Jânio Fenner
Cara Presidente, nobres colegas, não adianta Eugênio, vamos deixar apurar quem tem que apurar não adianta nós ficar batendo boca por uma coisa que nós não temos nada a ver deixa o Ministério Público apurar e o ministério é público depois o ministério Vai publicar e tá aqui entrega para população o que que realmente ninguém eu que vou tornar a dizer ninguém tem documento oficial na mão cadê o contrato da época que foi feito Alguém já veio no pedido de informações o contrato Então se tinha um contrato da daquela Lavra lá o contrato tá mal feito você pagaram Inicial pagaram no início antes de retirar tem que analisar o contrato e eu acredito que o ministério público é o órgão competente para dirimir tudo isso aqui então não tem por não é a competência da câmara ou do próprio executivo acredito que já foi feito já foi feita a denúncia pro Ministério Público já recebeu a denúncia tá apurando e não cabe a nós aqui dizer o que é o que não é já saiu da nossa esfera isso já foi então que como concordo com todos os vereadores com que Moacir disse você deve tem que pagar indiferente quem seja lesou o erário público tem que pagar assim como outras pessoas também já foram tiveram que pagar muita gente já teve que devolver dinheiro e não vai ser esse você deve o Ministério Público achar que por Óbvio tem que devolver se for punido devolva, tem que devolver ser seria senhor presidente
Presidente colegas vereadores e demais pessoas que nos acompanham através da live. Só para constar cara Presidente eu percebo aqui no artigo primeiro desse último processo que foi pedido vistas que o período que tá no artigo primeiro é 1º de Janeiro de 2025 e a 31 de janeiro de 2028, salvo engano acredito que seria Dezembro né? Que seja feita essa correção e percebo também lá no projeto que dispõe sobre subsídio do prefeito do vice-prefeito a ordem cronológica dos artigos, chegamos até o quinto e depois foi pulado pro 10º e o 11º onde o real seria o sexto e o sétimo Solicito que seja feita essa essa correção seria isso senhora Presidente.
Cara Presidente, nobres colegas vereadores, eu acho que é um assunto que não é pertinente, ninguém tem coisas concretas e nós tá debatendo uma coisa que todo mundo tem dúvida, eu acho que essa discussão, esse debate, eu acho que até importante, mas em primeiro lugar acho que nós temos que analisar e deixar para quem compete analisar, então deixa que o ministério público faça o trabalho dele que condena ou absolve e se tiver que, agora eu não sei por que veio à tona agora, tinha 3 anos para ideia, é sobre candidatura política, lógico o momento é pertinente, né? mas não vejo sentido se nós não temos nenhuma coisa ainda definida pelo própria, onde é que estão as notificações, prefeitura notificou o dono a propriedade, ou tem algum documento do Ministério Público temos nada o que adianta nós debater se não temos certeza de nada, vamos apurar as coisas, então eu a partir de agora também não ia me manifestar quanto a isso, mas eu vou buscar me inteirar dessa situação se realmente está acontecendo, como tá sendo pregado aqui eu acho que não é bem por aí a coisa, né? devemos ter muita cautela nesse sentido, né? indiferente da pessoa que seja porque quando se trata dessas coisas devemos ter assim um mínimo de responsabilidade, né? seria isso senhor presidente.
Cara Presidente, Nobres Colegas Vereadores, cumprimentos às demais pessoas que nos acompanham através da live aqui da Câmara de Vereadores. Eu quero, Presidente, me manifestar e colocar meu ponto de vista quanto a essa decisão da mesa diretora de não transmitir as Sessões Da Câmara. Com todo respeito à decisão assumida por vocês, mas eu não consigo compactuar da mesma forma, da mesma ideia. Vejo que o mo-mento do plenário, o momento do debate aqui na Casa, é muito importante, porque muitas pessoas já têm o hábito de assistir às nossas Sessões Da Câmara. E mesmo assim, vejo de tamanha importância também no momento em que nós vamos ter um período político, onde vai começar a aflorar a euforia política, que acho que também é um momento interessante. Muitas pessoas daqui vão, bom, para a reeleição, acho que é um momento importante que a comunidade possa tomar conhecimento quanto aos candidatos a prefeito e vereadores, que podem manifestar suas opiniões. Vejo também que a nossa Câmara tem hoje ferramentas e transmitimos com tanta propriedade, du-rante todo esse tempo, um conteúdo eficiente para todos os nossos munícipes. Acho que este momento era o momento de continuar a enviar através das redes sociais as manifestações, dar publicidade aos atos dos vereadores. Percebo que não há nenhuma legislação contrária que proíba tal atitude, tanto que nós vereadores temos a imunidade parlamentar dos nossos atos aqui. Falo com bastante entusiasmo que a nossa Câmara não tem divergências assíduas para que não possamos transmitir, para que isso possa vir a interferir no período eleitoral. Então, vejo que dessa maneira a gente vai retroagir um pouco, ao invés de avançar. Acho que a nossa comunidade merecia, ao menos nesse período eleitoral, analisar melhor o desempenho dos candidatos. Essa seria a minha co-locação, minha opinião, com todo respeito à decisão, mas vejo que seria pertinente nós levarmos esse debate para as casas dos nossos munícipes.
Cara Presidente, Nobres Colegas Vereadores, cumprimentos aos demais que estão aqui, o Protásio, prefeito José Henrique, o Tarlo, o Maninho, patrão do CTG, o presidente do clube Arnildo e o compadre Neiton Ferst. Obrigado pela presença de cada um de vocês. Com relação ao nosso compromisso que a gente teve perante aos nossos eleitores, a gente continua, como já dito por muitos anos, da nossa vontade e da nossa vocação de ir em busca de recursos para o engrandecimento do nosso município. Eu acho que deve ser o lema de cada vereador que passa por essa casa. Quero comunicar todos os nossos munícipes, em especial ao nosso partido do PDT, aos meus eleitores, que todos nós lembramos que lá no ano passado nós fomos contemplados com uma emenda do nosso Afonso Mota de cem mil reais, que em comum acordo com a entidade, com o prefeito, por bem, achamos o melhor de investir na nossa praça esportiva lá do campo do Butiá Futebol Clube, que hoje é zelado pelos veteranos. Foi investido cem mil reais, ficou uma bela obra já concluída. E em março desse ano, fomos contemplados com mais uma emenda do mesmo deputado Afonso Mota de cento e noventa e três mil e quinhentos, e demonstrando mais uma vez a parceria com a Administração Municipal, conversamos com o prefeito e, por bem, esses valores serão investidos para ainda melhorar aquela praça esportiva e todas as suas estruturas. Mas fiquei feliz também em saber de uma definição do nosso deputado do problema que o estado do Rio Grande do Sul está passando. Tive a notícia ontem que o deputado está garantindo quinze milhões para ajudar a socorrer o nosso estado do Rio Grande do Sul das enchentes que todos nós estamos enfrentando uma situação bastante difícil. Seria, senhor presidente.
Cumprimento a Presidente da mesa, demais Colegas Vereadores.Cumprimento também a presença do Alci Klein, presente aqui no plenário hoje.E cumprimento também as demais pessoas que estão nos ouvindo através da Live.Meu pronunciamento de hoje, minha manifestação, é com muita alegria que na semana passada recebemos mais uma emenda parlamentar para investir no desenvolvimento de São Pedro Butiá, no qual é o nosso, a nossa obrigação de trabalhar pelo nosso município. Muito feliz quero compartilhar com o meu partido do PDT, compartilhar com meu colega Vilson, mais uma Emenda de 193.500,00 reais, que vai ser investido no esporte, mais precisamente no estádio do Butiá Futebol Clube, que hoje está sendo zelado pelos veteranos. E há pouco tempo já tivemos uma Emenda que veio para revitalizar a sede, prefeitura lá através de contrato com a empresa que ganhou a estação tá findando, tá ficando muito bonito. E em conversa com o prefeito na última sexta, definimos de pronto que esse valor vai ser investigado para bem servir toda a nossa comunidade, bem como nosso município. Então agradeço mais uma vez ao nosso deputado federal Afonso Mota que tem nos atendido sempre nas demandas, e temos mais outras demandas que ainda talvez venham nesse ano ou talvez pro ano que vem.Então me sinto no dever cumprido em poder colaborar com todo município e também colaborar com a Administração pra que esses recursos sejam bem aplicados aonde a nossa sociedade realmente quer, e dessa forma assim está sendo. Então fico muito grato e quero compartilhar mais uma vez e dizer que é com meu partido do PDT e com meu colega Vilson. Seria isso, Presidente.
Cara Presidente, Nobres Colegas Vereadores, cumprimentar aqueles que nos assistem em casa, cumprimentar também o Alcir e a nossa contadora Alessandra. Quero me manifestar, Eugênio, pegando o gancho, eu acho muito interessante essas divulgações, esses projetos que a gente acabou de aprovar do superávit, isso não quer dizer que é só arrecadação, isso se deve muito também ao empenho dos colegas vereadores, todos nós sabemos e se nós olhar nas descrições aqui nas contas, ali tá descrito que são valores muitos com origens de Emendas Parlamentares que nós vereadores conseguimos, que isso não estava previsto no orçamento, que o município não pôde investir e vai poder investir agora. Então isso é bastante interessante, realmente nos últimos anos aí os municípios e nós podemos dizer com muito bem alto e com bom tom, que nós vereadores, indiferente de sigla partidária, a gente conseguiu injetar bons valores aqui pro nosso município. Isso é gratificante e tem mais coisas boas vindo por aí, temos mais um ano, temos as vésperas do ano de eleição e os municipais e aonde que a gente já vai ter designações de mais Emendas já garantidas pro município de São Pedro Butiá até o final do ano. Mas emendando aqui, cara presidente, eu gostaria que fosse comunicada secretaria de obras, que um contribuinte ligou agora pouco que jamais dias tá acontecendo, não é relativamente uma área que seria executado pela prefeitura municipal e sim talvez um comunicado com o DENIT que trata se da BR 392, na descida do Centro germânico no lado sul, que tá dando problema de alagamento, que tem algum problema ali que não tá tendo escoamento da água. E eu acho que é pertinente, relevante, que o município faça esse contato com o DENIT, pra que eles venham consertar, ver o que que deve ser feito pra não causar problemas futuros pra algumas áreas de lavouras e residência ali pro lado de cima. Na verdade trata se praticamente ali em frente à casa do Floribaldo Castilho, nosso popular Badinho, e há mais tempo já vem se verificando esse problema e isso com certeza é uma atribuição do DENIT. Seria isso.
