, se algum dos colegas quiser ver, era uma pauta muito extensa, são cinco páginas, mas tá tudo aqui no Diário Oficial, as conquistas que tivemos lá com a manifestação que tivemos lá em Brasília. Foi bastante judiada a viagem, foram trinta e sete horas de ônibus, mas, gra-ças a Deus, tivemos conquistas que conseguimos com aquilo e isso que gratifica a gen-te. Foi bastante sofrido, mas os agricultores aqui de São Pedro do Butiá foram alguns jun-tos e da região também, então a gente fica feliz por ter contribuído nessa manifestação e vai ser um benefício que vai abranger, vai contribuir com o desenvolvimento dos nos-sos pequenos municípios e a grande maioria são ainda hoje agricultores familiares, esses são os principais atingidos por essa mudança de regras que tem que ser instaladas no Pronaf. Seria isso.
Senhora presidente, novamente, aos que já saudamos, eu também quero externar minhas condolências aos familiares dessa família que perdemos duas pessoas este final de semana. Também quero comunicar aos colegas e à comunidade que está nos assistindo que todo mundo tem hoje o calendário de eventos. No calendário de eventos está marcado para o dia dezenove de maio o tradicional churrasco de confraternização do Clube Concórdia, que acontece há noventa e dois anos sempre no terceiro final de semana de maio. No entanto, este ano será diferente. Nós decidimos, eu dei a opinião e fui aceito praticamente na hora pela diretoria e pela comunidade, que pela situação que o Rio Grande do Sul e o povo estão passando hoje, não é momento de fazer festa. Portanto, só quero comunicar aqui para todos que estão nos assistindo que o churrasco de sócios do Clube Concórdia, que seria no dia dezenove de maio, não será realizado. Por enquanto, estamos sem data definida, mas mais adiante talvez iremos realizá-lo.
Senhora Presidente, Nobres Colegas, Nossa Assessoria da Casa, ao Adriel que está transmitindo, o Prefeito Municipal que está em férias, pessoal que está nos assistindo aí, o Patrão do CTG está chegando aí, pessoal do CTG, em especial ao povo que está nos assistindo, eu queria aqui, senhora presidente, fazer uma manifestação sobre nós. Tivemos uma, eu e o vereador Douglas, como nós fizemos parte da comissão parlamentar do leite, nós estivemos numa reunião da ALM na sexta passada, lá em Ubiretama, e a senhora presidente lá foi discutido bastante também, além desse assunto leite, a questão universidade, para nós termos um curso de medicina na nossa região. Então, nós nos manifestamos, vereador Douglas também, e a princípio nós estamos a favor que esse curso seja numa universidade pública, porque soubemos que a nossa região aqui é uma das regiões mais pobres do estado e eu tenho certeza que meu filho hoje é agrônomo, conseguiu fazer mestrado e pós-doutorado porque conseguiu estudar numa universidade pública, jamais se teria condições. Eu acho que muito poucas pessoas da nossa região hoje, como se trata do curso de medicina, têm capacidade para pagar quinze mil, talvez até mais, para pagar um curso particular, nada contra URI, nada contra as universidades privadas que estão também pleiteando, mas senhora presidente, a gente até pleiteou uma reunião na ALM no nosso município, colega Douglas, que vai ser realizada no mês de junho, com esse assunto, um curso público de medicina, mas o que eu queria falar é o seguinte. Os colegas se recordam de uma proposição que nós apresentamos aqui, que nós levamos a ALM por causa da questão da taxação do leite importado que é um era um problema para o nosso produtor de leite, levamos pra lá, foram os colegas Wilson e Jânio estiveram lá em São Luís quando nós apresentamos, foi muito bem aceita pela ALM e não claro que não, AMM e todos os sindicatos todos ajudaram contribuíram nesse processo que hoje existe um decreto já que tirou, hoje tem taxação de importação de novo e graças a Deus hoje o preço do leite tá recuperando e recuperando muito bem. Outra questão que eu quero colocar referente a minha série, eu vou final de semana eu vou junto com o pessoal do sindicato e da Fetag, vou junto à Brasília no Grito De Alerta Brasil, que que é o grito de alerta. Eu acho que quem é produtor que nem eu e quem está nos assistindo sabe que hoje se tem um problema com o conselho até o próprio governo todos sabem que quando o governo assumiu a taxa SELIC era treze com setenta e cinco e hoje já está em nove e setenta e cinco, mas ainda é alta e hoje o conselho monetário nacional ele está estabelecendo as regras do pro agro para agricultura familiar e infelizmente muitos agricultores familiares vão ficar fora. Então, pra mim, acho que todos sabem da minha posição que eu sempre tive, tanto é que colegas vereadores me elogiaram quando da apresentação daquela proposição de nós fazermos protesto, eu acho que em todas as manifestações, eu e o Douglas e o Ariel, nós estivemos Santo Ângelo, Porto Xavier, Porto Alegre quando foi manifestação a favor dos produtores de leite, não interessa quem é o governo, e dessa forma também vou agir, semana que vem vou à Brasília pra manifestar juntamente com os produtores por essa reivindicação que eu acho muito justa que o nosso produtor hoje, nós não temos culpa que historicamente nunca acontecia de três anos no desafio termos de repente tem três atividades cada uma pro agro, só que nunca acontecia e essa regra era a mesma de muitos anos já, só que por causa das intempéries do tempo nós temos que reivindicar pra mudar essa regra, isso é o que estaremos reivindicando lá em Brasília, por isso, Senhora Presidente.
Ah, de novo, Senhora Presidente. Já citamos Colegas e quem está nos assistindo. Eu acho que todo mundo está percebendo hoje os entraves que está tendo entre o pró-prio governo e o Conselho Monetário Nacional e o próprio Banco Central, porque esse governo, quando assumiu, a taxa Selic estava em treze e setenta e cinco, e todo mundo sabe que isso é muito alto. E essa questão, que nem o colega Douglas falou, é uma questão da companhia de seguros e do Conselho Monetário Nacional que está travan-do isso, mas nós, através de deputados e força do próprio governo, a base do governo, então a gente convida os colegas vereadores porque todos nós temos representantes lá, então nós temos que nos apegar a eles porque a questão é muito mais séria, e muitos acham que talvez é pelos colegas que não são propriamente produtores rurais, não sa-bem da importância que é o Pro agro, mas quando tu não colhe nada e tem que pagar tuas contas e não colheu nada, isso é uma coisa que é impossível então. E tem chance dessa briga que tem hoje o governo com o banco e os sindicatos com o governo para pressionar a gente, não pensa duas vezes em pular, estar do lado da classe trabalhado-ra. Eu acho que a gente estando no lado da classe do produtor aqui em São Pedro do Butiá, como um município praticamente essencialmente agrícola, no comércio vai refle-tir e bastante, refletir muito. Então, a gente, colegas, e a população também tem seus representantes deputados lá é por ali que a gente tem que mexer com eles e pedir apoio nesse momento, não só cada 4 anos deixar eles vim pedir votos e nós agora quando nós precisamos deles não exigir deles. Seria isso.
enhora presidente, Nobres Colegas, Luciano, colega Luciano, que hoje está enrique-cendo a discussão aqui na Casa, ao pessoal que está nos assistindo, colega vereador também o Adriano que está chegando aí, em especial a Juliane, que é nossa superviso-ra, e o Jean que de repente está em casa nos assistindo com problema de saúde, e de modo especial a todos os que estão nos assistindo pela Live. Senhora Presidente, eu queria colocar aqui uma questão talvez alongar muito, mas é uma discussão bem apro-fundada. A presidente do sindicato conversou comigo sobre uma questão, uma mani-festação que vai ter em Brasília em favor da questão do Pronaf. Eu acho que é muito interessante nós, parlamentares, nos colocarmos à disposição da população, da nossa classe trabalhadora. Acho que o colega Douglas pode afirmar que se lembra que aqui foi aprovada, Senhora Presidente, uma proposição nossa da questão do leite, da impor-tação do leite, e essa proposição foi para ALM e foi muito bem vista. Hoje, o colega Douglas é um dos que puxa a frente nessa questão dos parlamentares do leite aqui no Rio Grande do Sul. Infelizmente, aqui no Rio Grande do Sul não tivemos muito êxito ainda, né Douglas? Mas aquilo migrou para todo o Brasil e outros estados já tiveram um resulta-do muito bom aqui. Infelizmente, tem que dizer que o nosso governador tem projetos na câmara tramitando pra aumento de ICMS e não pra... Mas a discussão que vai tá lá em Brasília é referente ao Pronaf, ao Pro agro, ao Pro agro. Ano passado foi mudada a lei, precisava mudar porque todos sabem que nós tivemos três anos de seca e nós, a lei era de cinco anos tendo três Pro agro, não podia ter mais. Ano passado melhorou um pou-co, foi para sete, mas nesse sete estão incluídas então todas as culturas. Então, por exemplo, como nós temos produtores hoje que produzem trigo, soja, milho, canola, po-dem até ter um ano quarenta e quatro provas, e essa lei, ano passado, foi aprovada, mas a gente não se tocou disso. Então, hoje eu acho que os sindicatos estão indo muito bem, tem que ser feito uma mobilização para mudar essa lei de novo, porque senão, infelizmente, muitos agricultores familiares vão ficar fora, e se eu apresentar de repente, caros colegas e munícipes, eu posso trazer pra explanar a quantia de dinheiro que gera no município, né Douglas, que é o Pronaf e o Pro agro, que o Pro agro representou no comércio e no giro em São Pedro do Butiá. E se não tiver mais, infelizmente nós vamos ver muitos agricultores com as intemperes do tempo que nós não temos culpa que vão ficar fora, não vão poder produzir. E como todos me conhecem, eu tenho meu partido e pra mim se é uma questão de defesa de classe não me interessa quem esteja lá em Brasília ou em Porto Alegre no poder. Sendo um assunto que nem o Douglas foi várias, várias vezes junto, né Douglas, nas mobilizações da região contra a importação de leite, sendo que pra ser todos não precisa eu dizer, o nosso partido está lá no governo, mas se é uma questão de interesse do povo, nós de imediatamente estamos do lado do povo, não interessa quem tá lá, se a gente tem uma linha, eu acho que essa linha a gente tem que defender, e nós estamos, eu vou me colocar à disposição, Senhora Presidente, se a senhora nos permitir, e junto à Brasília, nessa mobilização em favor dessa mudança des-sa lei que a lei do Pro agro que infelizmente hoje se der mais algumas intempéries de tempo vai infelizmente deixar muito agricultor sem condições de plantar se não tiver o seguro Pro agro.
