Sessão Ordinária nº 013/2022 de 08/08/2022
VOTAÇÕES
OUTROS ENCAMINHAMENTOS
Caro Presidente, Nobres colegas vereadores, meus cumprimentos as demais pessoas que nos acompanham através da live aqui na Câmara de Vereadores. Quero me mani-festar sobre os meus pedidos de providências, estive participando ontem da Festa da Comunidade da Boa Esperança e vários da comunidade lá me solicitaram essa deman-da que na rua do Clube e da Igreja, agora funciona uma pizzaria lá no Clube, que tem atendimentos durante a semana e também final de semana e a noite e luz está um pou-co precária porque lá as luzes ainda são as amarelas, menores e esse pedido vem de várias pessoas lá da comunidade solicitando que fosse trocadas por lâmpadas de LED para ter um maior ganho, maior luminosidade naquele local, e na igreja, que por sinal a igreja foi reformada pintada, tá muito bonita e merece uma iluminação principalmente na parte da noite. Também, acho relevante o pedido que eu fiz, a questão da pavimen-tação dessa rua, aí na área industrial, na verdade é interessante que todas futuramente acredito que vão ser pavimentadas, mas eu peço aqui ao Prefeito, Executivo Municipal, que dê uma atenção para essa rua B, onde tem carregamento quase que diário das mercadorias da empresa NHL e também da Butiá Lonas que vendem as mercadorias através da internet para o Brasil inteiro, então tem uma forte demanda, e fica limitado em dia de chuva e essa pavimentação com certeza irá beneficiar as demais empresas que estão a sua volta. Seria isso
Caro Presidente da Casa, Demais Vereadores, Assistentes e em geral nosso público que está em casa assistindo pelos meios de comunicação. Falando em iluminação pública, eu gostaria de pedir uma carona e pedir uma revisão na Linha Bonita, tem duas luminá-rias seguidas já, logo na entrada ali em frente ao Colégio que estão queimadas, então a administração faça uma revisão. Mas o que me fez fazer uso da palavra, colegas, seria quanto a alteração do itinerário do ônibus do transporte escolar da Linha Bonita. É um assunto que eu já levantei duas vezes, temos hoje 4 crianças que estão embarcando em frente a igreja, na frente do colégio, que o destino deles seria ali em frente ao Rota 392, o Restaurante BR. Então esse pessoal está pedindo encarecidamente que o ônibus des-ça ali na via lateral, que sai na BR 392 pelo abatedouro, entra na torre da Vivo, entra pro asfalto e deixa as crianças e volta pro asfalto a subir o trajeto normal. Mas segundo in-formações que eu já tive de comentários, que o transporte escolar falou que precisaria primeiro fazer esses 500 metros de estrada ali para baixo que estariam em precárias condições, mas encarecidamente em nome dessas famílias, dessas crianças, que tem-po de inverno é tempo frio, dia de chuva né, e principalmente também tirar as crianças do asfalto, lá larga no outro lado, já vão para as suas casas e seus lares sem nenhuma preocupação dos pais. Também a secretaria de obras se puder dar uma olhada nesse mesmo lugar onde já abriram um lixão, estão abrindo de novo, infelizmente nosso povo, não sei dizer quem é, é uma vergonha pro nosso pequeno município, esse povo está levando lixo na beira da estrada, enquanto temos um município que recolhe na porta de casa. Seria isso.
Sr. Presidente, Nobres Colegas, assessoria desta Casa, em especial pessoal que nos acompanha de casa pela live do Facebook. Gostaria de pegar o gancho também da luz pública e pedir duas instalações de luz pública lá na Boa Esperança, no serro da gran-ja do Primaz lá não tem, mas gostaria também de propor a Secretaria de Obras que mande eletricista, secretário, de noite ali pegar o carro e conferir. Pega o carro da Pre-feitura de noite, paga a hora extra, e manda eles rodar todo o munícipio para ser o que tem que trocar e pronto. Termina com essa questão de luz pública que cada vez viemos aqui pedir luz pública, isso é, chato. Gostaria de fazer um pedido também a Secretaria de Obras pra ir lá na casa do Paulo Lentz, na butiá inferior, eles tem um galpão lá, telha-do grande, onde embaixo vai a carreta do seu Élio e lá sempre tá correndo muita terra quando chove, pedir para o carregador ou a retroescavadeira ir lá tirar o barro e levar um cascalho para ele. Não sei, acho que a Secretaria de Obras deve tá muito ocupa-do, porque foi abril do ano passado que eu pedi a primeira vez, nós abrimos uma vala de silagem lá em casa, e pedi a primeira vez, em setembro de novo, dezembro de novo, em fevereiro pedi em plenário daí eu tive uma resposta esses tempos que eu era melhor agendar direto com a secretaria de obras, mas daí eu sei porque nós estamos sentados aqui, vir aqui para pegar salário e escutar projeto? Projeto nós poderíamos aprovar de casa, damos um like ali né, eu acho que é serviço do vereador, passar nas casas, ver o que o povo precisa, mas se o vereador não pode agendar um serviço daí nós não pre-cisamos de vereador mais na Butiá. Então assim que tiver um tempo eu estou pedindo mais uma vez para ir lá no Paulinho com um carregador ou retroescavadeira limpar, tirar o barro e levar um cascalho. E vou repassar o que ele me passou, ele não quer esse ser-viço de graça, quer pagar como qualquer pessoa normal, não é esmola, ele só está fa-zendo a solicitação, só não sei porque é que não foi feito. E também gostaria de pedir ao Executivo né, nós encaminhamos alguns pedidos de informação e até agora não tivemos respostas, não sei qual o real motivo, temos pedido aí que está meio ano espe-rando nós somos cobrados pelos nossos munícipes pra dar resposta, por isso fazemos os pedidos, e precisamos das respostas para passar para eles. Seria isso.