Caro Presidente, Nobres Colegas Vereadores, quero me manifestar antecipadamente já agradecer ao colega Vereador Douglas, pela condução dos trabalhos aí frente ao le-gislativo em 2023, em minha opinião logrou êxito durante esse período aí e desejo ao mesmo para vereadora Cristiane, que também conduza da mesma forma, democrati-camente, os trabalhos aqui dessa Casa para 2024. Quero deixar aqui meu abraço, meu carinho, para toda a população de São Pedro do Butiá que tem me acompanhado du-rante mais um ano, que é esse 2023, espero ter contribuído para o município e tenho o sentimento do dever cumprido como legislador, tenho o sentimento do dever cumprido, de ter feito o meu trabalho conforme determina a legislação vigente. E quero também agradecer aos colegas vereadores pela parceria, pelo entendimento, pela compreen-são que tivemos mais nesse ano em prol do desenvolvimento São Pedro do Butiá. Temos aqui um grupo bastante fortalecido, eleito pelo povo, a discussão é importante, é inte-ressante, mas lá no final o objetivo é comum, é pro bem de todos. Percebo que já há muitos anos não existe nada pessoal aqui nessa Câmara de Vereadores e sim um único objetivo de fortalecer o nosso município e isso eu saio fortalecido, nesse encerramento de ano, eu saio engrandecido por essa causa, por poder junto com os colegas, traba-lhar para o desenvolvimento de São Pedro do Butiá ser cada vez melhor. Quero desejar a todos um feliz ano novo aos nossos munícipes e aos nossos colegas, que 2024 seja ain-da melhor do que 2023. Seria isso, muito obrigado.
Caro Presidente, Nobres Colegas Vereadores, Essa resposta do Pedido de Informação que nós fizemos, quanto a van da prefeitura, estava em Campo Largo, ao lado da ofici-na mecânica, isso aqui eu quero deixar bem claro que foi uma preocupação da comu-nidade, em ver esse veículo oficial público lá por muito tempo, muitas e muitas pessoas perguntaram o que esse veículo estava fazendo lá e eu pelo fato de estar cursando a faculdade, eu passo todos os dias lá e vi isso também, então a Secretária da saúde fez então a resposta do nosso Pedido de Informação, ela disse que esse veículo lá não es-tava abandonado, mas o que que caracterizou o abandono nesse sentido, eu quero explicar para Secretária, o que que isso caracteriza é pelo fato de tanto tempo que ela teve parada para que as pessoas começaram a julgar o abandono, e ela teve lá por mais de 60 dias, daí ela coloca que ainda secretária que o que ocorreu foi o veículo Van necessitava ser avaliado por uma oficina mecânica. Aí vem aquela pergunta que não quer calar, teria que ser em Cerro Largo, será que é para essa avaliação uma ofici-na mecânica que nós temos aqui não serviria. Então seria para verificar qual estado mecânico e se tinha condições de trafegabilidade ou não. Eu acho que essa resposta ela não cabe, ela não serve, então acho que ela deveria ter mais coisas, mas o que eu quero dizer sim, que o que a gente acha e a população acha, que os colegas e verea-dores também tem essa opinião, que o Colega Vereador Eugênio foi Secretário, e ele sabe de todo cuidado, da responsabilidade de zelar pelo patrimônio público. Eu acho que essa ambulância toda bonita, adesivada, tudo bem ficasse uma semana lá, mas ela deveria ter um local lá, se ela estava para avaliação, quem sabe colocar na garagem ou ter levado para tomar conhecimento e trazer para cá. Na verdade isso aqui é uma resposta que a população pediu, por qual motivo que esse veículo estava lá, mas até o momento então, que a gente informa que tão logo a gente fez o pedido de informa-ção, o veículo foi retirado, ele não está mais lá. Que bom, acho que é desta forma, en-tão eu quero colocar que a questão do abandono do tempo que foi colocado lá, que isso caracteriza o abandono pelo tanto tempo que esse veículo estava à deriva lá. En-tão não é nada de crítica, estamos aqui fazendo cumprir o nosso papel de vereador, de fiscalizar, a população pede e nós viemos aqui e fazemos o que nos compete. Então ainda não soubemos o que que vai ser feito, o que se ela vai voltar para trafegar ou se vai servir talvez a uma outra secretaria, acredito que ainda tenha utilidade, foi uma das primeiras vans que nós conseguimos na época, inclusive através de mim e do nosso par-tido que tivemos essa demanda para essa van, então teve um excelente trabalho por muitos anos. Seria isso.
Caro Presidente, Nobres Colegas vereadores, meus cumprimentos às pessoas que estão nos assistindo através desta Live. Eu acho que é bastante plausível nossa atitude de hoje aqui, de fazer essa emenda na lei, realmente é uma questão democrática e também a gente deixa bem claro que é uma opção do munícipe, se ele quer aderir ao benefício do município Ou se quiser também abrir mão desse material que é um direito que ele tem no Município e se ele é o segurado que ele possa então fazer uso do seguro, mas isso que fique bem claro que essa atitude que nós tomamos é um ato democrático e muito relevante para essas pessoas que elas ao menos tem o direito de usufruir, de op-tar por um ou por outro. Mas quero colocar aqui, Presidente, da preocupação, todos nós somos sabedores que 80% das nossas famílias do nosso, os telhados aqui do municí-pio foram atingidos, temos o caso do nosso Colega Vereador Eugênio que também teve um valor bem alto de prejuízo e assim como ele, teve muitas outras pessoas, graças a Deus na minha casa não ouve nada, tenho telhado de metal, todos nós somos sabedo-res que quem tinha telha de Brasilit foi atingido, e não foi pouco. Todos nós sabemos o valor que vai ser alavancado para reconstrução. Eu também eu acho que a prefeitura, administração deve talvez, reavaliar essa situação, eu acho que poderia ser dobrado esse valor e como disse o Vereador Moacir, as pessoas estão esperando mais, o deses-pero é bastante. O trigo, quem tinha trigo, já deu uma perda significativa por causa do granizo. Então essas coisas vai repercutir lá na frente, eu vejo hoje, nós estamos na vés-pera de uma feira, uma Expobutiá, que com toda sua envergadura, na sua preparação, do trabalho que dá, eu sei disso, porque eu presidi a última feira, na qual não pode ser organizado em função da pandemia, e eu vejo também a grandiosidade que é para ser essa feira aqui, mas é uma das coisas que nos preocupam, nós como munícipes, é um evento, vai ter gasto, e nós estamos hoje em patamar que muitas casas do nosso município não tem telhado. Então há de se pensar em uma solução. Eu sei da dificulda-de, como é ruim tu organizar um evento da magnitude que é a Expobutiá, e quando es-tá tudo pronto como é o caso de agora, muitas vezes tu ter que começar a puxar o freio, de um evento que está bem organizado, mas como muitos dizem, em alguns luga-res foi cancelado em outros lugares que teve enchente e não teve granizo, o momento é de repensar o modo de ver as coisas. Então não sei qual vai ser a atitude do município, eu sei que o município vai destinar para ACI, já está no empenho um valor de 105.960,00, é necessário, é preciso. Mas eu digo assim, que é um momento de dialogar e colocar os “pingos nos is”, se é realmente até que ponto isso vai pesar, se é competente fazer a realização ou da atenção ou para ver como que vai ficar essas coberturas lá na frente. O assunto é delicado, com todo respeito e a gente sabe que uma feira, ela envolve gastos, mas também é preciso o município mostrar o seu potencial e Butiá tem poten-cial, nós sabemos, mas o que nós estamos passando hoje, em função desse granizo, não foi nada menos que 80% das nossas residências e galpões aqui do nosso município. En-tão a despesa vai ser grande e o munícipe, nesse momento, é o que precisa mais aten-ção, sempre recai para o município dar essa atenção necessária. Então eu gostaria, como já o vereador falou, que talvez o município repense talvez, seria um desejo de to-dos munícipes e nosso também, que esse valor seja dobrado, acredito que todas as pes-soas estão esperando isso, se dentro das possibilidades, seria excelente. Seria isso.
Eu vou tentar repetir algumas coisas aqui, Presidente, para nós parar com isso aí, não tem interesse, a única, meu interesse que tem é de preservar as boas condutas do mu-nicípio. Eugênio quero colocar para você, você está levando para o mesmo lado que na última Sessão você colocou, você logo coloca tem que ter um motorista junto para um veterinário, o que que nós falamos da última Sessão, ninguém de nós é contra isso, autorização para o veterinário tem lá desde que existe o município, aqui foi colocado no outro cargo. Nós não somos contra isso, por que que tu não citou outras pessoas que estão aqui, nós não somos contra que tenha motorista e falei em bem alto tom, desde o início que nós não, que aqui são cargos imprescindíveis por economizar do município, que eles podem colocar, pode dirigir, ninguém tá sendo contra, nós estamos sendo con-tra porque tem muitas pessoas aqui que não tem necessidade nenhuma para dirigir, tu acha que eu sou contra, alguém de nós somos contra que tem um motorista disponível para um veterinário, para alguém que realmente precisa, tem nomes aqui que não pre-cisa ter. Agora dá uma passadinha no jurídico da Prefeitura e vê lá quantas pessoas, tu vai te apavorar de algumas pessoas que já botaram o Município na justiça, vai ter que cair os braços das pessoas, hoje eu não arriscaria dizer que esses não vão colocar, não boto minha mão no fogo por ninguém, voto de confiança eu posso dar também, agora hoje é um dia, amanhã é outro, a carroça anda, uma administração é assim outra assa-da. E os advogados estão por aí procurando cliente, é só olhar a lei lá daqui 10, 15 anos ou talvez nem tanto, nós vamos conversar de novo Eugênio, sempre conversa, estamos por aí, mas nós vamos se lembrar disso aí, tu pode ter certeza que eu estou dizendo que todos esses aqui, mas a hora que eles tiver oportunidade em função disso aqui, alguém aqui vai tentar ganhar alguma coisa e se eles colocar, eles estão no direito deles, foi desvio de função, assim como eu conheço vários, vocês também devem conhecer pessoas que trabalham nas prefeituras na região aí, no final do expediente chaveiam a porta e acha uma brecha para botar na justiça por desvio de função, inacreditável, mas acontece até isso, até isso. Mas volto aqui a dizer, que eu não sou contra os cargos que realmente necessitam do princípio da economicidade para dirigir, eu sou contra algumas pessoas aqui que não tem porque dirigir, ou fazem concurso para motorista, mas eu entendo perfeitamente o interesse da Prefeitura de manter pessoas que real-mente precisam, como o caso que o Vereador Eugênio falou, não sou contra nenhum daqueles cargos, veterinário, o pessoal aqui, o Paulo Heinzmann, o secretário, o Carmo Heinzmann, Ademir Garcia, tem uma série de pessoas que que ele acredito que as pes-soas realmente precisa para a coisa fluir. Não estamos sendo contra isso e nenhum mo-mento, como Vereador disse, Eugênio, eu acho também que as coisas têm que fluir, sou de acordo, mas a minha opinião é essa. Assim como tu tem a tua também, tem que res-peitar a opinião de cada um, mas enfim, seria essa minha opinião.
