Sessão Ordinária nº 011/2020 de 13/07/2020
VOTAÇÕES
OUTROS ENCAMINHAMENTOS
PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO: Senhor Presidente, nobres colegas, pessoal que está nos assistindo, nosso abraço, e muito obrigado por estar ocupando um pouquinho do seu tempo para nos assistir. Só queria me manifestar aqui sobre a questão de parabenizar a administração municipal por ter ajudado o hospital Santo Angelo nesta guerra contra o COVID 19, mas de ante mão já quero dizer e jamais vou pedir e eu acho também que jamais nenhum governante ou algum secretário pudesse sugerir ou dizer ou receitar o que eu vou falar agora. Vocês vão me entender eu acho que com certeza, existe hoje esse comentário entre a população do uso de Ivermectina humana, isso é um remédio que é usado geralmente em pessoas mais novas, e eu acho que quem conhece propriedades rurais todo mundo usa, e é um produto barato usado em todo mundo e eu fiz uma pesquisa e até os caras que inventaram a Ivermectina em 2015 tiveram o grande prêmio nobel, então claro que a gente não pode sugerir pra Secretaria ou algum governante dizer pra eles usar, mas como eu em várias ocasiões já disse, nós não podemos só esperar tudo da prefeitura, tudo do governo, a população pode também fazer sua parte e sugerir mas não receitar, mas a decisão vai caber para cada pessoa, eu sou sincero em dizer, eu usei no final de semana e vários dias já pra pesquisar para conversar com pessoas e eu tomei a decisão baseado em muitas pesquisas que eu fiz de tomar. Se nós conseguir por exemplo, vocês viram o custo que é uma pessoa numa UTI, se nós conseguisse de 100 evitar uma já seria uma grande coisa e ainda o custo financeiro não é o maior e sim a vida da pessoa, que muitas infelizmente estão se perdendo diariamente. Outra coisa, Sr. Presidente, eu queria fazer uma proposição, não sei se tu vai colocar em votação mas eu já falei uma vez, não em forma de proposição, mas na esquina lá do Lauro Damke, falecido Lauro Damke, existe que a capoeira está invadindo bastante a valeta, um pedaço eu já pedi, eles já fizeram, mas teriam que fazer, e o Moacir deve conhecer bem ali, então a pessoa vindo pra Butiá pra divisa da Salvador realmente não enxerga nada e isso é muito provável que uma hora possa acontecer um acidente lá. Então que a Prefeitura vá lá e recue, eu já conversei com a família, aquelas capoeiras lá. Seria isso, Sr. Presidente.
SEGUNDA MANIFESTAÇÃO: Senhor Presidente, Caros Colegas e aos que nos assistem, Colega Pedro eu acho que a resposta que ele deram pra ti pra mim é meio não baseada em fatos que já ocorreram, porque eu trabalhei nas obras, trabalhei na agricultura, onde se fez muitos poços artesianos e todos são em propriedades rurais. É simples, simplesmente se faz o dono do terreno ele doa um pedacinho onde se mapeia tantos metros e doa para a prefeitura e tá resolvido o problema. Todos os poços são assim, em todas as comunidades é assim, o terreno é cedido para a prefeitura, e claro a Prefeitura não vai poder fazer sendo em nome do produtor, mas o produtor pode doar esse entorno do poço para a Prefeitura, porque todos são assim, na Butiá Inferior é assim, na Bonita é assim, em todos lugares é assim. Então não querendo aprofundar essa discussão mas eu acho que poderia ser resolvido realmente, eu não sou muito de questionar coisas que são assim não tão relevantes para o desenvolvimento do município, mas acho que deixar um trator lá realmente dava para resolver.
PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO: Senhor Presidente, Nobres Colegas, Assessora Juliane, secretária Luana, pessoal que nos assiste através do Facebook, gostaria também de parabenizar, de parabenizar a nossa população neste momento da questão da pandemia que estamos passando pelo cuidado que vem tendo e que sigamos alertas e parabenizar o executivo pelo interesse em manter a bandeira, em manter nosso comércio aberto, acho que cada um de nós precisa sim, neste momento fazer a sua parte. Outra coisa que eu queria citar aqui, pedi um tempo atrás para darem uma verificada no questão da luz pública, gostaria então que fosse pedido então um expediente lá pro secretário de obras para dar uma revisada então porque a população me passou que não foi revisada a iluminação. Outra coisa também, me desloco bastante aí pelos interiores do nosso município, e várias vezes já me chamou a atenção, mas nunca comentei, a questão do trator que fica tocando a bomba ali no poço, na descida aqui logo depois do trevo a direita indo em direção ao Taipão. Eu não sei qual é o motivo, não sei se algum colega sabe nos ajudar, até para esclarecer a população, o motivo que não acontece a ligação de luz naquele local, isso já não é de agora, isso vem de anos e se nós formos ver um trator parado com um gerador pra tocar um poço é um investimento e um maquinário que muitas vezes poderia estar sendo utilizado pra nós em alguma questão agrícola, como bem comentamos antes durante a avaliação, nosso município é extremamente agrícola e muitas pessoas necessitam serviços de máquinas e perguntam porque que parar um trator e um gerador pra tocar um poço. Então talvez se alguém souber ajudar, ou talvez na próxima sessão, o Prefeito nos passe uma resposta, pra termos uma posição para mostrar pra essas pessoas. Bastantes pessoas também comentaram sobre o valor da água, se o Prefeito puder mandar pra nós um entendimento porque que deu um pouco alterado o valor da água esse mês seria interessante pra gente falar para as pessoas, a gente não quer sair por aí divulgando algo que não é verídico então ele pode retornar pra nós uma posição quanto ao valor da água. Ou se alguém colega souber aí pra nos dizer, fico grato.