VEREADOR EUGÊNIO: Senhora Presidente, Nobres Colegas, ao público que está nos assis-tindo, ao Adriel, o Jean, em especial, e mais uma vez ao munícipe e ao povo que está nos assistindo. Eu quero, com toda alegria, dizer ao povo de São Pedro Butiá que hoje entregamos ao prefeito mais um ofício de uma Emenda de cem mil reais do Deputado e agora Ministro Paulo Pimenta. Acho que tivemos uma afinidade muito grande com ele. Conseguimos aquela draga, conseguimos uma Emenda de duzentos e cinquenta, mais uma de cem, que já está executada e agora mais uma de cem mil reais que está depo-sitada na conta da prefeitura. Eu queria só um pouquinho dar uma opinião, caro colega vereador Vilson, sobre a tua Proposição de não colocar depósito de caixa de água. Isso é uma coisa que eu tive a experiência quando trabalhei lá nas obras. É uma coisa que em muitos lugares existem, mas eu acho melhor ter o depósito, porque pode ocorrer que, por exemplo, algum produtor esteja abastecendo e ter que o cano dentro do pul-verizador, e causalmente a água que vem de cima termine. Daí a água que vai pra bai-xo vai puxar aquela água pra dentro do cano, o cano da própria rede. Então, é interes-sante. Parabéns pela tua Proposição, mas eu ainda acho muito importante nos abaste-cedores ter um depósito pra água vim do depósito pra água que seja eventualmente do pulverizador jamais ter retorno pra rede. Então, é só pra complementar a tua Propo-sição, é só pra colocar essa questão pro Poder Executivo executar. Seria isso, senhora presidente.
Senhora presidente, Nobres Colegas, Alci que está nos prestigiando muito obrigado pela tua presença. Pena que não tem mais munícipes que fazem isso, eu acho que vocês estão valorizando o trabalho dos legisladores, dos parlamentares municipais. O Adriel e nossa Assessoria Da Casa, e em especial também as pessoas que estão nos assistindo para essa Live. Eu, em primeiro lugar, senhora Presidente, quero parabenizar, você se lembra que na Sessão passada eu convidei a todos a participarem do nosso rodeio crioulo, que é o momento máximo do tradicionalismo gaúcho. E eu acho que São Pedro Butiá mais uma vez mostrou o seu poder de organização, foi novamente um dos maiores rodeios da região. Parabéns a toda Patronagem, parabéns a Prefeitura Municipal que também estava muito envolvida e toda Campeira que se envolveu, foi realmente um grande sucesso em mais este Rodeio Crioulo. Eu também quero aproveitar a oportunidade de desejar uma feliz e abençoada Páscoa a todos que estão nos ouvindo, os munícipes de São Pedro Butiá e toda região que estão nos assistindo pela Live, uma feliz e abençoada Páscoa. Seria isso.
Senhora Presidente, Nobres Colegas, mais uma vez, grandes amigos do sindicato, que realmente a gente faz parte da vida sindical desde guri, ao Adriel, nossa assessora jurídi-ca, em especial ao povo que está nos escutando. Eu quero aproveitar essa oportunida-de para convidar todos os munícipes e toda região para o nosso grande rodeio crioulo, que será realizado em nosso município no próximo final de semana. Acho que é um evento maior do tradicionalismo gaúcho, o rodeio crioulo é uma amostra de como é a vida no dia a dia do peão do campo, São Pedro Butiá empunhou muito forte essa ban-deira, e temos já realizado vários rodeios e com certeza vai ser mais um grande evento que São Pedro Butiá vai estar sediando. Também parabenizar o Clube União Butiá, por ter conquistado a Taça São Pedro, na sessão anterior, convidei, fiz um convite pra todos participarem, e foi realizado na sexta-feira aqui no Clube União Butiá. Parabenizar todas as equipes que participaram sendo, com grande folga, o Clube União Butiá o campeão da Taça São Pedro masculino, segundo lugar o Clube Concordia, e terceiro lugar na comunidade da Butiá Inferior. Foi uma integração das comunidades, foi muito bom sem empecilho nenhum, sem troca de palavras nenhuma. O bolão é um esporte muito boni-to e sadio, e está de parabéns todos os que se fizeram presentes. Seria isso.
Mais uma vez Senhora Presidente, o pessoal que está nos escutando, é realmente vereador Douglas nós estamos nessa comissão, e só pra clarear pros colegas e pra população que essa discussão surgiu de uma proposição que nós apresentamos aqui, aprovamos aqui, e acho que o colega vereador Wilson e o Jânio estavam em São Luís quando nós apresentamos essa proposição lá pra ALM, e a partir dali nós aprofundamos uma discussão com mais colegas da região. Se a gente vai conseguir resolver muita coisa no preço, a gente pelo menos tá fazendo a parte da gente como parlamentar, que representa atividade, o Douglas tá na atividade, eu também trabalho na atividade, e a gente sabe da dificuldade que é hoje essa questão da importação do leite atrapalhando nós. O nosso produtor aqui, apesar que a gente sabe que o custo baixou, mas hoje tá bem espremido a produção de leite. Então amanhã vai ter essa discussão de novo, mas eu acho que pelo que o mercado apresenta esse ano a gente não pode fazer promessa, que a gente não tem poder nenhum para isso, eu acho que é promessa de preços vai ser um pouco melhor, que estava no ano passado. Mas pelo menos a gente tá prestando contas o que a gente tá fazendo, colega vereador Douglas, a gente tá representando a classe na questão da Alm, nessa comissão estamos tentando arrumar um problema que não é só nosso, é de todo produtor, e o a gente sabe que atividade leite ela é importante não só para São Pedro do Butiá, mas para toda região missioneira.
Senhora Presidente Cristiane, Colegas Vereadores, a nossa Contadora, obrigado pela presença Alcir, Adriel, Assessoria da casa, enfim a todos os munícipes e toda a população que estão nos escutando. Eu gostaria, como a gente é esportista, convidar toda a comunidade a nove de março, nós vamos ter a taça São Pedro, modalidade masculina aqui no clube União Butiá, então gostaria de convidar os colegas vereadores e também a população em geral e todos munícipes a virem prestigiar este esporte que é tão tradicional na nossa região e especialmente em São Pedro do Butiá. Que é uma terra centro germânico sendo que o esporte bolão é mais da cultura germânica. Então acho que é importante a comunidade Butiaense vir prestigiar. Também quero me manifestar aqui que vocês viram que nós aprovamos alguns créditos suplementares, que o dinheiro é oriundo de sobras da Administração do ano de 2023, eu acho que isso é muito gratificante mais uma Administração entre tantas que já tivemos, que todos sempre prezaram pelo bem do munícipe, pelo bem de São Pedro do Butiá, mas principalmente cuidando bem do dinheiro do município, que não é do prefeito, que não é do presidente da câmara, mas cuidando bem do dinheiro que é do povo de São Pedro do Butiá. Isso mostra que mais uma vez a Administração Sep-Walter estão de parabéns, toda a sua equipe, desde o contador até todos sempre colaboram, nós temos uma equipe de profissionais exemplares aqui em São Pedro do Butiá, eu já trabalhei com eles e eu sei que São Pedro Butiá, algumas região falam no funcionário público, mas São Pedro Butiá é diferenciado. Seria isso.
Caro Presidente, Nobres Colegas Vereadores, ao querido pessoal que está nos assistindo pela Live. Eu também, caro colega Douglas, quero te parabenizar pela forma que con-seguiu conduzir os trabalhos dessa Casa nesse ano e também quero aproveitar já para desejar o mesmo empenho, mesmo jeito democrático como São Pedro do Butiá traba-lha há muitos anos já, há várias legislaturas, nessa Casa Legislativa, Vereadora Cristiane, meus votos que consiga também trabalhar dessa forma. Também quero aproveitar e agradecer a minha família, à Deus, por ter a oportunidade de estarmos mais um ano com saúde e trabalhando, sempre tentando fazer aqui nessa casa pelo Município o que nos compete e o melhor que seja para todos os munícipes. Quero também aproveitar e desejar a todos os munícipes e a população que está nos escutando, um abençoado ano de 2024, que venha com toda grandeza como foi o 2023, tivemos infelizmente várias intempéries do tempo, mas passamos por três grandes secas e esse ano infelizmente ti-vemos a outra intempérie que é oposto da seca, que foi chuvas exorbitantes, temporais, granizo, vendavais que também prejudicaram enormemente a população de São Pe-dro do Butiá. Também quero aproveitar, pegando que essa desgraça que São Pedro do Butiá teve, a população teve, não posso deixar de parabenizar a municipalidade de São Pedro do Butiá, pela atitude que teve de ajudar as famílias, que uma coisa que inedita-mente aconteceu aqui agora sobre São Pedro do Butiá. As outras vezes houve distribui-ção de telhas, mas sempre veio da Defesa Civil do Estado e esse ano não veio, e o mu-nicípio igual conseguiu um recurso, uma verba do recurso livre, conseguiu ajudar as pes-soas que eram atingidas pelo temporal, ajudando com algumas telhas, mas a gente sa-be que não resolveu o problema da maioria das pessoas, que o problema era muito maior, mas um pouco ajudou sim e que 2024 venha com saúde, paz, que o resto a gente corre atrás.
Senhor Presidente, Nobres Colegas, Assessoria da Casa, ao Adriel, em especial a vocês munícipes e região que estão nos escutando. Estamos chegando no final de mais um ano e só nos resta gratidão, acho que agradecer as nossas famílias, agradecer à Deus que nos deu saúde para mais esse ano, agradecer os colegas pela parceria que sempre temos nessa Casa e também quero aproveitar também a desejar a todos os nossos fami-liares, munícipes, aos colegas um feliz Natal, eu acho que a próxima Sessão, Senhor Pre-sidente, vai ser depois do Natal, então eu quero aproveitar e desejar a todos os muníci-pes, a todas as famílias do nosso município, enfim a quem está nos escutando um Feliz Natal e um próspero ano novo. Eu acho que mais um ano estamos chegando ao final com saúde, como diz o ditado saúde e paz o resto a gente corre atrás. Mais uma vez agradecer aos colegas pela boa parceria que a gente, pela boa convivência que a gente tem nessa casa Legislativa, já não esse ano, não nessa Administração, mas uma coisa que já vem de muitos anos. Seria isso.