Caro Presidente, Nobres Colegas, quero estender meus cumprimentos ao meu grande amigo Alci Klein, que se faz presente na Sessão de hoje, Caro Presidente Douglas, é inte-ressante a questão da lei, confesso que a gente todos nós já lá desde a época temos conhecimento dessas cláusulas da lei aí, onde é que o funcionário ele se responsabiliza civil e criminal no momento que ele vai pegar o veículo, agora a pergunta que não quer calar, é se realmente tá sendo feito essa parte da, que o funcionário quando vai pegar o veículo, ele analisa todo veículo está bem, todos nós sabemos que esse dias atrás aconteceu aí, quase que um acidente gravíssimo, foi sorte, será que essa pessoa, esse funcionário que estava lá conduzindo esse caminhão, em primeiro lugar o caminhão disparou, ele foi parado na valeta da BR-392, se lá naquele momento tá vindo e esse caminhão atravessa a BR e tá vindo uma família com quatro pessoas dentro de um car-ro e essas pessoas morrem. Ia ser a responsabilidade do funcionário, provavelmente, se é que ele tem assinado. E será que ele verificou esse caminhão lá como é um caminhão basculante, ele tem freio estacionário? Ele tem condições de trabalhar, eu sei que no papel é uma coisa, na prática a conduta tá sendo outra e aqui ó dessas pessoas aqui, são pessoas algumas dessas aqui no nosso entendimento como eu falei, são extrema importância que eu acho que tem que dirigir mesmo, isso aqui não é de agora, já vem de anos, é só a minha preocupação que tem muitas pessoas aí que vão acabar dirigin-do tanto que, tem algumas pessoas que fazem pouco que entraram aqui eu pratica-mente só duas pessoas dessas 29, dessas 29 aqui que eu percebi que eu não vi dirigindo veículo da prefeitura. É só essa questão da preocupação e todos nós sabemos que os veículos da prefeitura estão todo dia na estrada e a minha preocupação é uma hora dessas aconteceu algum problema com o motorista, que deu um acidente, e ele vai estar calcado lá, assinou aquele termo e vai ter que responder, porque na verdade quem vai ser solidário teria que ser a Prefeitura. Não sei como que tá ainda hoje aquele acidente com a secretaria de Obras, que aconteceu ali, como que tá sendo conduzido, quem um dia vai pagar isso, não sei se já foi feito alguma sindicância sobre aquilo, acre-dito que sim, mas então são todas essas preocupações aí que no decorrer do tempo quando as autorizações são demasiadamente, porque se elas têm autorização, um dia elas vão poder dirigir. Quem sabe agora tem umas que não tem com bastante frequên-cia, tem dirigido, mas se ela tem aqui elas vão poder tranquilamente dirigir, e essa é a minha pergunta: Quem que tá fazendo essa triagem? Quando a pessoa vai pegar o ve-ículo que não é motorista, para ver se o veículo tá em boas condições de trafegabilidade. Seria isso.
Caro Presidente, Nobres Colegas Vereadores e as demais pessoas que nos acompa-nham na sua casa através da Live aqui da Câmara de Vereadores. Quero me manifes-tar, Presidente, em relação ao meu pedido da comunidade da Boa Esperança, que trata da necessidade de ter mais um abastecedor, devido à distância que aquele há mui-tos anos atrás foi instalado lá. Então o percurso para muitos agricultores, essa logística é bastante grande e ela vem de encontro para ajudar a tomar no desenvolvimento sus-tentável e também para nossa agricultura fluir ainda melhor. Mas quero também, Caro Presidente, agradecer ao departamento pessoal que nos forneceu essa lista do debate que nós tivemos na última Sessão, acho que foi muito pertinente e a gente tomar um pouquinho de conhecimento para nós ter parâmetros, a quantidade de pessoas que nós temos expressamente autorizado através desta Casa, no qual eu me posicionei con-trário pelo grande número já que eu tinha conhecimento, ter pessoas, de servidores que estavam dirigindo veículos públicos e a função deles não é essa. Então pelo princípio da economia, da economicidade do município, tem todos nós entendemos que até um certo momento eu entendo também que eu acho que julgo necessário e o meu posici-onamento na última Sessão já baseada lá em 2021, aonde eu comentei que eu não assi-naria mais autorização, a minha opinião é contrária, a minha opinião é contrária a essa conduta, então nós temos aqui enviado esse relatório a partir do ano de 2021 nós já te-mos 29 pessoas autorizadas a dirigir, confesso, como disse no início, que tem muitas pes-soas que eu acho que é interessante que precisa, o município precisa fornecer essa au-torização. Agora aqui nessa lista tem pessoas que não tem motivo algum para dirigir um veículo público, eu até peço que vocês fiquem cada um com uma lista, com uma tabe-la dessas aqui, ter em mãos, não é eu que tenho a caneta na mão, eu só posso aqui dar uma opinião que eu não concordo com isso, mas cada um tem a sua opinião formada e vejo desnecessário algumas pessoas aqui que tem autorização para dirigir. Não tem ca-bimento ou como nós já falamos no próximo concurso que tem vai fazer para tal setor, coloca lá na função analítica que ele vai dirigir também, para ver como é que o Tribunal de Contas vai se comportar diante disso, dessa conduta. Mas enfim a minha preocupa-ção é também no futuro do nosso município, nós vamos ter muito problema que isso aqui futuramente um desvio de função, pode ter certeza disso, provavelmente não es-tarei mais nessa Casa, mas eu vou lembrar disso aqui, isso aqui vai trazer muitos proble-mas, não vai ser pro prefeito que tá aí hoje, não vai ser para o que vir na próxima e nem na próxima, mas que vai acontecer multas e pagamento do nosso dinheiro do município em função de desvio de função, essa é a minha opinião, que eu tenho embasado em outros municípios que aconteceu a mesma coisa. Seria isso.
Caros Colegas Vereadores, mais uma vez quero cumprimentar as pessoas que estão nos assistindo através da Live. Eu acho que é relevante, colega vereador Eugênio, essa Moção, que realmente o governo não está atendendo os nossos pequenos produtores de leite que nos últimos anos aí vem sendo o saco de pancada, trabalham de sol a sol e não consegue ter um valor digno do preço do litro de leite e as outras coisas subindo estrondosamente. Então somos favoráveis sim, Eugênio, de fazer parte da nossa banca-da do PDT, talvez a do PP também seja parceira aí, para nós temos que se unir, porque é uma classe de produção que nós temos em nosso município que batalha muito. Todos nós temos conhecimento disso e também fomentam o nosso comércio, a nossa eco-nomia, não só do município, mas também da região e nós temos que virar essa página, indiferente quem seja o governo, na verdade já vinhamos sofrendo no governo anterior e já em outros governos, é sempre uma luta para ter um preço digno do leite e agora não está sendo diferente. Nós temos que realmente aderir e se emanar com os nossos produtores, para que eles tenham não é um preço digno do leite, porque isso vai melho-rar não só para eles como para nosso município, a região e o Estado. Eu quero também comunicar Caros Colegas, Presidente, quero agradecer ao nosso partido PDT, agrade-cer o meu colega Vilson, meus suplentes vereadores, o Adriano Fröhlich e também o Luciano Follmann, pelo nosso trabalho pela nossa conquista, eu quero dividir esses méri-tos que, uma Emenda que estava em atraso do nosso Deputado Afonso Mota, de 150 mil, ela foi depositada na semana passada, recebi a ligação do deputado que ela foi depositada, se não me falhe a memória na quarta-feira e no dia seguinte, nessa sema-na, até hoje confirmei novamente que o dinheiro foi depositado na Caixa Federal, já tá nos cofres do município, é sempre bem-vindo e esse é o trabalho que cabe a nós, ir buscar valores para serem investidos nas mais diferentes classes aqui do nosso município, mais diferentes segmentos que possa cada vez evoluir. Então sou muito grato ao Depu-tado, eu agradeço ao PDT, e essa é uma boa notícia que não só eu como já o Eugênio falou, Moacir falou, sempre a gente está trabalhando em prol do município, que seja injetado o dinheiro no nosso município, isso também faz parte do nosso trabalho de ve-reador. Seria isso.
Caro Presidente, Nobres Colegas, eu queria que fosse comunicado à Secretaria da Agricultura para que desse uma atenção lá no Pomar Municipal, a fazer uma limpeza lá, assim me parece que tá um pouco abandonado. Lá tem árvores frutíferas que foram plantadas, muito bonito, e eu percebo assim que tem um certo abandono, se dentro das possibilidades puder dar uma atenção lá para ele possa, eu acredito que um futuro breve aí, vai estar produzindo e para as que as nossas escolas municipais possam usufruir daqueles produtos. Gostaria também que fosse feito um ofício, vou pedir verbalmente, mas se for necessário você pode fazer por escrito também, acho que é pertinente para todos nós, para nós ficar sabendo, nós ter aqui em mãos de conhecimento de quantas pessoas, servidores estão autorizados sempre a dirigir veículos que não são de fato motorista e sim autorizados. Seria interessante a gente saber. Seria isso, Senhor Presidente.
Caro Presidente, Nobres Colegas, quero também pegar o gancho do Vereador Moacir, que essa reclamação também chegou até mim, não por uma e nem por duas, por vá-rias pessoas, da mal utilização que foi feita nesse encontro, também quero aqui trazer eu acho que é algo relevante para quem cria os bichinhos. Então, realmente, eu acho que não foi de conhecimento, talvez acredito que nem tenha sido formalizado algo para a Administração Municipal, quanto a utilização porque aquele parquinho ele foi construí-do exclusivamente, bonito, para as crianças brincarem e lá tem o relatos que os cachor-ros defecaram, fizeram xixi e lá são crianças que vão lá, crianças de todas as idades, que estão comendo alguma coisa, sabe como é criança, aquilo cai no chão, as crian-ças pegam esse alimento. Então eu acho que ali não é o lugar ideal, mas tranquilamen-te vai ficar a própria Administração não vai se negar e fornecer um lugar, temos o Par-que de Exposições ou fecham uma rua, mas eu acho que aquele cantinho lá, aquele Parquinho é de uso exclusivo para crianças, não podemos misturar este tipo de coisa, depois o cachorro de estimação todo mundo gosta, alguns tacham até como filhos. En-fim, cada um faz isso como for de bom grado para cada um, nada contra, mas eu acho que lá realmente não é o lugar ideal, eu acho que lá tem que ser preservado para as nossas crianças. Então que se veja no próximo encontro que tiver, que se veja um outro local, que se pense junto com a Administração, as pessoas que organizaram, que bus-cam um outro local para fazer esse encontro, porque eu também apoio, eu acho que é relevante, só o local que foi escolhido dessa primeira vez aí não é o local indicado. As-sim como tem pessoas que gostaram que acharam bonito, também tem pessoas que levam suas crianças no parquinho, essas pessoas não gostaram, porque aquele local é para as crianças. É aqui uma na verdade não é uma crítica, apenas uma sugestão para os próximos aconteçam da melhor forma possível e que seja relevante a todos. Seria isso, Senhor Presidente.