Senhor presidente, nobres colegas, auxiliar administrativa Luana, assessora jurídica Julia-ne, Adriel que faz nossa transmissão, e todas as pessoas que nos assistem de suas casas. Gostaria de me manifestar também com relação ao pedido de providencias do Verea-dor Jânio, eu já havia citado aqui em alguma outra ocasião, essa Rua, a Rua B, já está comtemplada no Pavimenta RS, então no programa foram licitadas doze quadras, oito ruas, dentro do município inclusive a Rua B, dentro da Área industrial é uma delas. Então a Prefeitura, a administração já tinha o entendimento da necessidade de realização de pavimentação lá naquela rua, então assim conforme o andamento, pessoal está traba-lhando agora nas proximidades da creche, vão fazer primeiro aquele pedaço ali e du-rante a execução vai ser atendido então, já está certo que vai ser executada pavimen-tação naquela rua. Gostaria também de dar um pouco de relevância aqui, foi compra-da então, a gente vai ter um pouco de dificuldades na questão da manutenção das luzes públicas, por um período porque o caminhão da Prefeitura foi levado para a colo-cação dessa prancha, adquirido num valor de 76 mil reais, então até esse caminhão re-tornar com o muque, esses serviços vão estar um pouco prejudicados nesse momento. Com relação a pedidos de informações, Januã, eu não sei qual pedido de informações não teve resposta faz meio ano, pois até tem prazos para os pedidos de informação, tem prazo para retornar do Executivo para Casa. Não posso me recordar de um que não tenha retornado nos prazos aqui para Casa. Seria isso.
Sr. Presidente, Caros Colegas, Pessoal que está nos assistindo, eu só queria me manifestar referente também a preocupação do Vereador Moacir, o dono da empresa lá da BR 392, veio falar comigo também, e eu já retornei para ele, te parabenizar pela proposi-ção, mas de tarde já falei com ele e já está na verdade resolvido, eles vão, e realmente é de extrema importância o ônibus cruzar lá e pegar aquelas crianças que tinham que caminhar do antigo colégio da Bonita até em casa. Também queria comunicar a co-munidade da Linha Bonita sobre a licitação que foi feita pra fazermos o asfalto em cima daquele calçamento, todo mundo sabe que aquele calçamento lá não é artigo de pri-meira qualidade, então a Prefeitura pensou por bem recapagem daquele asfalto que vai para a Bonita Norte, colocar asfalto, a licitação está feita, vai depender da execu-ção, o Vereador Ariel leu a licitação, então são 1,3 kms que foi licitado e vai ser reca-pado esse calcamento da Linha Bonita em direção a Bonita Norte. Seria isso.
Caro Presidente, Nobres Colegas Vereadores, assessora da Casa, assessora administrati-va Luana, e a todas que nos acompanham nessa live. Quero me manifestar e solicitar ao Executivo e principalmente a Secretaria de Obras a manutenção e patrolamento de algumas estradas que tenho cruzado por essa semana. Ali na comunidade do Taipão Fundo, ficou um período abandonada essa estrada, e os munícipes moradores solicitam o patrolamento, e também a Comunidade da Butiá Inferior, aquela via secundária ali nas mediações da propriedade do Geraldo Werle, que foi feito algumas manutenções na rede de água e continua essa situação, problema na rede de água, que continua depois os buracos, então isso já foi reforçado nos pedidos que esse cuidado a gente solicita a atenção da Secretaria que tenha cuidado com essas manutenções. Podem causar acidentes, na continuidade daquela estrada que segue até o Linha Ipê, municí-pio de São Paulo das Missões. Também reforçar que já foi encaminhado por pedido de providências aquele bueiro, o concerto e a colocação do tubo lá da propriedade do Arent Konzen, da Esquina União para quem vai a Dona Otília, ali chamaram atenção os que transitam nesse caminho ali, principalmente máquinas maiores que podem sofrer um acidente, então que essa colocação do bueiro aconteça, já foi feito por pedido de providência. E como já foi citado aqui vários pedidos de manutenção de luz pública na Comunidade da Butiá Inferior também estão com problemas na luz pública, então que seja verificado como os vereadores já citaram, fazendo o levantamento dessa verifica-ção.