Senhor Presidente, Nobres Colegas, Secretário Jean, Adriel e a todos que estão nos assis-tindo. Em primeiro lugar, Caros Colegas, gostaria de justificar a minha Proposição, por-que acho que todo mundo está percebendo a grande quantidade de chuvas que es-tão ocorrendo, elas estão danificando as nossas estradas. E aquela travessa, passei toda Boa Esperança hoje, até a Butiá Inferior, hoje até pela Butiá Inferior, aquela travessa é a que mais necessita socorro, por isso que eu fiz a Proposição, mas todas as estradas no geral estão sendo muito prejudicadas pelo excesso de chuva. Segundo lugar, eu quero parabenizar a Administração Municipal, em especial a comissão organizadora pela qual a gente fez parte, pela ótima organização desse megaevento que ocorreu aqui em São Pedro do Butiá, que foi a décima Expobutiá Missões, acho que todo mundo que se en-volveu tá de parabéns. No domingo era realmente um público espetacular, um público surpreendente, esteve aqui em São Pedro do Butiá, e graças a organização e o trabalho longo das comissões e também da Administração Municipal, juntamente com a ACI, Emater e todas as entidades envolvidas. Seria isso
Senhor Presidente, Nobres Colegas, Assessoria. Eu gostaria, Senhor Presidente, de convi-dar os Colegas Vereadores e também toda a população a prestigiarem a 10° Expobutiá Missões, pelo que a gente tá percebendo vai ser um mega evento, a repercussão da região tá muito boa, com as empresas que a gente fala, a gente tem contato, eu tenho propriedade para falar isso porque eu fui, como também colega Jânio, a gente esteve várias vezes à frente das feiras e o pessoal conhece a gente ainda, estão elogiando da forma como está sendo programada a Expobutiá. Então gostaria de convidar toda a população para vir a quem está nos escutando, os munícipes e toda a região virem prestigiar essa grande feira que será de três a cinco de novembro aqui no Parque Muni-cipal de Exposições. Seria isso.
Senhor Presidente, Nobres Colegas, Assessoria, e os munícipes que estão em seus lares. Em primeiro lugar, eu gostaria de parabenizar a Administração por essa atitude, de mandar esse projeto para a Câmara, para auxiliar o munícipe nessa situação difícil que todos estão por causa desse evento climático. Eu acho que parabenizar também todas as secretarias que de imediato, eu sei que o secretário também passaram a noite auxili-ando as pessoas que naquela hora realmente estavam muito aflitas, essas coisas mo-lhando dentro das casas e a prefeitura disponibilizando lonas e agora esse projeto que tá vindo aí e auxiliar na questão de Brasilit. A gente teve que de repente, ela vai ficar para algumas casas até as folhas, significa talvez um percentual pequeno pelos prejuízos que tiveram, mas para saber são na cidade é 351 casas, de acordo com a Defesa Civil, imagina o número que daria isso, 351 vezes 10 folhas já dá 3.500 folhas, e eu comprei pa-guei 63,00 reais por folha. Então, imaginem o valor que vai dar isso, isso atira muito alto, realmente eu concordo que os munícipes estão esperando mais, mas em virtude da grandeza do município, pelos estragos que fez em todo o município, é assustador o nú-mero que vai dar no final. Mas a questão por exemple, do que nós aprovamos hoje, questão do seguro que foi aprovado para as pessoas que tem seguro serem considera-das munícipes da mesma forma como os que não tem, é o entendimento que nós vere-adores tivemos. Mas eu tenho certeza que muitas pessoas que estão nos escutando, de repente tem segurado da sua casa, eles vão pensar: não, se eu conseguir indenização do seguro do prejuízo que eu tive, eu vou de bom coração ceder para a prefeitura de repente poder mandar outro projeto para nós discutirmos e esse recurso ser destinado para as pessoas com menos poder aquisitivo, realmente pessoas questão precisando do auxílio nessa hora, do auxílio das políticas públicas do município.
Senhor Presidente, Nobres Colegas, o pessoal que está nos assistindo. Seu Alci está pre-sente aí na Sessão. Eu queria não me manifestar mais sobre esse assunto, mas vou ter que colocar a minha posição sobre o assunto em pauta. Eu acho que essa questão de nós darmos de Administração, darmos confiança nos motoristas, é um voto de confian-ça e com toda a certeza eu praticamente conheço todos, eu não tenho coragem de dizer o que foi dito aqui, que com certeza eles vão um dia entrar na justiça. Eu confio plenamente em todos os funcionários públicos, que tem autorização dada pela Câmara de Vereadores para dirigir e se eventualmente eu acho que pela economia do municí-pio, se eventualmente algum eu não acredito que tenha esse tipo de gente dentro do nosso quadro de funcionários aqui na Butiá, imagine, por exemplo, o cargo que foi, que estava então em discussão e votação na Sessão passada, funcionário da vigilância. Vamos pegar esse caso, sempre tem que ter o motorista sentado ali esperando para ele ir lá fazer o atendimento em qualquer lugar, tem que ter um motorista, de que foi, são 29, de que forma que a Prefeitura vai ter tanto motoristas. Vamos pensar na economia do município, vamos tentar na praticidade, na funcionalidade do município, porque eu confio, eu trabalhei lá nas obras, eu acho que não tem nenhum funcionário dentro do quadro dos funcionários que assuma essa responsabilidade, que vai dirigir, que tem essa intenção de um dia, não eu vou dirigir veículo com a intenção de um dia botar a Prefei-tura na justiça. Eu acho que é um é um voto de confiança que a Administração está dando, que a Municipalidade está dando, para funcionar bem o município, e quem tá ganhando com isso não é o Prefeito, não é o presidente da Câmara, é o munícipe. Quem tá sendo bem atendido, quem tá conseguindo o veterinário a vigilância por exemplo, vai lá fazer como é agora atribuição dele, coleta de sangue de animais equi-nos por exemplo, quem vai ser beneficiado é o povo, não é o Prefeito, não é o Secretá-rio de obras, para ninguém, a não ser o povo. Eu acho que chegou aos extremos, e so-bre esse assunto eu tinha prometido de não me manifestar mais, mas eu acho que tá, eu tive que, com a obrigação, pela credibilidade que todo funcionário público tem comigo e eu acho que pela Administração eu tive que dizer isso que eu acho, que não é bem assim eu dizer que com certeza a Prefeitura vai pagar. Seria isso.
Senhor Presidente, Nobres Colegas, o pessoal que está nos assistindo. Eu gostaria de aproveitar oportunidade de agradecer a todas as pessoas aqui em São Pedro do Butiá e região, que vieram prestigiar esse megaevento que tivemos no último sábado na Linha Bonita, Clube Concórdia. Foi realmente um evento, um jantar baile muito acima das ex-pectativas que nós tivemos e graças a todas as pessoas que atenderam o nosso cha-mado, e também ressaltar da importância que nós temos entre as nossas comunidades e todas são comunidades que precisam de eventos bons e nós temos essa integração entre as comunidades, tantos casais vão no nosso jantar baile, nós temos compromisso e nos outros e isso resultou num megaevento que realmente foi muito acima das expecta-tivas que nós tivemos mas graças a Deus deu tudo certo, foi muito bom que se presen-ciaram lá. Também quero parabenizar o CTG Estância de São Pedro, que realizou mais um evento, uma semana de Semana Farroupilha muito bem, muito bem trabalhada, muito bem programada e todo mundo conseguiu também mostrar o seu amor que tem pela pelas tradições do Rio Grande do Sul indo lá no CTG tinha missa crioula, tinha tudo que evento, tinha de tudo que o gaúcho gosta, tinha lá durante a Semana Farroupilha. Então parabéns também para o CTG Estância de São Pedro pela ótima Semana Farrou-pilha. Seria isso.
Caros colegas, eu acho muito relevante vocês estarem juntos, porque eu acho que é uma causa não minha, que sou produtor de leite e não só da administração pública, é uma causa na nossa região, porque a nossa região tu sabes que é uma região caracte-rizada por pequenas propriedades. O agronegócio hoje a principal atividade hoje das propriedades é o leite ele está correndo sério risco e não só agora, porque eu fui atrás de dados nos últimos oito anos os últimos oito anos não só esse ano praticamente de cada cinco propriedades três estão parando. Só que hoje e só que a gente tem que ter uma pauta eu acho que temos que nos unir não vale a pena hoje nessa situação que nós defender o julgar e tal, só que nós temos que ter uma pauta bem clara, tem que sa-ber o que nós queremos defender. Eu acho que governo nenhum importa leite, o que importa a leite são as empresas e as empresas importam o leite com uma lei embaixo do braço, é uma lei que o governo tem, isso que nós temos que exigir da qual governo e essa lei seja mudada. Esse é o problema as empresas, por exemplo, tiveram em 2016 muito bem que foi naquela época o Michel Temer autorizou a reidratação do leite eu critiquei isso, só que hoje o governo não proibiu, eu votei no governo e não proibiu. Então acho que nós temos que nos unir exigir essas leis não é o governo que tá importando leite são às empresas mas as empresas estão porque tão importando, porque tem uma lei que protege elas que é a lei do Mercosul. Então, essa que nem o Douglas falou, o quanto isso prejudica as outras atividades do país, isso não é da nossa alçada, eu acho que nós temos que nos unir para nossa região, porque nós temos bastante gente que são do interior de pequenas comunidades que só vai ficar gente lá se aquela gente tive-rem atividades econômicas que consigam sustentar e nós não temos emprego para to-dos na cidade, então acho que relevante mais uma vez e você nós nos abraçar todos os vereadores da região do sindicatos e AMM tem que muito cutucada com vara curta, como diz o ditado, eles também tem que fazer alguma coisa e através dali eu acho, caro vereador Januã, o celular é importante mas eu acho que nas redes sociais tá correndo tudo que é comentário, mas ninguém tá dando bola para isso. Eu acho que a medi-da de que nós produtores realmente formos para rua de novo, não basta queremos que muda essa lei aí muda o conceito. Seria isso.