Caro Presidente, Nobres colegas Vereadores e as demais pessoas que nos acompa-nham através da Live no Facebook. Valor como agora nas pavimentações, eu e o ve-reador Vilson, estamos destinando por uma pavimentação na comunidade da Boa Es-perança, no valor de 270.000,00 reais, valores do deputado Afonso Motta e também do Pompeu de Mattos, vamos ter também a reforma do campo de futebol que já tem, já me pronunciei em outra oportunidade aonde vai ser revitalizada toda a sede, aí do campo do Butiá Futebol Clube. Então acredito que a nossa parte a gente está fazendo e é assim que tem que funcionar a Câmara de Vereadores, trabalhar em sintonia com a Administração Municipal porque, para nós poder colher frutos é dessa forma. Então acredito que cada um fazendo a sua parte e quero já dizer de antemão que a minha parte até o final desse mandato eu vou continuar fazendo para que nós recebemos verbas dos nossos parlamentares. Seria isso
Caro Presidente, Nobres colegas Vereadores e as demais pessoas que nos acompa-nham através da Live no Facebook. Quero me manifestar, Presidente, em relação a res-posta ao Pedido de Informação que nós fizemos para a Secretaria da Saúde, eu lamen-to dizer que eu acredito que a Secretária que respondeu deve estar um pouco equivo-cada, nesse sentido, o que ela respondeu não foi o que nós pedimos. Vale salientar que é grave essa situação, aonde ela informa aqui nesse Ofício, que o desfibrilador monitor cardíaco e desfibrilador automático externo. Primeiramente o desfibrilador monitor car-díaco o Munícipio não possui no patrimônio, como esses equipamentos estão lá? Pelo fato de não estar no patrimônio não precisa de manutenção? Imaginemos nós que isso é um procedimento de qualidade de saúde, já existe uma lei lá de 2005, evento em qualquer lugar que tenha acima de 1500 pessoas, é praticamente obrigado, nós temos rodeio, nós temos eventos municipais que ás vezes se eleva esse número e seria interes-sante que tivesse. E é um procedimento padrão, posto de saúde, ambulâncias, hospitais, para ter para fazer os primeiros socorros, a sobrevivência da pessoa, do cardíaco, ela dobra se tu tem esse desfibrilador. E o que nós estamos pedindo aqui, qual é a nossa preocupação, a informação que temos é que não para estar em dia, não é minha pre-ocupação, é a preocupação que chega a qualquer um lá, tu pode salvar a pessoa tendo aquele equipamento em dia, que é as baterias e as pás que precisa fazer a ma-nutenção, essa é a preocupação. Aqui diz também, como consequência não tem co-mo ter manutenção, porque não está no patrimônio, mas se coloca no patrimônio pois é uma ferramenta importantíssima que pode salvar muitas pessoas, eu vejo isso aqui como negligência. Quem nós vamos responsabilizar se caso alguém chegar no posto de saúde com chances de sobreviver, fazer os primeiros socorros? Vamos deixar morrer por falta de equipamento? Eu vejo que aqui em São Pedro do Butiá nós não precisamos passar por isso, eu acho que nós temos todas as condições necessárias para termos esses equi-pamentos em dia. E quanto ao desfibrilador automático externo consta no patrimônio, porém está sem uso, devido a defeito e sem condições de conserto, isso jamais deveria ter acontecido, deixar de ter conserto e isto aqui faz tempo, isto faz tempo que está sem conserto e não tem outro, ela diz aqui que eu sei que a prefeitura quer comprar, há um bom tempo, mas faz um bom tempo que era para ter sido comprado e até agora não foi, vamos torcer para que não aconteça nada, para que ninguém precise, mas e se precisar? Isso pode acontecer comigo, pode ser com algum familiar, com qualquer um, eu vejo isso de tamanha importância e relevância. Eu solicito aos Colegas vereadores, ao Executivo, que tome providências quanto a isso, que nós podemos salvar vidas, que chegar em um momento que a pessoa está com um ataque cardíaco, se não conse-gue voltar, tudo bem, agora perder essa vida por falta de um equipamento, e a Secre-tária é gestora da Saúde, ela tem que acompanhar, e aqui a leitura que eu fiz antes, as manutenções são feitas e é colocado adesivo, no mínimo, de seis em seis meses dessas pás, dos eletrodos, das baterias pois isso é um equipamento de tamanha utilidade, ela tem que estar visível que de tantos meses, ou dias foi feita essa manutenção para ter certeza no momento que chega da emergência, que tem que ser em fração de segun-dos, minutos para sobrevivência da pessoa. Ela como gestora, secretária, ela tem que ter, a tarefa dela é fazer isso aí para tentar deixar as coisas em dia, ela é a gestora para isso, tenho certeza que talvez o prefeito nem saiba disso, mas eu considero isso aqui co-mo grave, e solicito que tomem as providências cabíveis o mais rápido possível, para que não aconteça nada a algum de nossos munícipes em função da falta de equipa-mentos. Seria isso que não é minha crítica, mas sim só minha contribuição para que essas coisas funcionem, e tem que funcionar, isso não pode ficar sem funcionar. Seria isso.
Caro Presidente, Nobres Colegas, meus cumprimentos também aos demais que nos as-sistem através da Live da Câmara de Vereadores. Quero também que me manifestar em relação a algo interessante para o nosso município que a gente sempre tá na luta, não só eu mas como todos os vereadores para que possamos trazer recursos para o nosso município, eu acho que é esse é um dos trabalhos relevantes nossos de eleger os nossos representantes na Câmara Federal e por meio disso nós conseguir recursos para que o município possa investir na melhor qualidade de vida de todos os nossos muníci-pes. Informo aqui que felizmente conseguimos liberar na última semana a emenda par-lamentar de 100 mil reais que vai ser revitalizado o campo futebol, a sede do nosso campo, amanhã à tarde, às duas horas já temos marcado com o prefeito, com o enge-nheiro para dar o pontapé inicial dessa obra que a emenda foi no ano passado, mas porém ela era uma Emenda Impositiva não foi pago, o plano de trabalho foi bem elabo-rado, então ela já hoje se encontra na conta da prefeitura municipal aguardando a lici-tação. Informo também e quero aqui também dividir os méritos com o nosso partido do PDT, com o nosso amigo Vilson também colega vereador, ao nosso Deputado Afonso Mota também por mais uma liberação de uma emenda de 150 mil reais que já tá indi-cada para o município, uma Emenda recentemente que vem para o município. Então me sinto no dever cumprido como legislador e de trabalhar sempre para que o municí-pio receba os recursos de nós aqui representados do nosso partido do PDT. Eu agradeço muito o apoio do nosso partido do PDT e também do nosso Deputado Afonso Mota que nem um ano passa, que deixa de enviar recursos ao nosso município. Seria Is-so
Caro Presidente, Nobres colegas Vereadores. Eu acho que o assunto é pertinente, quero também contribuir, eu vejo hoje, Eugênio, que existe a cozinha lá, talvez no meu enten-dimento, são pessoas que como você, o vereador Januã acabou de dizer que talvez tenha algo melhor para eles fazerem as refeições, pelo que eu entendi. Digamos, quem traz uma marmita de casa, que tenha um local que ele possa fazer suas refeições, é isso que eu entendi. Eu acho pertinente também, conforme disse antes que, hoje qualquer secretaria, qualquer hoje tem as suas copas, como aqui tem. Digamos esquentar um alimento, acho que isso hoje é válido, hoje não se restringe a funcionário só do local e dependendo do valor que ganha muitas vezes tu almoçar todo dia fora não é muito in-teressante para esse funcionário, então eles acabam trazendo a sua comida pronta de casa e teria que ter um local só para esquentar. Eu acho que talvez seja isso, mas na ga-ragem de longa data que eu sei que tem um espaço pro chimarrão, mas quem sabe poderia ser aprimorado eu acho que isso aí também fica da alçada do próprio secretá-rio, de digamos ver essa questão de arrumar um local um pouquinho melhor para que essas pessoas façam as suas refeições lá. Não é nada obrigatório isso do município mas o que pode fazer dentro do bom senso vai fazer, aqui tem na saúde, tem qual é outra secretaria que nós temos, tem o Cras, então as outras escolas, a EMEI tem também, en-tão não seria nada ter um forno lá e uma cafeteira, um forno elétrico e um micro-ondas, que hoje que mais se utiliza seria o micro-ondas isso é insignificante praticamente o mu-nicípio. Eu acho que talvez seria esse o meu entendimento que as pessoas talvez queri-am ou querem isso, talvez um lugar ali para fazer as suas refeições nesse horário do meio-dia. E por óbvio, o mate já de praxe lá, o pessoal vem cedo, alguns funcionários vem cedo lá para tomar o seu chimarrão e tem as coisas suficientes lá, mas eu acho que é por causa do almoço mesmo ou fazer seu lanche nos dias de chuva, algo assim, Mas sou favorável que o município lá, a própria Secretaria dê um jeito de arrumar um cantinho lá, para que possa ser solucionada essa questão. Seria isso.
Caro presidente, Nobres colegas vereadores, meus cumprimentos a vossa excelência o Sr juiz Bruno Polido Bellonci, meus cumprimentos também ao amigo o vice-prefeito Valter Seibert, assessora Juliane e também o Jean. Eu quero me manifestar, caro presidente, em relação, até comentando antes com o nosso vice prefeito, que nós temos uma emenda já há mais tempo entranhada, que ainda não foi paga em função da passagem da covid-19, eu falei com o Roaldo a um bom tempo, é uma Emenda que vai para comunidade da Boa Esperança e hoje estivemos com o nosso deputado conversando sobre isso, nós soubemos da realidade da Covid na época, foi listado deu deserta a primeira leva, a primeira licitação deu deserta, depois teve que ser feito reajuste de valores e ainda tá com problemas, que tá difícil, então o Valter não queria encarecidamente se pudesse dar uma atenção nesse sentido quanto essa emenda que vai beneficiar não só a Comunidade da Boa Esperança como algumas outras. Se num prazo breve aí de 30 dias, se a gente pudesse conversar e a gente vê o que que nós vamos poder fazer com ela, o que nós não podemos é, temos que fazer de tudo para não deixar de receber esse dinheiro que vem para o nosso município. Temos também do nosso partido, Valter, você é sabedor também, elas estão empenhadas e não pagas, temos uma emenda de 110 mil ali para nossa Escola Municipal de Ensino Infantil, essa emenda já tá desde 2021, município teve que usar recursos próprios, essa emenda não foi paga para fazer essa construção. Lamentável, mas falando com o deputado hoje, essa emenda e também a emenda impositiva que vai beneficiar o campo futebol, segundo ele, em breve vão ser pagas por nosso município. Então isso já nos deixa tranquilo, nós tivemos aí a presença também, estavam conosco os vereadores Vilson e mais os suplentes e o nosso Deputado já nos tranquilizou também com indicação de emendas para o nosso município. Quero também ainda para finalizar, Caro presidente realmente eu concordo com o que houve naquela, naquele ato solene, eu acho que nós devemos corrigir isso, porque na verdade o evento não foi da presidência, foi uma ideia do Eugênio parabéns, foi muito válido, sou sabedor que as informações que tiveram origem da secretaria de educação, então eles o que faço porque nós estamos carregando isso, esses erros nós estamos carregando e eu não quero passar por isso, então acho que essas correções a secretaria de educação tem que promover. Não foi erro meu, não foi erro teu, ou erro nosso, eu acho que eles pecaram e não ter feito uma triagem final, se tivesse feito lá no dia anterior, ó Fulano não tá aqui, o nome tá aqui tá errado, mas enfim, a função é deles eles são sabedores e tem todos esses dados. Eles devem ser a responsabilizados para fazer essa correção. Seria essa a minha crítica construtiva, no bom sentido. Seria isso.