Minha saudação a todos os colegas, as demais pessoas que estão nos assessorando e também a quem está nos acompanhando pelo Facebook. Em relação ao que o Colega Januã colocou eu acho que sim, que os vereadores tem muitas funções, não somente receber salário, eu acho que esta questão, não sei porque não foi feito esse serviço que tu colocou, mas a nossa função é orientar a população também não é esperar aconte-cer uma sessão para dai a gente trazer à tona as coisas que já poderiam ter sido resolvi-das. Então se te falaram que era melhor agendar direto, talvez ter falado para aquele Sr, que ligue na secretaria de obras e agenda o serviço. Porque falando aqui talvez não é resolvido. Então acho que nós sabemos sim da importância do nosso papel junto ao nos-so município, junto a nossa população, e acima de tudo ajudar, orientar e fiscalizar e en-fim tudo mais. Fiquei assustada com o que tu dissesse que a gente sabe que a gente não está aqui para receber somente salário, mas assim ó, o fundamental é orientar, e não surgir um problema e esperar a sessão para falar. Vamos tentar resolver antes, e eu sei que o nosso papel é pedir, é fiscalizar. Tem que trazer, traga, mas tente resolver antes, senão fica duas semanas a pessoa esperando para ser falado aqui. Então é só uma co-locação minha, não sei desse teu problema lá que não foi resolvido, espero que seja resolvido sim, só que eu acho que essa questão para agendar direto seria pedir para a pessoa entrar em contato, daí sim se eles não resolver. Só um desabafo mesmo meu mesmo assim. Outra questão eu quero parabenizar a administração municipal, eu estou acompanhando, as pessoas estão acompanhando, que estamos em várias obras dentro no município, asfalto, calçamento, ponte, buscando melhorias para os munícipes e nada mais que justo a gente valorizar nosso munícipe aqui de São Pedro do Butiá. Seria isso, Sr. Presidente
Sr. Presidente, Nobres Colegas e público que nos assiste eu acho então Vereador Januã que você estava falando daquele pedido que você fez verbal do placar eletrônico, pedido verbal não é formalizado, pedido de informação deve ser formal escrito, então acho que foi isso. Seria isso então Presidente.
Caro Presidente, Nobres Colegas, eu acho que na medida do possível como o tempo vai passando a administração tá conseguindo sanar o problema da iluminação pública, eu acho que agora já está menor, mas nós tínhamos muitos problemas com iluminação pública, ainda temos. Tenho uma sugestão para fazer na questão da iluminação pública, problema vai ter sempre, então a gente sai por ai muitas vezes de noite, eu na verdade ligo quando vejo uma luz que não está funcionando entro em contato com a secretaria de obras ou com o próprio secretário, então agora últimos dias não tenho falado com ele, mas tem muitas ruas aí que tem lâmpadas que não estão funcionando, a minha su-gestão que eu trago aqui, eu lembro bem que teve uma eficácia muito importante no Governo Martinho as vezes esporadicamente tinham dois funcionários que saiam a noite e anotavam, davam uma volta, de repente uma ou duas vezes por mês dar uma volta e anotar a que está queimada, porque isso vai se tornar eficiente porque muitas vezes quando chega para nós, ou muitas vezes as pessoas também não cobram, deixam e uma hora eles vão perceber, e essa percepção só passa quando o agente fiscalizador vai lá e olha. Então acho que é interessante, pois temos várias ruas com falhas de ilumi-nação, ninguém tem culpa disso, mas fica aqui minha sugestão quanto a regularidade da luz pública. Tem alguns lugares pontos deficientes mesmo. Também aproveitando no pedido de providencias do Vilson e lá na Boa Esperança já estava quase passando bati-do essa rua que leva da Boa Esperança para a divisa com Roque Gonzales que vai para Dona Otília, se dentro das possibilidades a Secretaria possa fazer uma manutenção na-quela rua, o nosso lado não está tão ruim, ruim está pro lado de Roque Gonzales que a comunidade está se unindo por lá e forçando que Roque faça uma manutenção, mas a nossa como de costume sempre foi melhor e peço que a Secretaria faça uma manu-tenção naquele pequeno trajeto lá. Seria isso.