Senhor Presidente, Nobres Colegas, em especial a quem está nos escutando. Em primei-ro lugar também quero, de repente, essa Casa poderia fazer um agradecimento ao Se-nador e também mais uma vez eu quero agradecer a assessoria do deputado Paulo Pi-menta, que hoje é Ministro, mas mesmo assim nós temos um vínculo muito grande com assessoria dele e viram que aí nós temos que fazer uma abertura de crédito para mais uma emenda de 150 mil que tá vindo para saúde, para custeio. Segundo lugar eu quero me manifestar sobre a minha Moção, eu acho que todos sabem da minha história e quanto eu critiquei por exemplo em 2019 quando foi retirada a taxa chamada taxa de dumping a gente criticou de boca cheia, em 2021 começou a zerar os impostos sobre as importações, a gente criticou e com razão, porque a gente sabia que logo adiante ali traria problemas para o setor leiteiro, o que está acontecendo hoje. Em 2022, muitos produtos foram zerados. Só, porque que eu fiz essa Moção, eu acho que da forma como nós criticávamos, hoje o governo todo mundo me conhece o governo é o que eu votei só que o governo não tá fazendo aquilo que eu critiquei no passado. Então acho que nós temos que nos unir junto com vereadores e indiferente de partido, de classe, e temos que pressionar. Porque infelizmente tudo hoje, nós se temos alguma conquista in-teressante que conseguimos de governos tanto faz é A, B, C ou quem for, sempre foi a base da pressão. Então eu convoco os colegas se por exemplo se essa Moção nós va-mos levar para ALM, se os colegas quiserem se associar, aceito, mas eu acho que algu-ma coisa nós temos que fazer pelo menos reunir um ato público, coisa assim, que seja para chamar atenção do governo que essa situação tem que ser revertida. Tem que voltar a ter taxa de importação porque o Brasil está sendo praticamente inundado com leite que vem do Uruguai, da Argentina, a gente acompanha, por exemplo, taxas impor-tação foram criadas, mas para produtos lácteos não do Mercosul. Mas o problema está no Uruguai e Argentina, e a gente já sabe de informações quase seguras que está vindo agora produtos de outros países tabelados pelo Uruguai, pela Argentina, para entrar como se fosse Mercosul. Então eu acho que nós temos que fazer alguma coisa, no pas-sado nos criticamos, só que hoje o governo é esse que tá aí é esse que tem que resolver o nosso problema, porque no preço, eu sou produtor de leite, nossa propriedade vende leite mais de 50 anos sei como é. E sei da dificuldade que nós produtores estamos pas-sando hoje por causa dessa inundação de leite que vem de outros países. Então eu acho que, Senhor Presidente, nós poderíamos conversar com ALM, conversar mais uma vez com FETAG, e daí por exemplo eu vou só citar porque nós quando tinha manifestação em Porto Alegre eu estive lá, esse ano, porque nós soubemos que naquela época pauta era a questão dos Pró Agros que tinham esgotados por causa das três secas que tivemos. Eu e o vereador Douglas estivemos lá, só que produtores de leite tem que ser convocado para ele também, sei que eu, o meu amigo Beto Berwanger, e mais produ-tores nós estivemos lá em Porto Alegre, em todas as manifestações da nossa região que tinha nós estávamos. Porque se nós criticávamos no passado, se está errado hoje, nós temos que resolver e se o governo que nós votamos não resolver, tem que meter pres-são, fazer manifesto. Essa é minha posição, eu acho que está mais que na hora que nós juntos fazer alguma coisa. Seria isso.
Senhor Presidente, Nobres Colegas, pessoal que nos assiste, nossa Assessoria, enfim, um abraço especial a todos que estão em suas casas nos honrando com a audiência. Eu quero aproveitar, Senhor Presidente, essa oportunidade e convidar a todos os muníci-pes, em especial aos nossos tradicionalistas do nosso movimento gaúcho, que no próxi-mo domingo nós teremos o dia do churrasco do associado, no CTG Estância de São Pe-dro. E quero parabenizar a toda Patronagem e parabenizar a todos que sempre estão envolvidos lá, em especial a todos que honram essa nossa linda tradição gaúcha, esse movimento tradicionalista, que hoje é reconhecido pela ONU, como maior movimento cultural do mundo. Então quero convidar a todos os colegas e a toda comunidade em geral, para participarem no próximo domingo, dia 20, do churrasco de associados do nosso grande CTG Estância de São Pedro. Seria isso.
Caro presidente, Nobres colegas, de novo, viu Januã, eu fui conversar com o pessoal sobre essa questão. Então o que que eles me falaram, não, é publicado edital e as em-presas se cadastram, as empresas, e até estranho que aquela empresa nem veio para licitação, aquela que tu citou aquela vez, peculiarmente por causa que tu falou eu fui ver então porque que daí eles falaram: Não, nós não nos pegamos o direito de ir atrás de ninguém, não, é publicado edital, vai ser comprado tal objeto, que no caso aquela época foi então placar eletrônico e as empresas se credenciam, as empresas se cadas-tram para participar da licitação e aquela empresa não veio. Se tivesse talvez vindo, mas a equipe de licitação e por lei eles nem tem o dever também de ligar atrás de tal empresa para vir aqui participar da licitação. Essa é a resposta que tiveram e eu na ver-dade não tive como tirar a razão deles, eles estão fazendo o papel deles certo, porque eles publicam o edital, Prefeito assina a publicação do edital e as empresas hoje, todas as empresas são, estão online, tem o site das prefeituras onde enxergam a publicação. Então essa empresa que tu fala nem participou da licitação. Seria isso.
Senhor Presidente, Nobres Colegas, Assessoria e ao pessoal que está nos assistindo. Eu só queria fazer uma explanação de que que é, caros Colegas, a intenção com o nosso Pedido de Informação, porque a gente tem informações de um lado, tem informações do outro lado. Então na verdade nós queremos saber o que realmente se passa, qual é o motivo, qual é o motivo real de demorar muitas vezes para trocar lâmpada, porque eu vou me pegar a propriedade de falar sobre isso, porque eu já estive lá dentro e eu sei que na minha época o pessoal tinha que trocar as lâmpadas com uma escadinha, eu sei de quantas lâmpadas o pessoal conseguia trocar num dia ou numa semana, e isso exatamente é o pedido de informações que nós queremos saber hoje, se o problema é realmente, for realmente o problema falta de lâmpadas, a nossa cobrança vai ser pro Executivo ter a disposição, mas nós queremos realmente saber o que que é o problema lá. Porque, como diz o colega Vereador Moacir, fica até de certa forma incômodo, chato, cada sessão se falar lá falta uma lâmpada, bom então fazer uma realmente uma avaliação o que que é o problema, qual é qual é que realmente é o problema, esse é o nosso pedido, o objetivo do nosso Pedido de Informações, se é realmente falta de lâm-pada ou se soluciona autorizar o pessoal ali buscar no comércio sem licitação, que não é o objetivo da Administração, a Administração que é prezar pelo dinheiro público e tentar comprar, claro coisas de qualidade, mas dentro do preço competitivo, qual é que é realmente o problema. Sobre a questão da ponte, cara o colega Januã, eu até conversei com o prefeito sobre isso, esse tipo de galeria que está se pensando, elas têm praticamente a altura de uma ponte, ela é na verdade, não é um tubo redondo, são tubos de 2,5m x 2,5m. Então na verdade, vai ser uma ponte, só que é uma coisa pré-moldada que vem, é praticamente uma ponte, não são tubos redondos, são tubos qua-drados que é o que chama hoje e a tecnologia vem evoluindo. Se a Prefeitura fizer, foi feito um levantamento de custos, se for fazer uma licitação para uma ponte, vai ser um valor talvez muito mais elevado e vai causar a mesma vazão que se pode hoje, comprar essas galerias, se chama galeria pré-moldadas. Então para ter tranquilizar, vai ser uma ponte com vazão alta, de no mínimo dois metros e meio de altura, isso é uma vazão alta e a ideia também ainda é de botar dupla, galeria dupla lá, para essa ponte lá da Butiá Inferior. Seria isso.
Senhor Presidente, Nobres Colegas, nossa Assessoria, o Adriel e em especial a todos os munícipes e toda a região que está nos assistindo pela página do Facebook. Eu aqui quero vir a público parabenizar e agradecer a Administração Sep e Walter por mais uma conquista, mais um fato que está se concretizando o que tínhamos planejado já na época do nosso plano de governo, que são as câmeras de monitoramento na cidade de São Pedro. Acho que é um anseio da nossa comunidade muitos anos, já há muitos anos vem se conversando que isso teria que ser uma realidade e nós planejamos isso e hoje quero aqui agradecer a Administração por estar concretizando essa grande con-quista para o município de São Pedro do Butiá. A gente sabe que outros municípios da região já tem a mais tempo, mas hoje, graças a Deus, está se concretizando nosso sonho também e quero dizer um pouco mais que está já planejado e confirmado que está sendo já em projeto mais monitoramento para todas as repartições públicas do municí-pio. Está em projeto já há tempo está sendo já planejado como fazer que vai ser aqui a prefeitura, posto de saúde e as duas escolas municipais, com monitoramento interno e externo. Então a população pode ficar tranquila que isso já está projetado como agora estão vindo as câmeras nas ruas, as outras em breve também eu tenho certeza que es-se anseio vai ser, que é um anseio da comunidade vai ser atendido. Seria isso.
Senhor presidente, Nobres colegas, nossa Assessoria e em especial aos munícipes e ao povo em geral que está nos assistindo pelo Facebook, em primeiro lugar eu quero para-benizar a Administração por mais uma inauguração de uma grande obra que foi feita ontem na Linha Bonita Norte e nós vimos nas licitações que muitas obras ainda serão realizadas e parabenizar a Administração por essas conquistas. Eu sei que como apare-ceu aí nas licitações é conquista de trabalho de vários vereadores, emendas parlamen-tares que estão aí licitadas para fazer obras pelo Município. Outra fala eu quero fazer referente às proposições que nós encaminhamos, eu acho que o município de São Pe-dro Butiá deve se empenhar o máximo para conseguir um médico nesse programa Mais Médicos, porque eu acho que quanto mais a população é assistida por médicos e por profissionais da saúde, mas beneficia a qualidade de vida. Existe uma lei, mas a gente sabe que é assim que esses profissionais nem existem no mercado hoje, que essa lei diz que é cada mil pessoas teria que ter um médico, então nós temos hoje dois, teríamos que ter três e nem mais nenhum município hoje praticamente tem isso, então eu acho que o prefeito já sabe dessa nossa proposição, a articulação está sendo feita lá em Bra-sília para ele tá indo para lá fazer a articulação com o ministro da saúde e a equipe toda a equipe de governo vai se empenhar nessa questão de nós conseguirmos um médico pago pelo programa Mais Médicos. Outra questão essa proposição minha referente a questão do Jovem Aprendiz Rural, eu fui conversar com alguns municípios que já tem isso por exemplo Santo Cristo, Guarani e Sete de Setembro tem isso hoje e é um progra-ma, quero parabenizar a Coopermil é parceira nossa pelo trabalho que eles estão fa-zendo, esse programa funciona da seguinte forma: No comércio acho que muita gente sabe como é que funciona o jovem aprendiz, ele é contratado por um programa e esse mesmo programa a Coopermil tem parceria com o governo federal e o jovem tem que permanecer lá na propriedade e o objetivo é esse, todos sabem que eu acho que nós temos que olhar de uns olhos diferentes desde as políticas públicas para a questão que tá acontecendo no meio rural que muitos jovens não estão dando sucessão para as propriedades e esse projeto vem muito ao encontro disso, ele é os jovens vão ter dois dias de aula em turno inverso, eles têm que estar estudando e os outros são então a Pre-feitura através das Secretarias da Educação e Agricultura tem que dar suporte e a Pre-feitura tem que entrar com um local para dar as aulas. Eu acho que a prefeitura de São Pedro Butiá tem escolas que não estão funcionando hoje, tranquilamente podem dar suporte para isso e é uma visão de futuro, eu acho que hoje nós temos um município muito interessante, muito elogiado por nossa situação hoje econômica que se passa o município, soubemos que nós não temos uma barragem, não temos uma universidade, não temos grandes empresas, mas nós temos muitas pequenas empresas que estão ori-unda já da iniciativa dos nossos munícipes mas também grande parte estão na nossa área industrial e isso todos sabem que vem fruto de ideias que surgiram lá atrás e nós temos que fazer ações que dão reflexo lá no futuro, para nós termos um município pu-jante, e com muito progresso e eu acho que esse projeto também vai ser muito interes-sante para nós convencermos e conscientizarmos e mostrar o valor que muitas proprie-dades têm no meio rural, mas hoje de repente não está se despertando essa consciên-cia dos jovens que estão morando lá com os pais, da importância que podem ter uma vida digna e será de repente dar sucessão a sua família. Seria isso.