Caro Presidente Eugênio Rauber, demais colegas vereadores, agradeço também aos que estão nos acompanhando através da Live da Câmara de Vereadores, chegamos a nossa última sessão ordinária desse ano, cabe a nós agradecer toda a população de São Pedro Butiá, mais uma vez, por ter depositado a confiança em nós para trabalhar em conjunto para o crescimento e o melhor desenvolvimento por nosso município. Que-ro carinhosamente dar um abraço em cada colega Vereador, desejar um feliz Natal que já passou, Natal a gente vive todo dia e desejar também a todos os colegas, ouvin-tes, munícipes, um feliz ano novo, que 2023 seja melhor que o 2022. Agradecer ao Presi-dente Eugênio, por ter tão bem conduzido as regras dessa Casa e desejar também ao Douglas, nosso novo Presidente do Legislativo, que tenha pleno êxito durante o mandato em 2023 e quero dizer que da minha parte como Vereador, integrante do partido PDT, estarei aqui cumprindo o que a mim foi conferido, de trabalhar em prol do desenvolvi-mento de São Pedro do Butiá dentro das quatro linhas, o que a lei nos determine nos protege Desejo a todos então mais uma vez um feliz ano novo. Seria isso.
Caro Presidente, ainda em relação à Avenida, eu acho que é importante o Douglas o que tu tem dito, eu acho que é isso que ele esse senhor que é o titular da empresa lá da pavimentação, eu acho que ele tem que se manifestar, eu acho que isso também não é só uma preocupação nossa, eu acredito que isso é uma preocupação também da Administração Municipal, da situação que estamos hoje, se o cara quiser vir aqui, tran-quilo, mas assim não vejo tanta necessidade, porque eu acho que esse dever ele tem para com a Administração Municipal, o que tu acabou dizendo aqui que a prefeitura deve ter falado com ele, o prefeito, mas eu acho que ele tem que se pronunciar para o prefeito, e o prefeito se pronuncia relatando tudo que aconteceu, mais uma pergunta, de onde as pessoas daqui, engenheiros foram olhar será que aconteceu esses proble-mas também? Situação do pinche brotar a gente não sabe, mas o que eu acredito que sim todos os lugares aonde ele vai prestar o serviço e aparece esse tipo de problema, é complicado ele pegar serviço, então talvez nos outros lugares, como tu disse, lá nos mu-nicípios onde ganharam o pessoal fica feliz pelo trabalho dele, só que talvez aqui eu acho que ele não acertou 100%, mas faz parte, se vai ter como corrigir, beleza, só que da maneira que tá não tem como ficar, até o próprio município fica de mãos atadas, porque a gente tem situações aqui no momento de uma camioneta ou um caminhão com um pouquinho de carga, ele vai fazer inversão de pista na Avenida ele levanta pedaço, então se vai ter o período de cura como muitos dizem, o povo que quer o re-sultado. Todos nós sabemos, não adianta nós explicar muito para alguém ensinando como faz asfalto aqui, depois que tá feito, passou o rolo depois de 3, 4 horas pode circu-lar. Então o que as pessoas querem? As pessoas não querem explicação, elas querem o resultado. E se o resultado vai ser futuro, se vai demorar muito, se realmente vai dar cer-to, tomara que sim, só que não tem como uma pavimentação ter todos esse tipo de percalço, eu acredito que lá onde ele tem feito não deve ter dado todos seus proble-mas, porque da maneira que foi feita, ela foi feita para já assim que passou aquele pro-duto por cima o pó de brita ele devia tá funcionando, mas infelizmente não funcionou e acredito que também deve estar incomodando eles esse problema, ele deve tá saben-do. Seria isso.
Caro Presidente, Nobres colegas vereadores, aos demais que nos assistem em sua casa através do Facebook, quero nesse momento me manifestar um assunto bastante rele-vante, eu acredito que também seja da preocupação de qualquer Vereador aqui na sua casa, quanto a situação hoje da nossa Avenida Júlio Schwengber, quero trazer aqui a minha preocupação, não quero fazer uma crítica, mas o que a gente quer saber e que a comunidade quer saber quais as providências que o Executivo está tomando quanto a essa pavimentação do que tem acontecido pelo material utilizado, a preocu-pação da comunidade também é em função e eu solicito que o Executivo tome algu-ma providência na questão da poeira, sessa pavimentação já ocorreu iniciou lá em se-tembro e nesse período de lá até aqui, que as pessoas que não estavam mais acostu-mados com isso, ela tá incomodando bastante, então o que as pessoas, os moradores principalmente da avenida, isso já não tá só mais afetando avenida, até quando que esse povo vai ficar? Eu quero sugerir que a Administração Municipal que estamos che-gando no final de ano, vamos receber bastante familiares que vem para cá, e a poeira será que vai ainda continuar, a gente sabe que os transtornos são temporários, mas a obra é para sempre. Só que eu acredito que assim como foi colocado e eu acho que agora esse período para ser utilizado o pó de brita eu acho que agora já está a ponto de ser removido para eliminar esse pó, e falo da indignação que ela é constante, então quando a maioria das pessoas estavam pensando que o problema estava, a poeira e estava sendo amenizada, começou o problema do calor com o piche, que começou a derreter e a demanda da Prefeitura começou aumentar em função da areia, mas per-cebemos que isso acredito que tomara que resolva, mas não sei se isso vai resolver. En-tão a nossa preocupação, a minha e de qualquer cidadão de São Pedro do Butiá é a questão de como vai ficar, qual é que é a durabilidade de tudo isso, e principalmente o pó, nós lembramos muito bem que na época quando foi iniciado esse trabalho que o pessoal já reclamou do pó nas primeiras quadras depois comentamos aqui foi atribuído areia amenizou e foi apresentado nas quadras iniciais lá em cima o problema, mas mesmo assim a empresa continua a efetuar esse trabalho de pavimentação, daí eu pergunto também quem é que era o responsável para fiscalizar a qualidade desse pro-duto, que todos nós sabemos que não tá legal, não tá bem, não tá a qualidade da pa-vimentação não é boa, não sei até quando vai durar, mas enfim, temos aí o nossos ges-tores na administração eu acredito que eles devem estar tomando uma atitude perante a empresa contratada que prestou o serviço, porque eu acho que assim não vai dar para ficar, vai sobrar para quem? Vai sobrar para a Prefeitura, ou vão responsabilizar a empresa que fez a pavimentação? Certo, eu acredito que já está sendo tomada essa posição, por que vejamos todos nós os asfaltos anteriores que foram feitos, Prefeitura tem um baita engenheiro que se chama Dirceu Oswald dentro da Prefeitura, na questão de pavimentação podem dar uma olhada nas pavimentações anteriores aonde foi mui-tas vezes coordenadas por ele se aconteceu o mesmo problema que aconteceu na Avenida, eu acredito que é uma falta de engenharia, algum erro na emulsão na colo-cação ou na mistura, e o que mais chama atenção em pleno ano de 2022, uma empre-sa ganha uma licitação e vem aqui com uma caminhonete Agrale e duas pás para fa-zer tudo isso manual não sei até que ponto isso é vantajoso, até que ponto isso vai dar certo mas eu trago aqui já essa preocupação, eu trago aqui já essa preocupação e a gente já também como todos os vereadores tem conhecimento disso a gente já olhou fiscalizou de cabo a rabo onde foi feito essa pavimentação e esperamos que isso se tor-ne algo viável que não venha mais acontecer tanto que, aqui agora no início de de-zembro não dava nem para atravessar a rua as pessoas deixavam chinelo grudado, porque o piche vinha para cima ele subia, então solicito que a Prefeitura vê e tome as medidas cabíveis para que nós possamos ter uma avenida digna que merecemos todos nós Butiaenses, coloco aqui eu sei que a Prefeitura apenas contribuiu uma parte do tra-balho, eu acho que quem tem que ser responsabilizada é empresa que prestou serviço, a Prefeitura fez uma parte básica aí, mas eu tenho toda certeza, se fosse diferente, se os funcionários da Prefeitura fosse fazer o asfalto como foi feito em anos anteriores e outros lugares, a qualidade seria muito melhor, excelente, digo com toda certeza e digo aqui conclui dizendo que em muitas partes da avenida não aprovou, em alguns lugares até que tá tranquilo, mas em muitas partes dela não aprovou, e esse gasto todo da areia, esse material aí pelo que a gente percebe não está previsto, que seria uma algo de manutenção para empresa da licitação deveria fazer e a Prefeitura tá fazendo isso, por hora não pode deixar, não tem como, mas é assim a preocupação hoje. Não só me acredito Cadê vocês também quis que querem também que a coisa anda que deixar fora e também de toda a comunidade.
Caro presidente, Nobres colegas Vereadores, meus cumprimentos as pessoas que estão nos assistindo através da Live no Facebook da Câmara de Vereadores, eu quero que seja comunicado à Secretaria de Obras, Caro Presidente, para que faça a manutenção da estrada que liga a Boa Esperança com a comunidade da Butiá Inferior, estamos já no ciclo de final de safra, está o plantio em mesmo tempo, e passei por lá, e a comunidade também da Boa Esperança e alguns da Butiá Inferior solicitam que seja feita essa manu-tenção dessa estrada. Seria isso
Caro Presidente, Nobres colegas vereadores, aos demais amigos que nos assistem atra-vés da Live do Facebook da Câmara de Vereadores, caros colegas e presidentes e ao público aqui. Todos são sabedores que alguns dias atrás aconteceu um evento, já pela sua segunda edição, que é a Segunda Descida Ecológica do Rio Ijuí, um evento que tá ganhando uma repercussão muito grande em função da maneira que está sendo con-duzida que objetivo principal é preservar o meio ambiente, mais especificamente de ajuntar lixo às margens do nosso Rio Ijuí, o vereador Ariel também esteve presente no evento, acompanhou toda essa jornada e aonde que é incluída a sociedade, escolas municipais, as crianças, com plantio de árvores e ajuntar o lixo, tivemos lá no início, no sábado, no município de Salvador das Missões na largada duas peças teatrais, uma pela Escola Municipal São Francisco de Borja e a outra apresentada pela Escola Municipal da Vila Santa Catarina, do município de Salvador, tivemos a presença de vários prefeitos, prefeito de São Pedro Butiá o SEP,O Vilson Schons de Salvador, prefeito também de Ro-lador, dentre outras algumas autoridades, mas o que é interessante que nós pensamos junto com a comissão que o Ariel é prova disso, lá no município de Roque Gonzales, que cada prefeitura inclua alguma coisa no orçamento para o ano que vem, porque isso venha prevenir a educação das nossas, nossos futuros gestores, das nossas crianças pa-ra que eles defendem o meio ambiente, da maneira que está não pode ficar e um fato surpreendente é que nós chegamos no final da jornada, nos faltou material para coleta, aonde todos poderão ver nos meios de comunicação que nós juntamos uma caçamba trucada cheia de lixo, na cheia de lixo, tudo lixo produzido por nós, produzidos pelo ho-mem, e nesse momento que, durante toda essa jornada sempre tem coisas educativas onde é que a gente aprende muito. Então acho que é importante esse investimento que o município faça, um valor pequeno, não quer dizer que seja 5000 reais, depois a Prefei-tura, a Educação vê de que melhor forma, ou se quiser dar mais também né. Mas com toda certeza que será isso muito bem ocupado, lembro que na primeira o Douglas teve, vereador Douglas participou. Eu acho que o Douglas é da comissão, o vereador do Douglas participou também e nós tivemos acho que 20 poucos barcos e agora uma um crescimento significativo de 100% de adesão de pessoas de outros lugares. Então acho que para o município, por que a idealização é aqui de São Pedro do Butiá, a ideia partiu daqui, logicamente que tem alguns que participa da comissão que São Roque, de Sal-vador das Missões, enfim, mas eu acho que é interessantíssimo, é um belo investimento que nós possamos colocar isso no orçamento para o ano que vem, tanto que as peças teatrais que foram apresentadas lá, muito interessantes, que eu acho que não deve fi-car só no município e pode levar adiante porque foi de grande valia, principalmente pelo momento em defesa do meio ambiente. Então essa é, se o Ariel quiser fazer o uso da palavra, mas eu acho que é muito interessante, nós que damos a dica para que ca-da município também colocasse um pouquinho, Roque Gonzales, Salvador, Butiá, Rola-dor, de repente, para que a gente pudesse ter mais, ter uma produção, um evento um pouquinho mais diferenciado, com mais cultura nesse sentido. Seria isso.