SEGUNDA MANIFESTAÇÃO: Só para complementar então, Vereador Otávio, se foi feita a leitura então neste período maior, deveria ter sido feito um cálculo, para não onerar o cidadão, ou sei lá empurrado duas leituras para frente e ser feito uma média dos meses anteriores, ou alguma coisa assim para não onerar um gasto pro nosso munícipe, talvez se isso pudesse ainda ser feito ou corrigido de alguma forma seria interessante. Só uma sugestão. Seria isso.
Senhor Presidente, nobres colegas vereadores, assessora jurídica Juliane e a Luana e demais que nos assistem, a ideia do Eugênio é interessante eu usei esse medicamento e realmente é um remédio comprovado na prevenção e auxilia no Covid 19, então conversei com o Secretário da saúde, vendo os noticiários e facebook e outros que tem prefeituras que já estão doando esses remédios que auxiliam na cura e na prevenção do Covid 19, ele disse que está vendo para comprar, só na SISMISSÕES ele não consegue adquirir, mas ele está vendo uma conta direta pra tentar distribuir para a comunidade, população aqui de São Pedro do Butiá, então é comprovado não é só uma ideia, só uma opinião, e realmente muito grata essa ideia e interesse do nosso secretário da nossa prefeitura para fornecer esse remédio. Realmente da água também já vi isso aí, do trator funcionando lá, mas eu não tive, conversando com o Dirceu pra ver isso daí. E sobre a cobrança de água deu uns excessos nas cobranças porque a leitura foi feita em 45 dias, um intervalo muito grande, então não sei também bem certo, até podemos ver isso daí. Mas as pessoas que me consultaram assim no dia a dia eu sempre falei ó deu um intervalo de 45 dias de leitura por isso que deu um excesso na conta da água. Então qualquer dúvida eles podem vir aqui vai ser conversado para tentar um acordo da melhor forma possível para a Prefeitura e para as munícipes.
Só para ajudar o colega Vereador Douglas sobre a questão da água, desse trator, eu já me informei sobre essa questão, e parece que a RGE não vai instalar luz lá porque é uma propriedade que a prefeitura precisaria fazer uma desapropriação lá daquela área para eles fazer a ligação da energia elétrica pra colocar o motor elétrico, bomba elétrica lá. Por isso que está sendo auxiliado, eu já me informei porque eu também vi isso aí, mas já faz um certo tempo eu não sei a tantas hoje estão tratando de resolver isso daí. E na emergência eu acho que este poço é só usado para auxiliar, pois teve seca e a água estava escassa e não é assim colocar uma bomba na conta da prefeitura, sendo na propriedade de outras pessoas. Que a prefeitura para colocar uma bomba, para ela mesma arcar com os custos e tudo tem que ser legal, então eles não conseguem fazer isso numa propriedade tem que ter a matrícula e tudo para fazer isso daí. Se estão resolvendo a questão não sei, mas foi o que me informaram aquela vez. E sobre a questão da Covid 19 eu também acho interessante o uso da Ivermectina mas eu acho que a secretaria deveria trabalhar muito na questão da imunidade e nessa questão eu já ouvi entrevista de médicos dizendo que a vitamina D é essencial, teve um médico que ele garantiu que se a vitamina D está acima de 60% que a pessoa não precisa ter medo que ele iria aguentar tranquilamente e de repente não sei se teria condições de dar um incentivo para as pessoas fazer exames, para ver como está cada pessoa, então seria uma coisa mais legal, porque a Ivermectina eles não tem comprovação e até daí fica mais difícil eles fazer as coisas como deveria ser. Eu também sei que a região de Porto Alegre tem municípios que distribuíram. Seria isso.
Caro Colega Presidente e demais Vereadores, nossa assessoria que está nos acompanhando e o pessoal que está nos seus lares nos acompanhando via nossa live aqui da casa. Referente primeira as contas de água, vereador Douglas, justamente por causa do trator que tá hoje rolando nosso gerador lá pra fazer funcionar a bomba de água, na causalidade na quinta-feira, quarta ou quinta-feira de manhã, se não me falhe a memória, eu estive com o secretário Miguel quando ele mostrou pra mim o e-mail que ele estava mandando pro Rafael da RGE, ele mostrou pra mim o e-mail que ele estava enviando pelo terceiro mês seguido cobrando o porque não da ligação de luz que toda documentação exigida pela RGE já está a 3 meses em poder deles e eu li a resposta deles, que vai analisar e fazer o mais breve possível é a resposta que eles estão dando em consequência o outro poço furado ali no Taipão, no Lauri Heck que é com a Cermissões em duas semanas estava concretizado. Então dá pra ver que não é negligencia da nossa administração, de maneira alguma eu estou aqui para defender A ou B mas eu vi com meus próprios olhos quando ele mostrou o e-mail pra mim. Quanto a questão da água Vereador Douglas é outra coisa que ele me comentou, que vai ter reclamações por causa do atraso das leituras de agua, não posso afirmar aqui qual é o motivo, o porquê que ocorreu o atraso da leitura que provocou um aumento razoável nas contas de água de cada usuário. Mas a questão do trator estar lá tocando o gerador é uma saída, ou põem o trator e faz funcionar para não faltar água ou não vai ter água. Mas podem ter certeza, podem ficar tranquilos, que foi encaminhado há mais de três meses e a RGE não está instalando o ponto de luz que a Prefeitura está requerendo. Seria isso, Presidente.
Colocou em votação a proposição do Vereador Eugênio feita verbalmente nessa sessão para a Secretaria de Obras, a qual foi aprovada por unanimidade.