Sessão Ordinária nº 011/2025 de 09/06/2025
VOTAÇÕES
OUTROS ENCAMINHAMENTOS
Saúdo o senhor presidente, o vereador Moacir, os demais colegas vereadores, o assessor Ângelo Felipe, o Adriel, e o nosso secretário Jean. Quero expressar minha gratidão pela oportunidade que esta Casa Legislativa me deu ao permitir minha participação, entre os dias 28 e 30 de maio, em Porto Alegre, no 28º Encontro Missioneiro de Vereadores e Servidores Para mim, vereadora de primeira legislatura, esse encontro foi de grande valia. Foram muitos aprendizados. Tivemos a oportunidade de assistir a palestras e falas de grandes painelistas, como secretários estaduais do governo Eduardo Leite. Durante o evento, também foi elaborada a Carta das Missões, com reivindicações dos municípios e pleitos direcionados à região das Missões, que foi entregue ao nosso governador no último dia do encontro. Tivemos, ainda, a oportunidade de conversar com assessores de deputados, firmando parcerias e realizando visitas aos gabinetes parlamentares. Sem contar a valiosa troca de experiências com vereadores de outros municípios. Particularmente, para mim, foi um encontro de muito aprendizado. Agradeço à Câmara de Vereadores por ter permitido minha participação nesse evento e, com certeza, estarei presente em outros encontros promovidos pela ALM. Também quero parabenizar a diretoria da Associação dos Legislativos Municipais da AMM pela realização e pela excelente organização do evento. Seria isso.
Senhor presidente, nobres colegas, Adriel que está fazendo a transmissão, auxiliar Jean e Ângelo, assessor jurídico da nossa Casa. Gostaria de me manifestar a respeito de uma boa notícia para a nossa comunidade aqui do município de São Pedro do Butiá. Mais uma vez, fui feliz nas conversas com o deputado Marcon. Hoje, foi anunciado — agora oficialmente com o projeto vindo para esta Casa — a construção do centro de recreação na Vila Butiá Inferior. Há pouco tempo, também chegou à nossa prefeitura um carro destinado à Secretaria da Agricultura. E, durante a semana passada, recebi a visita do deputado, ocasião em que foi feito o anúncio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, na modalidade de transferência especial para o nosso município. São mais duzentos mil reais que entram diretamente nos cofres públicos — como mencionei, por transferência especial — o que significa que o valor entra como recurso livre para custeio ou investimentos. Juntamente com o prefeito Narciso, quando trouxemos essa verba ao município, conversamos e decidimos que esses recursos serão utilizados em obras no interior, mais especificamente na Linha Bonita, naquele trajeto da estrada antiga, na parte de baixo do ferro-velho, no sentido de Salvador das Missões. Vale destacar que o recurso não vem com destinação específica para essa obra, mas, por entrar como valor livre no caixa da prefeitura, o prefeito vai destinar uma verba interna para que a obra seja realizada. Fico muito agradecido ao deputado, que sempre tem olhado com bons olhos para o nosso município. E, como a colega Adriana comentou há pouco, em nossas idas a Porto Alegre ou Brasília, buscamos aproveitar esses momentos para o diálogo político e para viabilizar recursos que contribuam com o desenvolvimento do nosso município. Seria isso.
Senhor presidente, nobres colegas, assessoria da Casa, e em especial ao povo que está nos escutando. Senhor presidente, acredito que a maioria dos colegas viu nas redes sociais que, na semana retrasada, tivemos a visita do deputado Bohn Gass. Conseguimos articular um recurso de R$ 400 mil, que já está na conta da prefeitura. O deputado veio pessoalmente, e tivemos uma conversa no gabinete do prefeito. Esse recurso será investido em infraestrutura para o nosso município, mais especificamente no interior. Combinamos, junto ao deputado, aos colegas vereadores e ao prefeito, que parte desse valor será destinado à Linha Bonita Norte e à Linha Santa Terezinha. O prefeito nos recebeu muito bem e se colocou à disposição, inclusive com a estrutura da prefeitura — com os maquinários — para realizar os serviços de terraplanagem, ou, se for o caso, até para execução de asfalto, dependendo da necessidade. Foi um encontro muito bom, muito proveitoso, entre nós vereadores, o deputado e o prefeito. Acredito que a municipalidade só tem a ganhar com isso. E mais: acredito que somos um município diferente. Aqui, depois da eleição, praticamente não existe oposição ou situação. Todos estão com a mente voltada para o que realmente importa: o nosso município. A prova disso está aqui: o colega Douglas anunciando emenda, eu também anunciando emenda vinda dos nossos deputados. É assim que se constrói o crescimento de São Pedro do Butiá — um crescimento diferenciado, graças à sua gente. Seria isso, senhor presidente.
Senhor presidente, nobres colegas, assessoria desta Casa, e também o pessoal que nos acompanha de casa. No nosso último mandato, inclusive os vereadores que fizeram parte da legislatura vão se recordar, nós tivemos um abaixo-assinado de várias câmaras da região noroeste, com uma adesão muito grande, referente ao problema que tínhamos na nossa conhecida — e infelizmente famosa — curva da cebola. Esse abaixo-assinado foi sobre um projeto que fosse encaminhado à Secretaria do Turismo do Estado para, em seguida, ser enviado ao Denit. E como todos podem verificar hoje, inclusive nas páginas de transparência, esse problema consta como sanado, pois foi realizado um serviço com redutores de velocidade na curva da cebola, tanto no sentido de ida quanto no sentido de volta. Mas, como todo mundo sabe, é um problema que, entre aspas, foi sanado, mas que na prática não resolveu nada. Conversando, nas últimas semanas, com alguns deputados de vários partidos, e também com o chefe da pasta — Ronaldo, salvo engano, acho que é Ronaldo Negrino ou algo assim — nosso chefe da Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul, que tem um contato muito grande com o Denit, vamos mais uma vez entrar em tratativas junto às câmaras municipais da nossa região para trabalhar novamente essa questão. Como já era de interesse de todos nós aqui na Câmara de São Pedro do Butiá, assim como de todas as câmaras da região, queremos a instalação de um pardal, um redutor de velocidade eletrônico, tanto no sentido oeste quanto no sentido leste, para que o redutor de velocidade seja respeitado, garantindo o bem-estar de todos. Isso porque já aconteceram tantos acidentes nessa curva, muitas pessoas perderam suas vidas, famílias e amigos foram atingidos, e é inadmissível que esse problema, tão grave, seja dado como sanado pelo Denit, quando na verdade apenas foram instaladas algumas placas e redutores de velocidade que não resolvem nada. Quero expressar uma satisfação muito grande e agradecer os deputados com quem conversamos: o deputado Sanderson, o Covatti, o deputado Elvino Bohn Gass do PT, deputados do PL e do PP. Também contamos com o apoio do Osmar Terra, que nos deu aporte para começar, mais uma vez, essa tratativa, que não é benéfica só para São Pedro do Butiá, mas para toda a região. Muito em breve, deverá chegar à nossa Casa um novo abaixo-assinado para que possamos agregar o máximo de câmaras municipais possíveis, fortalecendo nossa voz junto ao Denit, para que esse problema seja definitivamente sanado. Seria isso, senhor presidente.