Caro presidente, Nobre colegas vereadores, as pessoas que nos assistem através da Li-ve, eu quero só responder aqui, Cristiane, acho que é importante a preocupação em questão da EMEI, acho que nós temos um nível de qualidade aqui em São Pedro do Bu-tiá já por muitos anos e nós devemos nos preocupar com isso, nós devemos ter essa preocupação, por isso também pertence a nós como pais, como vereadores, como formadores de opiniões e muitas vezes o que acontece, é que essas informações, elas chegam até nós e muitas vezes elas não chegam até a Secretaria de Educação, então eles procuram muitas vezes o vereador para fazer as articulação, mas eu vejo de uma outra forma, que eu acredito que não aconteceu nada lá, única coisa que a gente de-ve prevenir para que não aconteça, e como nós queremos primar por uma qualidade de ensino, nós devemos trabalhar que nós tenhamos uma profissional lá 40 horas, essa é a minha visão que eu tenho, tudo bem se agora não dá, vai ter que dar futuramente, mas eu acho que tem que ser dessa forma, tem que ter uma pessoa com conhecimento e com responsabilidade e conhecimento da docência lá, para ter essas 40 horas, para saber conduzir o futuro das nossas crianças. Mas uma das coisas que me chama muita atenção, que eu tenho ficado sabendo dos pais, foi a questão da semana da pátria, que no primeiro dia, não foi nem cantado o hino lá na escola EMEI, na parte da manhã, uma reclamação que os pais trouxeram para nós, porque eu me lembro de tantos ou-tros anos atrás, não é questão de administração, mas eu acho assim é uma questão de gestão de administração da creche, que eu vejo um tempo atrás, que até as crianças do berçário participavam da semana da pátria, ao menos para segurar uma bandeiri-nha, ao menos para elas cantarem o hino, para saber em que não entendem nada mas ao menos o patriotismo já desde a infância, as crianças do berçário eu lembro que, uma apresentação, os professores deram uma bandeirinha para ele segurar, então ali que começa então, eu recebi isso assim bem entristecido dessa forma, porquê, não sei o motivo até agora, ainda o porquê não aconteceu esse momento cívico de tão grande importância que é para as nossas crianças, indiferente do tamanho, de idade, mas é ali que a gente inicia. De repente ouve algo que não foi possível, mas eu sei que no dia se-guinte aconteceu, foi retomado, só no primeiro dia. Mas é o dia primeiro de setembro que nós iniciamos aí as comemorações da nossa Pátria. Seria isso.
Caro presidente, Nobres colegas vereadores, estamos amanhã, iniciando mais uma se-mana Farroupilha daqui no Rio Grande do Sul, uma data interessante para nós gaúchos e quero convidar aqui a todos colegas vereadores e Butiaenses para participar da im-portante Semana Farroupilha, vai ter várias programações durante toda a semana. Co-mo todos já sabem, vai ter jantares, CTG aí uniu laços com algumas entidades que eu acho que é muito interessante, quero deixar aqui o convite e quero também deixar aqui o meu abraço ao patrão Maninho pelo bom trabalho, pelo excelente trabalho que está fazendo diante do CTG, ele com sua esposa e desejar a ele e toda sua Patronagem ple-no êxito durante essa semana Farroupilha, que cada vez mais o nosso CTG seja mais re-conhecido. A cada vez que cada Patronagem que passa a gente percebe uma evolu-ção do nosso CTG, para quem lembra como tudo começou, então cada patrão tem o seu reconhecimento, cada Patronagem tem seu reconhecimento pelo trabalho que foi desenvolvido. Então nesse momento, meu reconhecimento ao patrão maninho e toda sua Patronagem, todos convidados para participar da Semana Farroupilha.
Caro Presidente, Nobres Colegas, eu acho que na medida do possível como o tempo vai passando a administração tá conseguindo sanar o problema da iluminação pública, eu acho que agora já está menor, mas nós tínhamos muitos problemas com iluminação pública, ainda temos. Tenho uma sugestão para fazer na questão da iluminação pública, problema vai ter sempre, então a gente sai por ai muitas vezes de noite, eu na verdade ligo quando vejo uma luz que não está funcionando entro em contato com a secretaria de obras ou com o próprio secretário, então agora últimos dias não tenho falado com ele, mas tem muitas ruas aí que tem lâmpadas que não estão funcionando, a minha su-gestão que eu trago aqui, eu lembro bem que teve uma eficácia muito importante no Governo Martinho as vezes esporadicamente tinham dois funcionários que saiam a noite e anotavam, davam uma volta, de repente uma ou duas vezes por mês dar uma volta e anotar a que está queimada, porque isso vai se tornar eficiente porque muitas vezes quando chega para nós, ou muitas vezes as pessoas também não cobram, deixam e uma hora eles vão perceber, e essa percepção só passa quando o agente fiscalizador vai lá e olha. Então acho que é interessante, pois temos várias ruas com falhas de ilumi-nação, ninguém tem culpa disso, mas fica aqui minha sugestão quanto a regularidade da luz pública. Tem alguns lugares pontos deficientes mesmo. Também aproveitando no pedido de providencias do Vilson e lá na Boa Esperança já estava quase passando bati-do essa rua que leva da Boa Esperança para a divisa com Roque Gonzales que vai para Dona Otília, se dentro das possibilidades a Secretaria possa fazer uma manutenção na-quela rua, o nosso lado não está tão ruim, ruim está pro lado de Roque Gonzales que a comunidade está se unindo por lá e forçando que Roque faça uma manutenção, mas a nossa como de costume sempre foi melhor e peço que a Secretaria faça uma manu-tenção naquele pequeno trajeto lá. Seria isso.
Caro Presidente, Nobres colegas vereadores, meus cumprimentos as demais pessoas que nos acompanham através da live aqui na Câmara de Vereadores. Quero me mani-festar sobre os meus pedidos de providências, estive participando ontem da Festa da Comunidade da Boa Esperança e vários da comunidade lá me solicitaram essa deman-da que na rua do Clube e da Igreja, agora funciona uma pizzaria lá no Clube, que tem atendimentos durante a semana e também final de semana e a noite e luz está um pou-co precária porque lá as luzes ainda são as amarelas, menores e esse pedido vem de várias pessoas lá da comunidade solicitando que fosse trocadas por lâmpadas de LED para ter um maior ganho, maior luminosidade naquele local, e na igreja, que por sinal a igreja foi reformada pintada, tá muito bonita e merece uma iluminação principalmente na parte da noite. Também, acho relevante o pedido que eu fiz, a questão da pavimen-tação dessa rua, aí na área industrial, na verdade é interessante que todas futuramente acredito que vão ser pavimentadas, mas eu peço aqui ao Prefeito, Executivo Municipal, que dê uma atenção para essa rua B, onde tem carregamento quase que diário das mercadorias da empresa NHL e também da Butiá Lonas que vendem as mercadorias através da internet para o Brasil inteiro, então tem uma forte demanda, e fica limitado em dia de chuva e essa pavimentação com certeza irá beneficiar as demais empresas que estão a sua volta. Seria isso
Vereador Jânio: Caro Presidente, Nobres colegas Vereadores, e nosso público de São Pedro do Butiá, que nos acompanha através da Live, agradecer também a presença do Adriel que está nos assessorando e também da Luana. Eu acho que é interessante e até agora não veio nada para a Câmara de Vereadores pra nós discutir sobre essa reposição das perdas que seria a inflação, que não meu posicionamento eu vejo que é justo, mas eu acredito que atrás de tudo isso deve haver um diálogo, principalmente do Sindicato dos Trabalhadores dos Funcionários Públicos que devem fazer esse meio de campo. Pensando nesse sentido, no montante maior, esse valor do reajuste das perdas, é um valor pequeno mas pro nosso funcionário vem somar, pro nosso comércio também vem somar, então diante dessa situação da pandemia é importante esse diálogo entre prefeito e funcionários para ver se há essa possibilidade e com certeza o comércio vai agradecer e esse pouquinho desse reajuste vai ser importante para cada assalariado, mas claro deve-se observar, eu acredito, no meu entendimento, que há possibilidade diante de um diálogo mas devem ser aparadas as arrestas para que não haja um problema futuro, mas se isso se tiver esse consentimento, esse consenso em poder, como disse o colega Douglas, de haver um depósito no formato de juízo para talvez no ano que vem esses receber essas perdas, será vantajoso, mas isso tem que partir em primeiro momento e eu acho que está sendo conversado, dos funcionários diretamente com a Administração Pública e nós estamos aqui para auxiliar e apoiar no que for justo e merecido. Mas quero me manifestar também Senhor Presidente sobre o que nós havíamos já conversado na Sessão anterior, sobre o que levantamos aqui em consenso todos nós vereadores, quanto a, em que pé tá, o líder do governo, alguém tem alguma coisa a nos dizer quanto a como está caminhado nosso proposta, indicação que encaminhamos pro Executivo quanto a prorrogação do nosso IPTU, a gente vê toda semana nas redes sociais, nas mídias, que os municípios estão prorrogando, agora na sexta eu vi que Porto Alegre prorrogou lá pro fim do ano, aqui foi pedido também a questão do alvará que o município, o Prefeito, o Executivo, analise com carinho, não é muito, mas em função da pandemia como todos nós perdemos como comentamos a pouco, seria interessante como nós propomos no consenso de todos nós vereadores e levamos lá pro fim do ano, de repente setembro, outubro, novembro. Fazer esse parcelamento de IPTU, eu acho que o momento é propício e a comunidade eu acho que vai só agradecer na situação que estamos hoje.