Senhor Presidente, Nobres Colegas, nossa Assessoria que estão nos acompanhando, em especial aos munícipes que estão em suas residências nos acompanhando. Eu quero que, fazer um agradecimento ao Deputado Paulo Pimenta que nós fomos lá solicitamos auxílio ao município e prontamente fomos atendidos, já está empenhado mais uma emenda de 150 mil reais, que conseguimos com esse deputado. Hoje ele é ministro, mas mesmo assim ele está direcionando ainda emendas esse ano como se fosse Deputado, e nós o nosso município foi contemplado mais uma vez com a nossa interferência, gra-ças a Deus, sempre fomos bem atendidos acho que a população recorda que nós con-seguimos a draga que era um valor na época muito expressivo e agora mais uma emenda de 150 mil que já está praticamente nos cofres da Prefeitura. Uma emenda pa-ra custeio para saúde, eu acho que é muito interessante tem vários vereadores que conseguiram emendas para aquela finalidade e os nossos munícipes estão muito felizes com isso, porque a questão custeio está sendo usado por exemplo a cataratas, auxílio em próteses e assim enfim para muitas finalidades que a nossa população tá precisan-do. Seria isso.
Mais uma vez, Colega Presidente, Vereadores, pessoal que está nos assistindo, só para contribuir um pouquinho, vereadora Cristiane, a pergunta do vereador Januã, nós quando nós percebemos nós imediatamente também questionamos o porquê disso, daí a explicação foi exatamente esta, que na licitação tu não pode identificar bem certo, tem que todos nós sabemos, todos nós acompanhamos licitações e soubemos como é, e essa na verdade foi uma coisa que não, que merece a explicação, é a nossa discus-são aqui sempre é sadia e saudável para o município, te parabenizo por perguntar, tu deve essa resposta aos munícipes. Mas a questão é exatamente essa, numa licitação tu não tem como pedir não, queremos tal tipo de pneu e com esse pneu ele era tipo trator agrícola, então, para rolar um calçamento ou rolar um asfalto ele deixava tudo, alisava e tu andava ele deixava tudo as marcas, então aquele tipo de garradeiras não servia, mas na licitação não tinha como identificar. Então esse foi o trabalho que tinha que ser feito para poder ser usado senão ele poderia ser usado nas estradas patroladas, é um baita equipamento, o calçamento tá ficando de ótima qualidade onde passa em cima e só que não poderia continuar com esse tipo de modelo de garradeiras. Outra questão também quero aproveitar e convidar a população, os colegas, o clube Concórdia ele vai fazer 93 anos de existência dia 21, nós vamos ter o nosso churrasco de associados também e queria, gostaria de contar com a presença de toda a população e também dos colegas vereadores, porque junto nós vamos, a administração vai entregar mais uma grande obra que era muito sonhada pela comunidade da Bonita e por toda co-munidade regional que vai ser a inauguração do asfalto que liga a Linha Bonita Norte, também tem um pedaço de calçamento, até o colega Vereador Moacir ajudou na ar-ticulação do recurso, o asfalto foi com recurso próprio e daí nós convidamos a popula-ção Butiaense em geral, que nós vamos fazer a inauguração dessa bela obra que está sendo entregue pela administração, junto com o nosso churrasco associado. Seria isso
Senhor Presidente, Nobres Colegas, nossa Assessoria que estão nos acompanhando, em especial aos munícipes que estão em suas residências nos acompanhando. Eu quero que, fazer um agradecimento ao Deputado Paulo Pimenta que nós fomos lá solicitamos auxílio ao município e prontamente fomos atendidos, já está empenhado mais uma emenda de 150 mil reais, que conseguimos com esse deputado. Hoje ele é ministro, mas mesmo assim ele está direcionando ainda emendas esse ano como se fosse Deputado, e nós o nosso município foi contemplado mais uma vez com a nossa interferência, gra-ças a Deus, sempre fomos bem atendidos acho que a população recorda que nós con-seguimos a draga que era um valor na época muito expressivo e agora mais uma emenda de 150 mil que já está praticamente nos cofres da Prefeitura. Uma emenda pa-ra custeio para saúde, eu acho que é muito interessante tem vários vereadores que conseguiram emendas para aquela finalidade e os nossos munícipes estão muito felizes com isso, porque a questão custeio está sendo usado por exemplo a cataratas, auxílio em próteses e assim enfim para muitas finalidades que a nossa população tá precisan-do. Seria isso.
Senhor Presidente, Nobres Colegas, Assessoria da Casa, Adriel, em especial aos muníci-pes e todas as pessoas que estão nos assistindo. Referente ao que o colega já não colo-cou eu acho que, de forma alguma a gente se posicionou contra, eu acho que todos sabem todos os funcionários sabem que tem local lá para fazer chimarrão lá na gara-gem, tem cozinha lá, tem local para fazer chimarrão, eu acho que de forma alguma a gente se posicionou contra essa questão. Mas os munícipes também questionam a gen-te, não a finalidade uma cozinha é para, claro, com certeza, tem gente que vem desde a época que eu estava lá, tem gente que há 6:30, 7 horas vão lá tomar mate e tem lu-gar esquentar água e fazer um chimarrão. Eu só achei estranho a questão de eles falar que se sentem mal em estarem em contato com o cheiro das máquinas, sendo que a maioria são operadoras, são motoristas e de forma alguma a gente é contra a questão de ter conforto, uma cozinha confortável, mas eu acho que todos têm que me entender que é eu não me posicionei contra essa questão. Eu só acho que todos têm essa função lá, eles têm o direito nos dias de chuva como foi colocado também eu coloquei nos dias de chuva, os operários eles não podem sair, ter um local lá para fazer um chimarrão en-tão é nada contra isso, eu acho que uma parte que tinha cozinha que onde está relata-do no projeto que foi ocupado e tá sendo bem ocupado que é o almoxarifado hoje e também é interessante. Mas nada contra se um dia tiver o espaço disponível que se di-recione o espaço para barriga bem o pessoal que quer ficar lá nos dias que não tem trabalho, eu só coloquei que nos dias normais é aquela. Seria isso.
Mais uma vez, saudação a todos, eu também quero parabenizar o município, mas tam-bém quero parabenizar o CTG Estância de São Pedro pelo grandioso rodeio realizado no final de semana retrasado, um grande sucesso mais uma vez mostra a grandiosidade do povo Butiaense, o poder de organização e o pessoal de São Pedro do Butiá tem, acho que seguramente é um dos maiores rodeios da região, a não ser que parta para, que nem em Bossoroca, também é um lugar mais tradicionalista, o estilo do povo lá é um povo diferente, mas a nossa região aqui São Pedro do Butiá, foi com certeza o maior rodeio. Isso graças a organização da Campeira do CTG e também a participação com toda certeza na estrutura que o nosso Parque tem, que é méritos de anos e anos, de to-das as administrações, que todos investiram no nosso parque, eu tive praticamente to-dos os dias ali presente e conversando com inúmeras pessoas de inúmeros lugares que vieram, todos elogiando a estrutura que São Pedro do Butiá tem. Isso graças ao trabalho que vem sendo de ano já das administrações, cada administração sempre investe um pouco, isso resultou nessa mega estrutura que nós temos hoje, para acolher toda a regi-ão Missioneira.
Senhor presidente, Nobres colegas, Assessoria jurídica, Adriel, Jean, e os caros munícipes e pessoas que estão nos assistindo. Em primeiro lugar eu gostaria de parabenizar, nós participamos de um torneio de bolão, que é uma tradição da nossa região, do nosso município. Foi realizado pelo Clube União Butiá, no sábado passado e por sinal muito bem organizado, quero parabenizar toda a diretoria pela ótima organização e também parabenizar os campeões que foram da Linha Bonita, mas principalmente parabenizar a todos os bolonistas, eram seis times que jogaram ali e tudo transcorreu que nem a vez passada, já falei o nosso Campeonato Municipal de futebol 7, também todas as pessoas assim equilibradas que souberam sempre, um ganha, um perde, mas transcorreu tudo na maior normalidade. Outra questão senhor presidente eu gostaria de questionar, questio-nar não, só pedir uma informação sobre a proposição do colega Vereador Adriano, ele coloca aqui que de repente explica para nós isso para os municípios a questão dos, por exemplo, os funcionários lá, a carga horária todos sabem que é 7:30 às 12 e das 13:30 às 18:00, então tem operadores, motoristas, tem operários, os operadores, os motoristas na-turalmente vão estar dentro da carga horária deles em contato com a máquina deles e qual é o motivo de mal estar de estar em contato com os maquinários e por exemplo uma cozinha, quais seriam esses interesses dos funcionários de ter uma cozinha, sendo que a carga horária deles é das 7:30 às 12, das 13:30 às 18:00. Seria isso
Mais uma vez, Caro Presidente, Caros colegas, todo mundo me conhece, eu gosto da Tradição Gaúcha e no final de semana que vem nós vamos ter a festa maior do tradicionalismo gaúcho que vai ser o nosso Rodeio, então quero convidar toda a região, todos os munícipes, todos os gaúchos, que são de usar bombacha ou não, todos somos gaúchos de alma e coração, vai ser um evento muito grande, e eu quero aproveitar a oportunidade já parabenizar toda a equipe organizadora, toda a Patronagem, que está empenhada muito tempo já, a equipe da Campeira, que há muitos meses já vai em outros rodeios na região, representando sempre o munícipio de São Pedro do Butiá, em especial o Estância de São Pedro, pelo que me parece, todos vão retribuir a visita. Eu acho que mais uma vez vamos ter um grande evento aqui em São Pedro do Butiá. Seria isso.
Senhor Presidente, Nobres colegas, Assessoria da Casa, o Adriel, o Jean, em especial a vocês que estão nos assistindo. Eu também não posso, não queria deixar de perder a oportunidade de parabenizar as mulheres pelo Dia das mulheres, que ocorreu dia 8, e muito bem programado de novo o Encontro Municipal das Mulheres. Parabéns ao pes-soal da Emater, que sempre tá a frente organizando isso, nós temos uma boa equipe de funcionários na Emater, parabéns a eles e também parabéns a todas as mulheres que estiveram presentes. Eu também quero aproveitar e parabenizar o setor de esportes e São Pedro Butiá pela boa organização que teve no torneio de futebol 7. Parabenizar os vencedores, mas também parabenizar principalmente a cada atleta que participou do campeonato. Acho que cada atleta que está me escutando, deve ser homenageado, pela tranquilidade que transcorreu todo o campeonato, equipes de renome grande, dessa vez não chegaram à final e a Linha Bonita, graças à Deus conseguiu ser Bicampe-ão já do campeonato municipal. Parabéns aos ganhadores, mas também, como eu já falei, parabéns a todos que participaram e também pela ótima organização da equipe de esporte de São Pedro do Butiá.