Caro Vereadores Presidente, demais colegas e assistentes da Casa, pessoal eu mais uma vez vou falar para os meus colegas vereadores que todos os colegas devem ter os mesmos direitos e os mesmos deveres, mesmos parâmetros, eu gostaria muito que den-tro dessa Casa quando um colega faz uma solicitação, um requerimento, deixe cami-nhar, o que eu percebo dentro dessa Casa, um vereador levanta um assunto, o outro já resolveu. O meu assunto, Eugenio Tiago Rauber, no mês de abril eu estive falando com as pessoas encarregadas, responsáveis, e ficaram de resolver para mim, faz mais de 10 dias esses cidadãos ligaram para mim pra eu resolver e hoje as 17h28min depois de tu ler a minha matéria tu ligou para eles e resolveu o problema. Porque isso não acontece an-tes de entrar dentro da Casa? Eu não estou aqui para discutir de quem é o mérito mas para defender aquelas crianças que estão correndo rua, se tu fosse dar apoio a minha proposição eu iria ficar bem calado e agradecer, bater palma. Mas agora tu chegar e dizer que tu resolver hoje de tarde, isso é uma vergonha, e a pessoa me respondeu aqui no whatsapp e esse tipo de coisa dentro da nossa Casa nós estamos nos apequinando cada vez mais, um vereador está apresentando, o outro já resolveu, isso é uma vergo-nha para nossa Casa e não vou retrucar mais, podem falar o que vocês quiserem por-que eu tenho aqui por escrito, tenho dito, Caro Colega Presidente.
Saudar mais uma vez Vereadores, Colegas, pessoal que nos acompanha, assessoria, quanto aos pedidos de informação foi um em 10 de março e um em vinte e poucos de março vou trazer eles por escrito aqui na semana que vem, pois não vou procurar ago-ra. Também não vou ser ingênuo de vir aqui e só falar uma coisa, como a vereadora Cristiane me rebateu, tudo bem. Até peço desculpa, esqueci antes nas verbais de agradecer ao Executivo, que foi resolvido o problema do transporte público lá da moça da Linha Santa Terezinha. Agradecer a Secretaria de Obras que no meu pedido da Butiá Inferior, de tapação de buracos lá, foi lá e fez um serviço bem feito, botou umas linhas de cascalho onde precisava, onde não precisava não patrolou, mas claro agora cho-veu de novo tá defasada a estrada de novo e isso vai ser assim por toda a vida. Só que colega Vereadora, não é questão, pois eu esperei, eu não sei o que aconteceu que não foi feito, porque eu fiz uma solicitação pra Secretaria de Obras vim lá em casa, acho que limpar o valo da silagem e prontamente eles me atenderam, sempre fui muito bem atendido pelo Chefe, pelo Secretário, uma carga de terra vermelha para tapar silagem, estava lá no mesmo dia. Pedi coisa para o campo da Butiá Inferior, sou Presi-dente do Clube, pedi coisas para o Clube e sempre fui atendido. Eu só não entendo o porquê disso ali, não esperei vim em sessão para falar em plenário e falar nossa o Januã está pedindo, o Januã está trabalhando mais que todo mundo só que eu tenho que vir aqui e pedir em plenário senão não vai ser feito. Não sei o que acontece, abril do ano passado, lá em casa estava o Chokito limpando o valo de silagem, conversei com ele de manhã, terminou o serviço lá em casa, deixou a retro em casa, tinha problema nas mangueiras, e daí ele falou de tarde eu vou lá no Paulinho fazer aquela tua solicitação lá, beleza, isso em abril do ano passado, e até hoje não foi feito, já pedi três, quatro, seis vezes, a gente pode orientar, beleza, ele é um cara que não tem rede social também, não tem telefone, mas enfim eu convido vocês para ir lá agora depois dessa chuva que vai dar, essa semana vai chover, peguem o carro de vocês e vão lá ver o charque que isso é. Um galpão, tem a lavoura, chove e tu não consegue andar. E ele tem que entrar em casa, sair de casa, levar o filho até entrada para pegar ônibus, os guri tem que tra-balhar se o Hélio chegar com a caminhonete em casa e ele não pode estacionar, não tem como. Foram do lado trabalhar, e não foram lá, isso não sou eu que estou falando, são os guri, meus amigos Fabiano, Lucas, que a retro estava trabalhando a 100 metros e não veio, servicinho de 20 minutos empurrar com a concha um pouco de barro para fora. E levar quatro carga de cascalho. Não sei porque não fizeram o dele, se não pode fazer, ou não sei, o que aconteceu, mas né, mais uma vez agradecer a Secretaria e Executivo, fizeram meus pedidos né foi bem feito, mas o pedido de providencias não era esses últimos, um era de 10 de março e o outro vinte e pouco de março por aí. Dois pe-didos de providencias. Isso ai.