Vereador Jânio: Caro presidente em exercício, Eugenio Rauber, meus cumprimentos aos demais colegas, também a auxiliar administrativa Luana, presidente eu gostaria que fosse encaminhado um oficio, um pedido pra secretaria de obras para que fizesse uma manutenção nas lâmpadas de LED, principalmente da avenida, mas também dar uma verificada nas demais aqui na cidade, mas principalmente na avenida a gente percebe que tem várias lâmpadas que estão sem funcionamento e a solicitação é também da comunidade, pois a noite muitas pessoas usam a avenida para fazer caminhadas, é importante que tenha energia com eficiência. Então gostaria que fosse encaminhado essa solicitação a secretaria de obras.
Vereador Jânio: Caro Presidente Eugênio, demais Colegas Vereadores, eu só quero me manifestar, quero contribuir com a menção, muito bem lembrada, dessa sugestão que na verdade o vereador Januã colocou, uma sugestão que Prefeito já se antecipe para formular um projeto, é muito interessante essa questão do IPTU principalmente, IPTU tranquilamente pode ser pago lá por outubro, ano passado não sei se todos vocês lembram, o Governo Federal jogou os impostos tudo pra frente, acumulou um pouco, acumulou, mas eu vejo com toda tranquilidade em relação aos outros anos da nossa arrecadação o IPTU pode ser pago lá no mês de outubro. E na verdade eu já tiro fora, pois eu não vejo motivo de cobrar juros em função de alterar as datas de pagamento, porque isso tudo pode ser feito em nosso município em função, em decorrência, da pandemia e é fácil de justificar, e o povo até espera por isso. A questão do Alvará levantada pelo Moacir eu acho que é válido, a questão de dar um desconto no alvará para os nossos empresários, quem detêm aí as áreas comerciais. É bem tranquilo, eu acho que nós devemos nos unir, todos vereadores dessa casa, em trabalhar numa sintonia, para que nós possamos empurrar esse IPTU lá pra outubro, novembro ou como a administração avaliar que for melhor, mas acho que isso é válido e seria uma campanha dos nove vereadores, seria isso.
Vereador Jânio: Só mais uma colocação para finalizar a minha analise quanto ao prolongamento de pagamentos, esqueci de me pronunciar antes nesse sentido, informar a todos que nesse contexto todo de prolongamento dos exercícios fiscais, o governo já tá acenando para transferir a declaração de imposto de renda que seria no dia 30 de abril e é o que o povo brasileiro estava esperando, e o governo já tá acenando uma possível prorrogação. Ainda nós vamos ter agora no início de abril provavelmente uma discussão, como teve no ano passado, para prorrogação do pagamento das obrigações fiscais das empresas que vão ser largadas lá pra a partir de outubro, novembro, só queria contribuir dessa forma Sr. Presidente.
VEREADOR JÂNIO: Caro Presidente, Nobres Colegas Vereadores, eu quero me manifestar aqui Caro Presidente quanto a bancada do PDT quanto a resposta do pedido de informação, eu solicito que esta casa, você como presidente, que devolva o pedido de informação porque nesse exato momento ela não atende as expectativas do que foi solicitado, caso contrário se não possa responder na integra, que por gentileza justifique que todos nós somos sabemos que estamos aqui como fiscalizadores e nós devemos atentamente dar essa contribuição pra nossa comunidade, eu acho que nós estamos amparados dentro do nosso regimento interno, através da lei orgânica, mas um detalhe muito importante, hoje muitos municípios e o próprio governo do estado, hoje já coloca ferramentais a disposição para toda comunidade, todo ser humano, todo munícipe ajudar nessa fiscalização como tá acontecendo em muitos município, se você se ater e escutar a rádio gaúcha como eu escuto todo dia o negócio tá bem avançado, o sistema tá bem avançado, que a informação é a primeira coisa que nós devemos ter para tentar ter um bom atendimento. Como nós colocamos aqui no pedido de informações, acho que fomos claro, a bancada do PP e do PDT, a nossa justificativa é garantir a transparência e evitar fraudes como fura-filas no processo de vacinação contra a covid 19, a transparência se constitui em importante ferramenta de auxílio na concretização dos direitos de cada cidadão a saúde e a vida, dessa forma queremos preservar o direito de vacinação evitando que se coloque o sistema de saúde em sérios riscos, na verdade nós queremos também ajudar, também contribuir, e aqui o que nós pedimos e que não foi respondido é que queremos saber quem foram as pessoas que foram vacinadas, a comunidade também quer saber, porque tem muita dúvida, pessoas de idade, como foi respondido aqui que foram 20 doses do lote tal, conforme nós pedimos, correto, e foram vacinadas 94 pessoas nos dias 20 de janeiro até 10 de fevereiro, correto o que nós pedimos, foi colocado que pessoas vacinadas são os trabalhadores da saúde, mas quem são essas pessoas, se tá tudo certo não tem problema botar no papel, se foi vacinado os enfermeiros, médicos, a transparência que nós queremos bota aqui no papel, agora se realmente tem alguma coisa que não dá pra colocar no papel, justifique, o prefeito justifica, o porquê e qual o motivo que não pode, mas o nosso objetivo é contribuir pro nosso município, e solicito então, Caro Presidente, que seja devolvido então esse pedido de informação ao Executivo para que se pronuncie na integra a respeito da nossa solicitação.
VEREADOR JÂNIO: Caro Presidente, nobres Colegas, Luana e o Raul que nos assiste ai dos bastidores, eu volto a frisar da relevância da questão do Covid, acho que na época que o Narciso a vacina era um pouco diferente, não é o que está ocorrendo hoje, mas queremos realmente é dar essa transparência, assim como o Narciso respondeu, o porquê que ele não botou os nomes, então acho que é tranquilo responder na integra ou se não pode justifique, não tem problema nenhum. Se não dá escreve ali, infelizmente não podemos transmitir esses dados por isso, isso e aquilo. Mas o que eu quero indagar também esse fato e isso deve ocorrer com vocês também, esses dias falei com uma pessoa de 84 anos de idade e ela perguntou quando que nós vamos ser chamados, pois eles estão sabendo que as pessoas estão sendo vacinadas e eles querem saber quem tá sendo vacinado, quando é que vai ser minha vez, e isso não é só em São Pedro do Butiá, isso é em todo o estado, Januã acabou de citar que a Assembleia aprovou a lei que quem furar a fila tem, se não me engano, 3 anos de prisão se descumprir a lei, então a preocupação é grande, Caxias do Sul sumiu doses, em outro município a filha estava filmando lá a mãe ser vacinada e a ela não aplicou a vacina, porque? Devia ser pra outro, porque é muito cobiçada, então por isso que está se ascendendo tudo isso, o controle, o Governo do Estado pede que todas as pessoas ajudem a controlar também, e a preocupação do Eugênio para que venham mais vacinas, acho que é a preocupação de todos, do prefeito, do vereador, todo mundo quer a vacina, agora a distribuição que o Estado tá fazendo, quando vai vir mais doses para São Pedro do Butiá, falta muito, todo mundo quer ser vacinado e nós devemos estar a frente, devemos nos cuidar, e mais do que nunca ajudar. E antes de mais nada quero pegar o gatilho dos vereadores quanto a moção, já passamos outras vezes por esse mesmo caso aqui, eu estou no segundo mandato de presidente do CPM e eu já também logo no início, antes da visita do deputado aqui na câmara, já havia entrado em contato com o Deputado Eduardo Loureiro e outros deputados que também na época nos ajudaram, na verdade a gente tem que fazer uma frente em cima disso, solicito que os vereadores do PT façam também a solicitação pra nós tentar manter esse ensino, precisamos manter, então acho que cada um se agarre no seu deputado, pois na verdade eles estão lá por nós como nós estamos aqui, então tão logo a gente já começou esse trabalho, os deputados da nossa bancada estão sabendo e todos nós temos que mexer os pauzinhos e peço que os demais façam também para nós tentar manter. Seria isso.
Vereador Jânio: Caro presidente, nobres colegas vereadores, o nosso ex-secretário Narciso, achei esse momento oportuno aqui para me manifestar diante da presença do nosso ex-secretário e parabenizar você, Narciso, pelo excelente trabalho que teve desempenhado na sua pasta como Secretário de Saúde, eu acho que toda a população de São Pedro do Butiá pode conferir o teu bom trabalho, da evolução que houve na nossa saúde, no nosso município nesses quatro anos e eu sou testemunha disso, como qualquer cidadão Butiaense, você não foi apenas um Secretário, foi um gestor dentro da secretaria e a gente vê isso com bons olhos, toda essa transformação que houve, e na verdade o mandato, a gestão é para isso. Fomos eleitos e foi colocado pessoas que na verdade tinham respaldo, tinham conhecimento, mas confesso a ti Narciso que sei da sua competência, sabia disso já com antecedência, mas confesso que surpreendeu na área da saúde e eu acredito que, como você disse antes, fazendo aquilo que a gente gosta a gente consegue fazer em dobro, porque tu não vê empecilho em nada e a vontade é de trabalhar, mas como humano como ser humano com certeza serviu a muitas pessoas e nosso povo merece, torcemos e almejamos que a saúde e tantas outras secretarias continuem a pleno vapor dessa forma, que o lado político nessas horas fica da porta pra fora, acho que ter saúde, uns precisam mais, outras precisam menos e outros quase que nada, porque quando a gente tá lá a gente precisa fazer isso ai, e eu acho que todos foram bem atendidos, eu me reporto as considerações na última sessão do ex-colega vereador Silvestre, que parabenizou e deixou bem claro para parabenizar o Secretário Narciso pelo bom trabalho que desempenhou na saúde, mas eu fico muito grato porque eu também pude participar, eu pude trabalhar pela saúde dos munícipes de São Pedro do Butiá, a gente sempre conseguiu alguma coisa, assim como os demais vereadores, algumas emendas parlamentares e isso veio somar e esse é o nosso trabalho então pra finalizar eu queria esse momento em plenário parabenizar pelo excelente trabalho, Narciso, que tu tem e teve contribuído pro crescimento e evolução do nosso município principalmente nessa área da saúde que vivemos num momento difícil, da pandemia, mas com o trabalho e pujança da tua equipe lá a gente conseguiu dar a volta por cima. Esperamos que trilhamos um caminho em que dê tudo certo e que nós possamos talvez no fim do ano, esse dinheiro que veio para ser investido no Covid, possamos investir em outras melhorias na nossa saúde.