Saudar a Presidente, Nobres colegas, saudar também aos ouvintes que nos honram com a escuta. Eu quero só justificar um pouquinho as duas proposições que nós fizemos. Pri-meiro, a Avenida eu acho que é o único lugar hoje ainda que Avenida Eugênio ainda tem o canteiro no meio e muitas pessoas que eu converso, pessoas que nem eu, que já estão na terceira idade, eles tem que nem hoje, estacionam dois três carros ali, se esta-cionarem um pouquinho longe, não tem estacionamento aqui na frente da prefeitura e para qualquer pessoa inclusive as de mais idade o estacionamento obliquo é mais fácil de manobrar do que assim, então acho que o Executivo vai ver com bons olhos a nossa proposição e atender ao nosso pedido e de repente um dia realmente asfaltar, que já tem a ideia para isso, para tirar o canteiro do meio e asfaltar toda a rua. Outra questão é a questão do Pró-Agro, eu acho que todos os agricultores, inclusive eu, os pequenos agricultores estão na mesma situação e hoje nós viemos realmente de três anos quando não se colheu praticamente nada e se teve Pró-Agro e a regra é essa que está bem mencionada na proposição. Dentro de 5 anos tendo três Pró-Agros não tem mais segu-ro, aí eu quero parabenizar o governo, o MDA, pelas atitudes que já estão sendo toma-das para acudir, para socorrer agricultores atingidos pela estiagem, mas em nenhum momento eu percebi que esse assunto de mudar a regra do Pró-Agro foi comentado. Então segue aqui, eu acho que os colegas vereadores do PDT e Progressistas quiserem se juntar nessa ideia, serão bem-vindos, quanto mais força nós tivemos nós vamos ao sindicato nós vamos para ALM, de repente até para Famurs, para o governo tem que nos atender, porque ano que vem se causalmente der mais uma frustração como tem dado os últimos três anos e o pequeno agricultor não tiver Pró-Agro, ele não vai ter co-mo pagar as contas, sinceramente a situação é dramática, todos estão na mesma situ-ação, são três anos que perdemos tudo o que plantamos praticamente e se nós não tivéssemos seguro, a situação seria muito pior, eu acho que tem palavras mais simples, eu acho que daí os produtor de leite que não tiver seguro, pode ir lá carregar as vacas que infelizmente é mais um produtor que vai quebrar. Então, tem que ser mudado essa regra, para o agricultor poder recomeçar a vida dele e começar a investir para produzir alimentos, mas com seguro, porque nós sabemos que deu três anos que é uma catástro-fe para nossa região e se nós não tivéssemos seguro a situação seria muito pior. Então acho que nós vamos a trás, nós vamos depois dessa Moção daqui, nós vamos para ALM, eu já falei com o presidente, nós vamos apresentar lá também, vai ser discutido lá e vai ser levado adiante para chegar a quem pode ter o poder de mudar essa regra. Seria isso.
Senhor presidente, Nobres colegas, nossa Assessoria, meu grande amigo já, juiz Doutor, sua excelência Dr. Bruno, já é a segunda vez que nos encontramos aqui nessa Casa, que vocês vieram nos honrar com uma visita já há um tempo atrás, Doutor, senhor e seu co-lega, e nós sentimos realmente São Pedro do Butiá se sente honrado com essa atitude do Poder Executivo, não, do Poder Judiciário, se aproximar dos outros poderes que é o legislativo e o executivo para o bem da comunidade. Tenho certeza que a atitude que vocês tomaram de vim estar presentes no meio da sociedade é um exemplo muito bom, muito bonito, mostra com que o poder de vocês está afim de ajudar para o bem das pessoas, muito obrigado pela presença de vocês e parabéns pela atitude de vocês. Saudar também o vice-prefeito Valter que representa o Prefeito Municipal, agradecer a explanação que ele fez aqui nessa Casa, acho que é interessante é a população saber. Mas também quero me referir caro colega vereador Moacir, algo que tu citou, nós per-cebemos lá que realmente, mas como hoje é a instalação da mesa e tudo, nós perce-bemos o senhor bem falou a ideia foi minha, nossa de homenagear os diretores e os ex-diretores, acho que todos vieram nos abraçar, todos vereadores agradecendo a atitu-de que tivemos, mas eu sei também que houve equívocos, mas temos que assumir as culpas que nós tivemos, poderíamos ter mas na verdade acho que esses dados foram nos fornecidos, foi nos fornecidos esses dados a nós, não, esses nomes vieram da Secre-taria da Educação, até agradeço por ter contribuído para nós termos todo o relatório e os diretores estaduais também vieram da escola estadual e nós temos a nossa função de legisladores, nós fizemos o evento, mas depois nós percebemos, mas também de re-pente se nós vereadores tivéssemos fiscalizado e verificado tudo, talvez nós nem íamos saber que tinha erros, porque esses dados não são de propriedade nossa, mas nós caro colega, nós já estamos indo atrás e as pessoas onde percebeu que tinha algum equívo-co, nós vamos tentar chamar de volta. Talvez o quadro deles e tentar corrigir isso, nós já combinamos, isso nós vamos fazer e todas as pessoas que estão nos escutando pode ficar tranquilo que são diretores ou vice-diretores que também achamos importante, podem ficar tranquilos que será resolvido o problema. Eu também quero desejar ao pre-sidente Douglas um grande trabalho a presidência dessa Casa e que continue como Prefeito Valter falou, acho que a nossa Câmara, a nossa Casa, senhor Juiz, é um exem-plo elogiado por toda a região missioneira. Realmente nós trabalhamos em prol da mu-nicipalidade, nós não pensamos em usar o nosso cargo e nenhum dos legisladores em função ou causa própria, porque quando vem um projetos bons que são bons para mu-nicipalidade, tanto oposição como a situação, sentam juntos para discutir o projeto que seja para o bem da municipalidade, isso é histórico aqui em São Pedro do Butiá. Não é dessa administração e outras que já passaram e senhor presidente, eu quero que, Caros colegas, nós continuemos assim, trabalhando mais e mais um ano em prol do nosso Grande Município, com o grande objetivo que é o bem-estar do munícipe de São Pedro do Butiá. Muito obrigado.
Em nome da bancada do PT, quero também desejar a todos os munícipes, aos colegas vereadores, um feliz 2023, que seja realmente como os colegas falaram, que seja me-lhor, mas infelizmente estamos de novo agonizando uma grande seca, que atinge a nos-sa região, mas acho que faz parte da nossa vida altas e baixas, mas essa também vamos saber enfrentar. Mas em especial colegas eu quero agradecer a compreensão de to-dos vocês e por mais uma vez mostrar que São Pedro do Butiá tem uma Câmara dife-rente de toda a Região, estivemos até hoje comentando, se nós formos colocar no pa-pel os números que a Câmara de São Pedro do Butiá gasta, comparando com Câmaras na região, se não somos uma das, somos a Câmara que gasta menos em percentual do orçamento do nosso Município. Isso é graças a cada um, não só ao Presidente, que te-mos uma visão, conforme o Vereador Jânio colocou, estamos incumbidos pela comuni-dade para fazermos o nosso trabalho, mas também não estamos fazendo dessa função que foi concedida pelos munícipes, fazendo uso dela para nós fazer isso em benefício próprio. Acho que todos nós e não só de hoje que vemos todas as administrações até hoje praticamente todos pensaram assim e todos pensam em prol do município de São Pedro Butiá e para o bem dos munícipes. Então fica aqui meu profundo agradecimento aos colegas pela compreensão que tiveram durante esse ano, enquanto nós estivemos na presidência da Mesa Diretora e também mais uma vez desejar um feliz 2023 a todo mundo e a todos os colegas aqui presentes e também convido todos os colegas e toda a comunidade Butiaense para a Sessão Solene que será realizado amanhã, às 20 horas, no CTG Estância de São Pedro, na Sessão Solene em homenagem a vida em prol da educação, que são os diretores e vice-diretores das escolas municipais e escolas estaduais.
Gostaria de pedir, em nome da Câmara, a todos os munícipes que estão nos escutan-do, que também domingo que vem, dia 20, vão ser uma grande festa na comunidade da Linha Bonita Norte, a festa tradicional deles, de toda a comunidade anual da festa deles e eu gostaria de contar com a presença de todos os vereadores, colegas, tam-bém toda a população que está nos escutando, ir lá colaborar com essa Comunidade, que felizmente é mais uma das Comunidades no interior, que estão batalhando e estão conseguindo se manter lá vivas, lá no interior, para manter a referência das Comunida-des pequenas vivas lá no interior. Então todo mundo convidado, os colegas e toda a população. Seria isso.
Caro colega Januã, eu também só peço a população que domingo vença a verdadei-ra democracia, que a democracia seja fortalecida, que em todo o nosso território naci-onal, que o povo tem a grandeza que escolher quem é melhor, para si, para sua classe, mas em especial que seja um grande fortalecimento para nossa democracia.
Sr. Presidente, Caros Colegas, Pessoal que está nos assistindo, eu só queria me manifestar referente também a preocupação do Vereador Moacir, o dono da empresa lá da BR 392, veio falar comigo também, e eu já retornei para ele, te parabenizar pela proposi-ção, mas de tarde já falei com ele e já está na verdade resolvido, eles vão, e realmente é de extrema importância o ônibus cruzar lá e pegar aquelas crianças que tinham que caminhar do antigo colégio da Bonita até em casa. Também queria comunicar a co-munidade da Linha Bonita sobre a licitação que foi feita pra fazermos o asfalto em cima daquele calçamento, todo mundo sabe que aquele calçamento lá não é artigo de pri-meira qualidade, então a Prefeitura pensou por bem recapagem daquele asfalto que vai para a Bonita Norte, colocar asfalto, a licitação está feita, vai depender da execu-ção, o Vereador Ariel leu a licitação, então são 1,3 kms que foi licitado e vai ser reca-pado esse calcamento da Linha Bonita em direção a Bonita Norte. Seria isso.