VEREADOR JÂNIO: Caro presidente, Nobres Colegas vereadores, quero saudar então os eleitos, a Cristiane, que já teve uma breve passagem aqui por essa casa, o Vilson também já suplente de Vereador, e também ao Januã, sejam bem-vindos à Casa do Povo. Cumprimentos também a Luana, quero me manifestar, Caro Presidente, a respeito da ExpoButiá Missões na qual o município e a ACI me conferiram como presidente, lamentavelmente em função da pandemia não pudemos realizar, mas Deus sabe o que faz, todos são sabedores do trabalho, que já viveu sabe disso, e eu tive a oportunidade de comandar e sempre cada um que entra e assume, tenta fazer o máximo para mostrar a potencialidade do Município e desta vez não foi diferente né, nós iriamos ter uma das melhores feiras já realizadas, acredito que seria uma das primeiras feiras autossustentáveis, pelo número, pelo valor de patrocínio que a gente conseguiu e todas as metas que nós propomos dentro da Comissão a gente conseguiu alcançar dentro do prazo e eu quero comunicar a todos que em função dessa pandemia a gente tinha marcado uma para abril, depois marcamos também no dia da eleição e depois ainda na dúvida, achando ainda que talvez poderia ser feito, a pandemia ainda não oferece condições as nossas empresas que procuram espaço até então não queriam dinheiro de volta, pois achavam que até então poderia sair ainda a feira, mas chegou um momento em que não deu mais. Então alguns dias atrás a gente conseguiu ressarcir todos, alguns apoiadores já haviam pago na época alguma coisa, mas como nós havíamos já 40 dias antes da realização da feira nós já tinha praticamente 70% dos estandes pagos, então isso que eu queria deixar claro para todos vocês aqui, público, que isso foi tudo sanado, tudo devolvido, conforme a gente determinava e que queríamos né. Então para encerrar esse ano vai mudar o Governo, e as coisas agora precisam ser agora reconstruídas nesse sentido, acreditamos que 2021 vai ser complicado, seria interessante que se desse para fazer para poder recuperar alguma coisa, até a LIC nós perdemos que estava liberada e nós tivemos que cancelar né, mas eu acredito que lá em 2022 possa ser feita essa parte, e os expositores acreditam muito no potencial, por isso se nós tivesse mais 20 ou 30 espaços nós teríamos locados todos. Mas para finalizar eu quero agradecer a todos, como já agradeci lá na sessão passada, a todos os colegas vereadores, agradecer o Osmar, Silvestre, Pedro e o Otávio, vão ser recompostos por outras pessoas, mas da minha parte como vereador do PDT e líder de bancada vou estar à disposição dos munícipes e da administração para nós continuarmos o trabalho para o bem de todos. E quero mais uma vez dizer que foi um prazer e satisfação de nós trabalhar juntos e acredito que nós só somamos aqui e devemos continuar somando, seria isso, e antes de mais nada, um Feliz 2021 para todos nós e bom trabalho.
VEREADOR JÂNIO: Caro presidente, Nobres Colegas vereadores, nossa assessora da mesa, a Luana, agradecer a presença do futuro colega, Vereador Vilson, quero também aqui Presidente, em nome da bancada do PDT agradecer ao companheirismo de todos durante a caminhada desse ano e digo a todos vocês que estamos findando um ano, não dá se dizer excelente, maravilhoso, em circunstâncias da pandemia, mas deixando essa página de lado, acredito que fomos bem, e eu quero aqui abraçar cada um de vocês, agradecer ao companheirismo que tivemos, a afinidade, e pelo trabalho. Eu digo aqui que estamos chegando no Natal e digo que coração aberto que tenho um sentimento dentro de mim do dever cumprido, nós trabalhamos em prol do município de São Pedro do Butiá e isso é a nossa bandeira e é assim que devemos continuar. Eleição acabou, vão ser empossados os novos e da mesma forma vamos seguir como já foi em tantas outras vezes, um ganhou, outro perdeu, daqui 4 anos quem sabe outro ganha, outro perde, assim por diante. O importante é que a gente tem que saber ganhar, e saber perder com excelência e os Butiaenses e o município vai crescer a cada vez mais, mas vai depender também dos seus gestores que estão a frente, e eu não tenho dúvidas disso, de que as coisas vão avançar, aqui não vai parar, ao menos é o que a cultura do nosso município nos afronta e nos coloca sempre em primeira mão. Eu quero desejar a todos, a Luana, aos Colegas Vereadores, ao Vilson, e familiares, o ano novo a gente vai ter pela frente, mas eu quero dizer pois algumas pessoas não vão mais estar aqui no próximo ano, serão outras, mas eu acredito que vai ser da mesma forma como sempre tivemos nos últimos anos, com uma boa harmonia entre Executivo e Legislativo, que nós possamos, se Deus quiser, seguir dessa mesma forma. Seria isso, Sr. Presidente, Feliz Natal a todos.
VEREADOR JÂNIO: Caro Presidente, Nobres Colegas Vereadores, quero cumprimentar o Presidente que foi novamente eleito com o maior número de votos, tá de parabéns pela votação, parabenizar a todos os candidatos que concorreram a esse novo pleito ai, parabenizar aqueles que se elegeram e os que não se elegeram também, fizeram um trabalho magnifico como diz meu deputado, o suplente de hoje é o vereador de amanhã, e agradecer também os nossos militantes da campanha, do PDT principalmente que é o meu partido, e como eu sempre digo, um tem que ganhar e um tem que perder, eu acho que perder com excelência já é uma grande coisa, saber perder, ter respeito e admiração por quem ganha e o município fica e nós passamos por eles. E eu quero aqui desde já desejar ao novo Prefeito Sep, junto com o Valter e toda sua equipe que vai conduzir os próximos anos, uma boa administração, eu acho que em São Pedro do Butiá as pessoas são muito maiores do que talvez coisa que acontece no Município e é isso que nós devemos primar e nós mostramos o exemplo aqui em São Pedro do Butiá, na Sessão do dia 9 nós já pregávamos aqui que seria uma eleição tranquila tendo uma boa educação dentre candidatos e acho que ninguém teve atrito entre candidatos, nisso nós servimos de exemplo, e eu volto a dizer eleições a 4 anos um ganhou e o outro perdeu, agora nós perdemos e o adversário ganhou, então daqui 4 anos nós não sabemos como vai ser, então acho que o nosso objetivo de tudo é continuar, como dizia meu slogan de campanha que o trabalho continua indiferente de quem fosse o candidato a Prefeito e vai continuar. E eu quero agradecer mais uma vez ao meu partido, as pessoas de São Pedro do Butiá, aquelas 197 pessoas que confiaram seu voto em mim, mas eu agradeço com muito carinho e reconheço que tinham mais pessoas que gostariam de destinar o voto, mas em função disso e daquilo, só tem um voto e só pode votar em um, então a gente incorre nisso e acredito que muitos também, mas eu estou muito agradecido e muito fortalecido pelo número de votação que eu tive e estou me sentindo com o meu dever, como vereador, como legislador, cumprido e eu agradeço mais uma vez todos os colegas Vereadores pela convivência, pelo carinho e bom entendimento que tivemos e assim é meu desejo que nós continuemos.
VEREADOR JÂNIO: Caro Presidente, Nobres Colegas, nossa assessora Luana, que se encontra no plenário de hoje, quero me manifestar a respeito e que estamos hoje a seis dias no nosso importante pleito, onde os sucessores da nossa Casa Legislativa e também do Executivo do município, dizer da minha felicidade de poder estar concorrendo diante do meu partido o PDT pra mais uma vaga no próximo ano, mas agradecer a boa harmonia que nós tivemos aqui durante esses 4 anos e também um fato muito importante é que nós vivemos uma boa democracia aqui no nosso Município, como eu sempre falo que nós somos diferenciados de alguns outros municípios aonde a gente acompanha nas redes socais que vamos ter problemas, eu vejo na minha terra natal lá em Dezesseis de Novembro, posso citar aqui, São Nicolau, Pirapó, que as coisas não são bem assim e hoje aqui nós temos um nível cultural que é invejável e estamos fazendo a nossa campanha bem tranquila, tanto nossa representação como a representação dos nossos opositores à situação, o que é muito gratificante. Hoje pode sair tranquilo de casa, faço a campanha e eu desejo que Deus abençoe e todos e que ganhe realmente aquele que for apresentar as melhores propostas, que é esse que o povo vai escolher. Quero dizer de coração que desejo um bom trabalho de reta final a todos os colegas e vão se eleger acredito aqueles que vão apresentar realmente, como eu disse antes, as melhores propostas. E queremos seguir assim com tranquilidade, respeito, como chegamos até aqui e vamos chegar também para mostrar todo esse valor que nós temos aqui, mostrar lá no dia 15 no final da tarde, quando alguém vai ganhar a eleição dos nosso executivo e os nove vereadores que vão se eleger. Esse é o meu objetivo e sempre foi, pautado nesse sentido do respeito, da educação e isso a comunidade também agradece e sabe olhar com bons olhos. Desejo ótima campanha para todos os colegas, temos três aqui que não vão participar, mas desde já agradeço a harmonia, a colaboração que todos tiveram conosco para com todos e esperamos quem sabe, todos que estamos aqui, quem sabe vamos nos encontrar de novo, a gente não sabe ainda, a gente vive um ponto de interrogação até domingo final da tarde, mas assim coloco meu agradecimento e meu reconhecimento pela nossa harmonia que tivemos aí todo período e vamos até o domingo dia 15 com a democracia. Seria isso, Sr. Presidente.
Vereador Jânio: Caro presidente, Nobres Colegas Vereadores, saudar a presença da soldado Darléia que nos honra com a presença no dia de hoje, saudar as nossas assessoras e também a quem está assistindo a sessão plenária através do Facebook. Quero usar esse espaço aqui para me manifestar e parabenizar nossa administração municipal e também Secretário da Saúde Narciso, acredito que todos os colegas vereadores já puderam acompanhar aonde foi reinaugurado nossa unidade básica de saúde, nosso posto de saúde que já vem a muito tempo sofrendo alterações no seu prédio, manutenções e no dia de hoje então foi entregue essa importante obra com vários recursos do nossos deputados e com toda certeza pra quem já passou lá na frente, teve a oportunidade de visitar hoje estamos com uma unidade de saúde maravilhosa que vem a contento para melhorar qualidade do atendimento para todos nossos munícipes. Então está lá aberto a todos que possam conferir, algo de primeiro mundo, então essas obras como já disse antes vem para melhor atender a população Butiaense, graças ao trabalho, ao planejamento da administração municipal conseguimos concluir até esse momento. E também parabenizar pela execução a secretaria de obras que iniciou nessa semana passada mais pavimentações em nossa cidade, o parque dessas obras tá sendo pavimentado uma quadra na Reinoldo Jacobs que chega lá no final do caminhódromo e mais duas quadras ainda essa semana que agora é uma rua de válvula de escaque que sobre lá no Ferts Centro Automotivo que liga à oficina mecânica do João Siqueira então vai ser com certeza um corredor de saída da cidade, principalmente para caminhões. Então obra interessante que vem em encontro ao nosso desenvolvimento aqui em São Pedro do Butiá e também dentro de mais alguns dias a administração estará fazendo mais pavimentações pela cidade. Seria isso, Sr. Presidente.