VEREADOR EUGÊNIO: Sr. Presidente, Nobres Colegas, ao Adriel que está nos assessorando, Juliane nossa assessora, Luana nossa secretária, em especial ao povo que está nos assistindo. Na verdade essa moção de apoio também quero dar minha contribuição sobre a questão da perda que todo assalariado tem nos últimos anos, acho que todos estão lembrados que na sessão passada eu fiz uma referência sobre o nosso municipário que um ano não vai ter reposição, que a gente está muito solidário com eles que realmente eles perderam por causa da questão preço, mas eu olhando aqui números, e esses números são reais, que fala em 80% de perda do poder aquisitivo do salário dos funcionários públicos estaduais e também dos assalariados, povo que ganha um salário mínimo, e acho que todo mundo aqui nessa Câmara tem ciência disso, da importância que tem a educação num país, num povo, porque eu acho que não existe dois caminhos, só um, pra mudança da população não tem outro caminho a não ser a educação, realmente é fundamental valorizar os profissionais da educação o quanto eles merecem, o quanto eles são importantes para a formação da personalidade das pessoas que vão estar atuando no futuro no mundo. Outra questão que eu queria aproveitar a oportunidade para colocar também aos munícipes e aos colegas que na última quinta-feira nós tivemos aqui a visita do Deputado Federal Paulo Pimenta e do Deputado Estadual Valdeci de Oliveira onde trouxeram a notícia para nós, que vocês já tinham visto falar, que a gente conseguiu articular a vinda de uma retroescavadeira hidráulica, uma draga, que vai vir pro Município e eles nos trouxeram a notícia que ela já está licitada, já está comprada e então em poucos meses estará à disposição aqui no município de São Pedro do Butiá, é uma alegria muito grande para a gente conseguir dar essa notícia pro munícipe porque é uma máquina que vai fazer muito bem para as obras, pra agricultura, pra terraplanagem e até para a cidade também porque o munícipe que mora na cidade também utiliza as estradas do interior e o comércio nosso também vive muito das rendas que se produzem no interior. Então seria isso, Sr. Presidente.
VEREADOR EUGÊNIO: Sr. Presidente, Nobres Colegas, a colega nova Valesca, nossa assessoria, sinta-se bem em nosso meio, amigo Pedro, ao Adriel que está nos assessorando e posso te dizer que estamos recebendo muitos elogios e cabem a você e nosso presidente pela tomada de decisão de fazer a transmissão dessa forma como está indo e o munícipe tá conseguindo com mais qualidade assistir nossos trabalhos aqui na sessão da Câmara. Eu queria me referir a um questionamento que me foi feito de um munícipe, funcionário público a uns dias atrás sobre a questão da reposição do salário dos municipários, porque todo mundo sabe que hoje temos uma Lei Federal, a 173, e essa lei não permite de forma alguma, e eu fui atrás e em algumas câmaras, alguns municípios tiram a ideia de dar aumento, mas eu fui atrás e na região missioneira não tem nenhum, teve um município que é Canoas que deu reposição e deu noticiário até na RBS, então aquela Câmara que falou sobre isso não condiz com a verdade, então eu pessoalmente, analisando a situação que hoje se passa no Brasil a gente está muito solidário com o funcionário público e também com todo o assalariado brasileiro, porque eu tenho aqui número que desde 2016 o poder aquisitivo do salário mínimo caiu em torno de 40%, isso são dados do IBGE. Então quero aqui dizer, porque na hora não disse muito, só falei que iria atrás para ver, mas quero aqui dizer que a lei, quem fez a lei, pra algumas pessoas, todo mundo sabe que tem classes que tiveram aumento salarial só o funcionário público não pode ter, o que eu acho que pela situação que hoje tá a situação dos preços, se alguém vai em um mercado comparar o que ele compra hoje com um salário mínimo e o que ele comprava quatro anos atrás dá um pouquinho mais que a metade, 40%, o que dizem as pesquisas, então a gente tá solidário com os funcionários públicos. E hoje eu e mais alguns vereadores, conversamos com o Prefeito, que o munícipe pode ficar tranquilo que ano que vem de alguma forma algo será reposto pros funcionários, isso já está decidido, e o município que quis dar, não conseguiu e até deu noticiário nas redes sociais. Então eu acho que fica bem claro de quem é essa culpa, teve classes no Brasil que receberam e algumas foram proibidas de receber, sendo que o salário mínimo também é algo que está muito defasado hoje.
VEREADOR EUGÊNIO: Novamente Sr. Presidente Ariel, Colegas, Assessoria da Casa, Juliane e a Secretária Luana, o Adriel e aos queridos munícipes e todo público que está nos assistindo eu quero me fazer uso dessa palavra e dessa casa pra fazer um agradecimento muito especial, a assessoria e ao deputado Paulo Pimenta através do qual que ano passado fizemos até uma reunião na câmara, chamamos o sargento pra cá e nós percebemos a deficiência que a brigada aqui tinha em veículos e conversamos com a assessoria do deputado e soubemos do recurso da emenda da bancada gaúcha e ali os deputados tinham o poder de destinar pros municípios que eles queriam indicar, e nós conseguimos através do Pimenta articulação desse veículo que hoje já está em poder da nossa brigada militar. Eu sempre pensei dessa forma e é a forma que eu acho os melhores veículos e melhores armas precisamos estar com a polícia, porque quem é que tem que cuidar da população é a polícia e nunca concordei com algumas teses que alguns querem pregar por ai que a população tem eu star com casa cheia de arma, se alguém de bem quer comprar uma arma e tá limpa na polícia sempre teve essa oportunidade e esse direito de comprar, mas eu acho que as melhores armas e melhores carros tem que estar em poder da polícia e por isso a gente fez esse esforço pra conseguir esse veículo pra eles e desejo um bom trabalho pra nossa brigada militar.
Vereador Eugênio: Senhor Presidente, Nobres Colegas, nossa assessoria, o Adriel que nos auxilia hoje e as pessoas que estão nos assistindo pelo site. Eu acho interessante essa tua colocação mas eu acho que a Prefeitura como a nossa, e como todas as Prefeituras do Brasil, caro colega, não sei se o Senhor está sabendo, que não é permitido aumento esse ano no funcionalismo público, então eu acho que a sugestão é válida, mas eu acho que, valia praticamente não tem porque o Prefeito não pode fazer, existe uma lei me representa ser a 174 ou 173 não me recordo bem o número da lei que não permite que as Prefeituras nem o Estado deem aumento por causa da pandemia, então todos estão sofrendo, eu acho que o funcionário público merece, mas também todos estão pagando um pouquinho da pena que é o prejuízo da pandemia. Se nós avaliarmos o que pequenos comércios da nossa região e todo Estado, todo Brasil perdem é um montante com certeza muito maior do que o percentual da inflação que hoje o funcionário público não tem como receber por causa dessa lei federal. Mas que é interessante que o funcionário público, assim como todo cidadão Butiaense é importante, mas hoje tem uma lei federal que não permite. Seria isso.
Vereador Eugênio: Senhor Presidente, mais uma vez Nobres Colegas, nossa assessoria, na verdade essa questão a gente tá se preocupando já desde o começo do ano, e vocês se lembram que na sessão passada quando foi levantado eu até comentei que ano passado também já tinha pandemia e alguns Municípios da região já fizeram até no ano passado. Mas o que que tá acontecendo, nós conversamos com o Prefeito, fomos até ao DPM, e o que eu posso adiantar para vocês e para o munícipe de São Pedro do Butiá é que vai ter um desconto de 20% pra quem pagar à vista e o resto do parcelamento que a gente tá propondo pegar amparo da DPM para fazer em seis vezes, hoje a lei é no máximo em três vezes. Então vai ser prorrogado isso eu posso adiantar para vocês mas ainda estamos nessa conversa com o Prefeito, pedindo amparo da DPM faz tempo já que estamos conversando sobre isso, a gente sabe que a situação do comércio e das pessoas de São Pedro do Butiá e difícil, porque na verdade, essa questão, só voltando a questão da inflação, da reposição de 4% pro funcionário público eu acho que qualquer um, qualquer pessoa que vai hoje ao comércio comprar qualquer coisa, vê que a inflação não é 4% ao ano. Então concordo como já falei antes que a reposição é justa e essa tratativa realmente existe como o colega Douglas conversou e falou com a diretoria do Sindicato de haver um depósito para no ano que vem repor isso. Mas referente ao IPTU, Colega Jânio, pode ficar tranquilo que está sendo feito essa tratativa e essa conversa já vem de tempo que a gente tem com o Prefeito e ele tá buscando amparo legal junto a DPM e vai ter uma prorrogação, um parcelamento de até seis vezes para quem quiser fazer isso.
Vereador Eugênio: Senhor Presidente, mais uma vez nossos colegas aí e Adriel. Caro Colega Januã acho que a questão de juros é completamente descartada, a proposta que temos por aí, por exemplo Cerro Largo vai dar 15% de desconto, a nosso é 20% pra quem paga à vista e o restante sem juros parcelado em seis vezes.
Vereador Eugênio: Senhor Presidente, Nobres Colegas, Secretária Luana, em teu nome e no nome da Cris, quero te parabenizar hoje que é o dia internacional da mulher, a todas as mulheres, um abraço bem apertado do tamanho do Rio Grande, a todas as mulheres que são grandes guerreiras e eu sempre vejo um ditado que por trás de um grande homem tem uma grande mulher, e eu não concordo, acho que muitas vezes é ao lado ou as vezes a frente de um grande homem tem uma grande mulher. Quero também parabenizar minha esposa e vocês duas mulheres guerreiras que estão trabalhando com nós dentro da Câmara e também a Juliane recebam meu abraço, parabéns a todas as mulheres.
VEREADOR EUGÊNIO: Senhor Presidente, Nobres Colegas, Luana nossa assessora, pessoal que nos assiste, em primeiro lugar mostrar de me manifestar sobre essa moção de apoio que estamos fazendo a permanência do turno noturno no ensino médio no colégio estadual eu já conversei com várias pessoas jovens que não tem outra forma de estudar que não seja de noite e que não pessoas humildes, nossa região é uma região de pessoas humildes e a maioria daqueles jovens que preferem estudar de noite precisam trabalhar de dia e se não tiver aula a noite não vão poder estudar e seria uma grande frustação pra eles e também frustação pra cultura do nosso município. Referente a essa questão da vacina eu acho que, na verdade é um direito, com toda certeza, de todo legislador, como nós também tivemos e usamos o nosso direito no ano passado de perguntar quem foi vacinado e foi respondido da mesma forma como foi agora. Então eu, Senhor Presidente, também peço que o Senhor novamente dirija esse pedido a nossa Secretária para que ela coloque, formalize o que impediu já o Secretário Narciso já não mandar os nomes para nós e qual é o critério que foi usado e porque que na verdade não está se está vindo os nomes. Mas eu acho que é uma preocupação sim, mas eu só analisando os números, o ex-secretário Narciso falou, vocês viram que ele falou que tem quase 80 mulheres acima de 80 anos e quarenta e poucos homens acima de 80 anos, então colega Januã eu acho que com toda certeza vai ter pessoas com 82 anos que não foram vacinadas ainda, porque temos um número expressivo de pessoas que trabalham na saúde, que são as primeiras que estão dentro dos protocolos do governo que devem receber as vacinas, então com toda certeza tem idosos ainda acima de 80 anos não vacinados, mas eu acho que nós além disso que está sendo feito aqui nossa preocupação devia ser maior ainda porque, desculpe a sinceridade, eu acho que o único presidente do mundo que quase tá levando como uma derrota a chegada das vacinas, é o do Brasil. Eu acho que deveria ser feito de repente pra vir mais vacinas, a gente sabe que em outros países, a própria Argentina, se a gente pegar números, tá quilômetros e quilômetros na nossa frente, sendo que eu acho que a preocupação, Caro Colega Jânio, sobre quem foi, quem não foi, é interessante mas também seria interesse acho que nós de repente nos organizarmos através das associações, entidades da nossa classe apoiar os prefeitos e pedir pra vir muito mais vacina, acho que realmente todo mundo tá nessa ânsia de um dia receber essa vacina porque realmente é uma pandemia mundial e é uma preocupação muito grande que a gente tem, que nem da minha família não tem idosos acima de 80 mas perto dos 80 e a gente sabe que muitas pessoas com uma idade avançada quando pegam é complicado pra seguir passando. Seria isso.
VEREADOR EUGÊNIO: Mais uma vez minha saudação só para colocar, ali está solicitado três membros, um da bancada maior, um da menor e outro por indicação, e eu me disponibilizo também, já fui duas vezes por indicação, então meu nome está disponível para ajudar na comissão da terceira idade.
VEREADOR EUGÊNIO: Senhor Presidente, Nobres Colegas, AOS novos eleitos que estão nos assistindo, Cristiane, Januã, Vilson, e ao pessoal que está nos assistindo pelo site. Em primeiro lugar eu quero desejar a todos vocês meus colegas um Feliz Ano Novo e que o ano de 2021 em alguns aspectos seja diferente do que foi 2020. Acho que todos somos sabedores de 2020 foi um ano diferente de todos os anos e que a tal da vacina venha logo, realmente que 2021 seja um ano diferente, um ano melhor em todos os aspectos e em muitas coisas que realmente atrapalharam a vida de muitas pessoas nesse 2020, também quero aproveitar pois na discussão do projeto não me manifestei porque acho que é uma coisa muito natural porque o Prefeito mandou o Projeto 37 para mostrar mais transparência, mas na verdade a contribuição de melhorias é lei, é uma lei que o Prefeito nem precisava ter mandado pra nós, que a contribuição de melhorias, se um terreno hoje tem um valor “x” e a Prefeitura faz um investimento, em melhorias, em fazer esse terreno valer mais, como foram feitas várias pavimentações, automaticamente o dono do terreno tem a obrigação de dar a sua contribuição de melhorias. Mas no mais, Feliz Ano Novo a todos, tem colegas que estão se despedindo e quero aqui publicamente pedir a vocês que se de alguma forma a gente foi, as vezes, meio diferente nas manifestações que a gente teve com vocês a gente pede desculpas, discussões de projetos foram para o bem do Município e se alguma coisas vocês tiverem levado para o lado pessoal eu peço desculpas para vocês que estão saindo e desejar aos novos que vão entrar, muito êxito, e dizer para vocês que a nossa Câmara é elogiada regionalmente pela forma como a gente trabalha em parceria com o poder executivo, não foi só nessa legislatura, como na anterior do José Henrique também, a oposição tinha a maioria, como nós agora era oposição e tinha a maioria, mas a gente trabalhou de uma forma assim pensando não na promoção pessoal de ninguém mas no desenvolvimento do Município de São Pedro do Butiá e eu tenho certeza que vocês novos que vão entrar vão pensar da mesma forma e quero desejar pra vocês um ótimo trabalho e um Feliz Ano a todos, um grande abraço e até ano que vem.
VEREADOR EUGENIO: Quero parabenizar também a equipe do executivo que temos que reconhecer que foi um bom trabalho, como todas as administrações todos os prefeitos que tivemos deram tudo de si e com toda certeza se alguém dizer que alguém deles tentou levar um boné ou uma caneta do poder público a gente tem toda a tranquilidade de dizer que não houve isso. Quero dizer meu abraço ao Martinho, Eloi, e equipe que foi um trabalho integrado entre legislativo e executivo o ano foi bom.
VEREADOR EUGÊNIO: Senhor Presidente, Nobres Colegas, Nossa Assessoria, Vereador eleito Vilson nosso abraço, nosso abraço também a todas as pessoas que estão nos assistindo pelo site, também quero aproveitar essa oportunidade para desejar a todos os munícipes, colegas e pessoal que está nos assistindo, um feliz e abençoado Natal e um próspero ano novo. Acho que realmente é um ano muito atípico jamais a gente pensou que final do ano a gente não poderia fazer alguma festa, alguma confraternização, juntos nas comunidades, sociedades, e esse ano infelizmente é diferente, mas acho que todos nós vamos ter força e vamos ter e principalmente responsabilidade e eu sempre coloco com muita pontuação isso porque um caso de saúde pública, um caso que o município têm responsabilidades, cada munícipe tem sua responsabilidade também. Então eu desejo que todos façam seu Natal de repente em família em casa, respeitando todos os decretos, a gente não sabe que bandeira vai sair hoje de noite, para ver como é que vai ser o decreto e como vai ser as restrições, mas cada família pode fazer o seu natal aí tranquilamente na sua casa e colaborando com o que o caos dessa pandemia não seja maior, acho que cada um tem sua responsabilidade e com toda tranquilidade cada família vai fazer assim, então mais uma vez um grande abraço a todos que estão nos assistindo e um Feliz Natal a todos os colegas e aos que estão nos assistindo. Seria isso.
VEREADOR EUGÊNIO: Senhor presidente, nobres colegas, nossa assessoria da casa, um abraço ao povo que está voltando a nos assistir pelo site, quero agradecer aqui a todas pessoas que nos acompanharam, vieram ao nosso encontro nesse pleito que aconteceu no dia 15 de novembro, um abraço a cada um de vocês que deram seu voto de confiança na minha pessoa, na pessoa do Sep, do Valter, e quero dizer só fazer um questionamento aqui para a Administração, acho que todo mundo sabe que eu me manifestei publicamente aqui, que uma das grandes coisas que a Administração Martinho e Elói fez foi o pré-agendamento, publicamente aqui quando foi feito isso, elogiei que é uma das melhores coisas que pode acontecer para não gerar acúmulo de pessoas lá esperando as fichas, só que agora pelo que fiquei sabendo e escutei o Secretário falar na rádio estão cancelando o pré-agendamento de consultas, eu acho que seria uma questão da Secretaria de Saúde reavaliar essa decisão, porque a população estava aplaudindo essa questão do pré-agendamento, foi um grande acerto da administração Martinho e Elói, é muito bom para a população, mas agora foi cancelado, então acho que seria da secretaria rever essa decisão porque o povo estava gostando disso, lembro-me bem que eu falei da nossa questão, nós que somos produtores rurais temos os nossos afazeres, começa às cinco e pouco da manhã, e a gente não tinha tempo que sentar lá e esperar as fichas e agora com o pré-agendamento funcionava muito bem, então acho que seria uma questão de voltar nesse decisão. Seria a minha posição, foi uma coisa muito boa e eu acho que teria que continuar.
PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO: Senhor Presidente, nobres colegas, pessoal que está nos assistindo, nosso abraço, e muito obrigado por estar ocupando um pouquinho do seu tempo para nos assistir. Só queria me manifestar aqui sobre a questão de parabenizar a administração municipal por ter ajudado o hospital Santo Angelo nesta guerra contra o COVID 19, mas de ante mão já quero dizer e jamais vou pedir e eu acho também que jamais nenhum governante ou algum secretário pudesse sugerir ou dizer ou receitar o que eu vou falar agora. Vocês vão me entender eu acho que com certeza, existe hoje esse comentário entre a população do uso de Ivermectina humana, isso é um remédio que é usado geralmente em pessoas mais novas, e eu acho que quem conhece propriedades rurais todo mundo usa, e é um produto barato usado em todo mundo e eu fiz uma pesquisa e até os caras que inventaram a Ivermectina em 2015 tiveram o grande prêmio nobel, então claro que a gente não pode sugerir pra Secretaria ou algum governante dizer pra eles usar, mas como eu em várias ocasiões já disse, nós não podemos só esperar tudo da prefeitura, tudo do governo, a população pode também fazer sua parte e sugerir mas não receitar, mas a decisão vai caber para cada pessoa, eu sou sincero em dizer, eu usei no final de semana e vários dias já pra pesquisar para conversar com pessoas e eu tomei a decisão baseado em muitas pesquisas que eu fiz de tomar. Se nós conseguir por exemplo, vocês viram o custo que é uma pessoa numa UTI, se nós conseguisse de 100 evitar uma já seria uma grande coisa e ainda o custo financeiro não é o maior e sim a vida da pessoa, que muitas infelizmente estão se perdendo diariamente. Outra coisa, Sr. Presidente, eu queria fazer uma proposição, não sei se tu vai colocar em votação mas eu já falei uma vez, não em forma de proposição, mas na esquina lá do Lauro Damke, falecido Lauro Damke, existe que a capoeira está invadindo bastante a valeta, um pedaço eu já pedi, eles já fizeram, mas teriam que fazer, e o Moacir deve conhecer bem ali, então a pessoa vindo pra Butiá pra divisa da Salvador realmente não enxerga nada e isso é muito provável que uma hora possa acontecer um acidente lá. Então que a Prefeitura vá lá e recue, eu já conversei com a família, aquelas capoeiras lá. Seria isso, Sr. Presidente.
SEGUNDA MANIFESTAÇÃO: Senhor Presidente, Caros Colegas e aos que nos assistem, Colega Pedro eu acho que a resposta que ele deram pra ti pra mim é meio não baseada em fatos que já ocorreram, porque eu trabalhei nas obras, trabalhei na agricultura, onde se fez muitos poços artesianos e todos são em propriedades rurais. É simples, simplesmente se faz o dono do terreno ele doa um pedacinho onde se mapeia tantos metros e doa para a prefeitura e tá resolvido o problema. Todos os poços são assim, em todas as comunidades é assim, o terreno é cedido para a prefeitura, e claro a Prefeitura não vai poder fazer sendo em nome do produtor, mas o produtor pode doar esse entorno do poço para a Prefeitura, porque todos são assim, na Butiá Inferior é assim, na Bonita é assim, em todos lugares é assim. Então não querendo aprofundar essa discussão mas eu acho que poderia ser resolvido realmente, eu não sou muito de questionar coisas que são assim não tão relevantes para o desenvolvimento do município, mas acho que deixar um trator lá realmente dava para resolver.